Bartpapo com Geraldo Câmara

ERROS MÉDICOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 28 de abril de 2023

Pense numa profissão bonita, importantíssima e você encontra médicos e médicas que deveriam sempre ser os grandes guardiões da vida, os mais abnegados de todos os profissionais, os mais atentos, os mais, os mais, os mais...Infelizmente, no entanto, ainda bem que com poucas exceções ficamos sabendo de fatos que desonram o exercício da medicina por serem praticados de maneira errônea por alguns daqueles profissionais. Sejam os que cometem erros éticos, como é o caso de fatos que estamos vendo ultimamente em que médicos fazem importunações sexuais em clientes, muitas vezes em estado de passividade, sejam os que são éticos, mas cometem erros de atitudes profissionais que às vezes levam pacientes a problemas por toda uma vida ou até mesmo a óbitos.

Semana passada a mídia se ocupou em mostrar uma paciente que chegou a um hospital com um problema de fratura em um dos tornozelos. Por mais simples que possa parecer até que pode não ser e merecer toda a atenção do médico que a atendeu em método de urgência. O fato é que, com análise ou sem análise, com apreciação de outros ou não, a decisão do tal médico foi amputar a perna da paciente, sem que nem pra que, deixando claro que a atitude tomada foi um erro crasso na sua importante especialidade. Ora gente, isto é um horror inaceitável. Relaxamento, incompetência, tudo junto, numa soma de irresponsabilidade que beira o crime. E o é. Um erro capaz de comprometer todo um hospital, todo um conjunto de médicos e médicas que por ali labutam e que, naturalmente, pela imbecilidade de um ficam apontados também e marcados por muito tempo.

E aí nos lembramos dos horrores praticados por aquele médico que atendia em seu consultório e, não sei como, levava suas clientes a praticarem atos libidinosos e a ficarem caladas com vergonha ou coisa que o valha. E, se mudarmos um pouco, vamos encontrar notícias de dentistas que, também acobertados pela profissão praticam abusos e importunações sexuais completamente incoerentes com o exercício de suas funções.

Se formos enumerar o total de casos que seguem por aí afora com erros profissionais e erros éticos acho que conseguiríamos escrever um livro. Mas o ponto que queremos abordar agora é o de que defendemos, sobretudo para a parte profissional, prestação de provas para obtenção do CRM, a exemplo do que ocorre com os advogados em relação à OAB. E vou mais: a obtenção da licença médica para trabalhar não isentaria o profissional de revisões periódicas sobretudo no que diz respeito a exames de ordem psicológica e psiquiátrica. Não podemos esquecer que são seres humanos que estão entregando suas vidas a esses importantíssimos profissionais e também o fato de que o inocente não pode pagar pelo pecador. Os profissionais da área que estão em desacordo com com os princípios da profissão são em número muito reduzido, mas criam desconfiança, o que não é saudável. Vejam, por exemplo, os inúmeros casos que acontecem nas cirurgias plásticas por inabilidade de alguns cirurgiões que não estavam formados para tal. Nas aberrações que vemos, nas mutilações a que são expostos alguns pacientes que, ingenuamente entregam-se às mãos desses cirurgiões sabemos lá de que formação.

Acho que o assunto merece reflexões de todos os setores da vida, inclusive do setor político e acho que o rigor deve acontecer, sim. Os Conselhos federais e regionais precisam ficar profundamente mais atentos na concessão e revisão dos Certificados porque são as vidas humanas que estão em jogo. E os erros podem acontecer porque são exatamente humanos, Mas a displicência não. Vem aí o programa “Mais médicos” novamente. Que seleção é feita? De que maneira são avaliados? Perguntas que ficam e que merecem respostas. O povo espera.

FOTONOTAS


PAULO BEZERRA – Quem não conhece Paulo Bezerra não sabe o que é a deliciosa mistura de responsabilidade com verve, com bom humor, com saber viver. Paulo e sua Ruth sabem viver, viajar, explorar outros mundos, voar de balão na Turquia, vasculhar os maravilhosos carros antigos em Cuba, navegar em Xochimilco no México ao som dos “mariaches” e ainda querer atravessar o Canal do Panamá. Brincadeiras à parte, o Diretor da Vigilância Sanitária do estado de Alagoas, sem dúvida é de uma competência e de uma responsabilidade a toda prova, o que provoca a mistura da seriedade com a fantasia da realidade. Uma fórmula perfeita para um ser humano.


 LEONARDO JUNIOR
– Este meu amigo com um A mais do que maiúsculo é fantástico como gente, como profissional e empresário que é, mas sobretudo como o amigo de todas as horas, o amigo com quem você contará sempre que precisar de um ombro. Leonardo e sua Cristina já passaram pelo “glamour” dos bailes a fantasia do saudoso “Vermelho e Preto” quando ele, Leonardo era o presidente daquele clube. Anos e anos de muita alegria que fizeram com que até hoje se pergunte “o que houve com o Vermelho e Preto? Nada, Apenas uma fase que passou e deixou gloriosos e memoráveis dias para que nos lembrássemos sempre da passagem de Júnior por ali. Um abraço, querido amigo.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Pessoas que vociferam no lugar das palavras normalmente escondem no ato suas próprias culpas.

ALERTAS DO DIA


* Há que se ficar alerta realmente com essa questão de casas ou apartamentos que são doados pelo governo ou mesmo financiadas a preço e juros baixo, visando, claro, o pessoal de baixa renda que precisa realmente. No entanto, como em todo grupo existe o malandro, existe o que acha que todo mundo é “trouxa” e só ele é o sabido. Esses estão vendendo o imóvel depois de um curto espaço de tempo e o comprador, coitado, desavisado, não sabe que isto só pode acontecer depois de 10 anos e com o consentimento da Caixa, por exemplo. Claro que o problema se agrava e quem sai perdendo é sempre o que caiu de boa fé no golpe do “vivo”.

* Sabem, o perigo que hoje as motos estão causando no trânsito das grandes cidades? Uma coisa difícil de controlar porque eles saem de todos os lados com o risco de criarem os maiores acidentes. Volta e meia um fica no asfalto e perde a vida inconsequentemente. Pois o mesmo com menores proporções está acontecendo com os chamados “moto esqui”. Começam a criar grandes problemas para banhistas e para outras embarcações com suas reviravoltas e passagens “de fino” provocando acidentes, muitas vezes fatais. Há que se ter muito cuidado com eles e a Capitania dos Portos deve acelerar a vigilância e as punições.

* Muito se fala na revitalização do Jaraguá. Desde que aqui cheguei em 1997 que o assunto é levantado e tentativas são feitas de quase todas as maneiras. Só não se entendeu ainda que a revitalização de um bairro passa pela moradia. É preciso que haja gente morando para que a vida aconteça naquele logradouro. No caso do Jaraguá enxergo um projeto de incentivo para que aqueles maravilhosos armazéns de açúcar, hoje parados sejam transformados em “lofts” a exemplo do que aconteceu em Buenos Aires e em Nova York, criando vida e movimento. Aí sim, o comércio floresce, o turismo cresce e a renovação acontece.

* Alerta para o fato de que o governo do estado, Ministério Público e outros estão em cima da Braskem sob todos os ângulos para que os prejudicados pelo desastre provocado por aquela empresa sejam ressarcidos corretamente. Inclusive, quase houve o bloqueio de um bilhão de reais que foi transformado em seguro no mesmo valor. Importante é ver até que ponto vão acontecer revisões até mesmo dos que já receberam porque sabemos que existem vários injustiçados na maneira como aconteceram essas indenizações. Olho aberto é importante agora.

POR AÍ AFORA


# Na viagem a Portugal o presidente Lula abrandou as críticas à Ucrânia e conseguiu realizar uma série de acordos e sair de lá para a Espanha com a imagem em alta. Os portugueses estavam prontos para essa visita e foram extremamente diplomáticos deixando entrever a posição, enquanto europeus para que as coisas ficassem bastante claras. Devo até deixar explícito que essas viagens do presidente são muito boas e frutíferas para o país que estava absolutamente desenquadrado de grandes relações internacionais. Portanto, essa verdadeira excursão só pode somar, principalmente se a diplomacia organizar bem os assuntos e os encontros.

# A propósito, em Portugal, no magnífico Palácio de Queluz, o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda recebeu o honradíssimo Prêmio Camões. Em seu discurso com os agradecimentos Chico falou sobre a importância do prêmio que estava guardado há quatro anos por conta de o Presidente Bolsonaro não ter dado continuação ao processo com sua assinatura. E, foi então que Chico provocou risadas dizendo textualmente: “Agradeço a fineza do ex-presidente por não ter sujado o diploma deste prêmio deixando assim que fosse assinado pelo presidente Lula”. Que vexame! Para o ex, claro!

# De acordo com o Ministério do Interior o número de quase todos os crimes e delitos registrados pelas forças de segurança na França aumentou em 2022 em relação ao ano anterior. O número de vítimas de violência doméstica (+17%) e violência sexual (+11%) está entre os aumentos mais significativos, segundo dados do ministério que constituem um “primeiro instantâneo” dos atos cometidos no ano passado. Os aumentos do número de vítimas de homicídios registados agressões e agressões intencionais, violência sexual e burlas “continuam os observados antes da crise sanitária.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399