Roberto Baia
De olho em Igaci
O ex-deputado estadual Edval Vieira Gaia Filho (PP) estava cotadíssimo para disputar a sucessão do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar. Ao que parece, estava. De acordo com correligionários de Gaia, ele deve mesmo disputar a sucessão municipal da cidade de Igaci, no Agreste alagoano e onde possui residência e domicílio eleitoral.
Oposição ao prefeito
De acordo com informações, Edval Gaia poderá ser oposição ao prefeito Petrúcio Barbosa (PTB) que busca reeleição no pleito de 2024. O nome do ex-deputado circula na cidade como o pré-candidato que contará com todo apoio dos opositores do prefeito Petrúcio Barbosa. Vale ressaltar que esta não seria a primeira vez que Val Gaia, como é mais conhecido na região, enfrenta Petrúcio Barbosa nas urnas.
Foi eleito
Em 2020, na última eleição municipal, Petrúcio Barbosa venceu Val Gaia nas urnas. Ele foi eleito com 8.099 votos, enquanto Val Gaia conquistou 5.474 votos, o equivalente a 39,67% do total.
Vale lembrar que o agropecuarista Petrúcio Barbosa (PTB) já está comandando a Prefeitura pela quarta vez. Em 2020, Petrúcio fez parte da oposição ao então prefeito Oliveiro Torres Piancó (PP), que apoiava Val Gaia.
Alerta importante
A morte repentina de um professor de Literatura de Arapiraca acendeu um alerta sobre a importância da vacinação para combater as síndromes gripais. José Ferreira Leandro faleceu no último domingo, 7, após 22 dias internado. Ele deu entrada no Hospital do Agreste no dia 15 de abril e foi diagnosticado com Influenza do tipo A.
O professor já lidava com a asma e se vacinava em todas as campanhas vacinais contra a gripe, contudo neste ano, a doença veio primeiro. Até agora, com um mês de campanha contra a influenza, Arapiraca vacinou 35% do público alvo.
A meta é de 90% e se estende até o dia 31 de maio.
Querido por todos
Leandro dava aulas em diversas escolas de Arapiraca e Limoeiro de Anadia e estava no Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura, da Uneal. Alunos, ex-alunos, colegas de trabalho e de aula ressaltaram as qualidades e lembranças em sala de aula nas redes sociais.
“Descanse em paz, querido professor Leandro. Você marcou a minha vida e a de tantos outros. Há pouco uma aluna lembrou de quando você recitava Camões pra gente e foi como ouvir de novo, na sua voz. Não tinha enredo de livro que não ficasse bom quando você contava a história pra nós. Que Deus conforte sua família. Vai em paz!”, escreveu uma ex-aluna.
Lições de vida
Em postagem, uma turma de terceiro ano que Leandro foi padrinho relembrou as lições de vida dadas por ele. “A vida é curta demais para perder sequer um segundo e demasiadamente valiosa para não ser aproveitada a todo custo. Foi isso que esse exímio professor nos ensinou em vida, e lutaremos para defender e honrar tudo aquilo que foi implantado em nossos corações através de cada palavra proferida por ele. O tempo passa, entretanto, a única coisa que nunca passará é a lembrança de todos os bons momentos vividos, do olhar, sorriso, abraço, toque, e cada pedaço de sentimento. Lamentamos por essa perda tão dolorosa e nos agarramos ao fio de esperança de que esteja dançando no céu, cantando no coral juntos com os anjos. Agora, seus dias estão repletos de paz e alegria, amor e luz. O vazio fica em nosso peito, mas será preenchido por seu legado e todas as suas memórias. Aprendemos a honrá-lo em vida e levaremos essa honra no peito até depois de sua morte. Nós te amamos!”, relembram os alunos. (Com Lysanne Ferro).
Ação contra Casal
O Ministério Público de Alagoas ingressou com uma ação civil pública contra a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Agreste Saneamento por conta de problemas no abastecimento de água em Arapiraca nos meses de fevereiro e março de 2023. Na ação, o MP solicita à Justiça indenização por danos morais e materiais individuais e por danos morais coletivos.
Sem êxito
De acordo com o promotor de Justiça Thiago Chacon, o MP tentou procedimentos extrajudiciais para a solução do problema, desde a realização de audiência conciliatória com a participação de órgãos de proteção e representantes comunitários, até a emissão de uma recomendação para que o valor das faturas fosse reduzido, já que o serviço não foi efetivamente prestado. Porém, não obteve êxito, o que motivou a ação.
Indenização
Nela, o MP solicita à Justiça que a Casal e a Agreste Saneamento sejam condenadas a indenizar e compensar os consumidores lesados a título de danos morais e materiais individuais no valor mínimo global de R$ 500 mil. Cada consumidor será indenizado a partir da dimensão do dano que tenha sofrido, algo que será estabelecido posteriormente.
... A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca está multiplicando as ações neste Maio Amarelo de segurança no trânsito.
... Reconhecida como referência em Alagoas, a instituição tem recebido visitas técnicas de outras instituições e também tem colaborado com atividades de segurança viária em outros municípios.
... Na manhã de ontem, os trabalhos educativos foram realizados na escola José Tavares, em Arapiraca, e acompanhados de perto por integrantes da SMTT de Pilar.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.