Sérgio Toledo

PTJ E PTQ

Sérgio Toledo 31 de julho de 2023

Assim chamamos as cirurgias do joelho e do quadril com prótese total.
Gono artrose e coxo artrose. Artrose do joelho e artrose do quadril. Quando as cartilagens que envolvem as referidas articulações (juntas no popular), são danificadas ao extremo. Várias razões para acontecer o desgaste.

Aumento de peso. Excesso de atividade física. Alinhamento indevido dos joelhos e quadris. Cirurgias como as de retirada total dos meniscos, do labrum acetabular. Tabagismo. Alcoolismo. Uso de determinados medicamentos. Trabalho com produtos que possuem em suas fórmulas chumbo. Etc.

A prótese total do quadril é bem mais antiga tendo mais de cinquenta anos de evolução com melhoria dos materiais e de técnicas cirúrgicas.

Já a prótese total do joelho é mais recente e apesar de ter melhorado muito na última década ainda vem sendo aprimorada pois a articulação “gono” como é chamada tem seus “melindres”.

Quando da minha passagem pelo HC da USP. Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o professo Flávio Pires de Camargo já realizava com bastante eficiência a cirurgia de prótese total do quadril. Usava na época a prótese de Chanrley. Cimentada. Já o Ortopedista do Hospital Albert Einstein, Isaac Murachovsky, a quem tive o prazer de auxiliar, usava a prótese total de Chivas, articulada e sem cimento.

Hoje existem várias próteses e de vários fabricantes, que os ortopedistas, Hilton Barros e Gustavo Bárbara, tão bem utilizam.

Os cuidados com o pós-operatório são deveras importantes. Muitos ortopedistas não gostam de operar tabagistas. Alcoólatras também não são bem-vindos para tal tipo de cirurgia. Os cuidados com TVP – trombose venosa profunda – são condição primordial para evitar êxito letal.