Edmilson Teixeira

Retornando

Edmilson Teixeira 28 de março de 2023

O Iteral promoverá a 21ª Feira Agrária do Crédito Fundiário. Criado em 2017 pelo órgão, o evento tem como objetivo contribuir para a valorização do trabalho das famílias camponesas e no escoamento da produção. A feira volta a ocorrer depois do período pandêmico e conta com a parceria do Governo de Alagoas e de Prefeituras. O projeto busca ligar os agricultores e agricultoras direto ao consumidor, reafirmando o compromisso de motivar e mostrar a esses trabalhadores que é possível comercializar os produtos e gerar renda.

Retornando II


Para tanto, foi que na quinta e sexta da semana passada, a gerente Executiva de Povos Tradicionais e Direitos Humanos, Leone Silva, esteve nos municípios de Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros e Batalha para dialogar sobre a realização da feira agrária nessas cidades que contará com sua primeira edição.

Igreja Nova


No último sábado a secretária da Agricultura de AL, Carla Dantas, prestigiou o encerramento do 3º Torneio Leiteiro & Feira de Negócios do Povoado Jenipapo, no município de Igreja Nova. A competição mostrou a capacidade produtiva do município, com a participação de 12 pequenos produtores de leite do povoado Jenipapo. A comunidade é atendida pela assistência técnica da Emater e conseguiu crescer a produção de leite de 800 litros/dia, chegando até 1.300 litros/dia.

Igreja Nova II


“Fico muito satisfeita com os resultados. A gente fica vendo como é importante a assistência técnica presente, fazendo o acompanhamento da qualidade na produção e os cuidados na alimentação. Mas também é importante que os produtores trabalhem com afinco e em cooperação. O torneio acaba sendo uma oportunidade de mostrar o quanto está crescendo a produção e quanto ainda pode crescer”, afirma a secretária Carla Dantas.

Igaci


O governo de Alagoas passa a contemplar mais um município alagoano com projetos de urbanização, pavimentação asfáltica e áreas de lazer e convivência social, por intermédio do Programa de Ponta a Ponta. A comunidade beneficiada será a Lagoa do Capim, além de outros povoados de Igaci. Com recursos do Tesouro Estadual, o investimento para a implantação das melhorias na comunidade é da ordem de R$ 19,8 milhões, com 10 quilômetros de pavimentação asfáltica, ligando a BR 316 ao município.

Santana do Mundaú

Com o advento da Semana Santa, foi que a Secretaria Municipal de Assistência Social ofertou, entre terça e quinta da semana passada, um curso de produção de ovos de Páscoa. Com treinamento e técnicas de manipulação em chocolate, ministrado pelo confeiteiro e professor Henrique Cardoso; 60 participantes, divididos em duas turmas, receberam certificados, barras de chocolate e os ovos produzidos durante os dias de aprendizagem.

Santana do Mundaú


A primeira-dama, Katherine Farias, destacou a importância da iniciativa para incentivar a geração de renda e desenvolvimento de novas habilidades. “Essa ação já se tornou tradição no período em que antecede a Páscoa. Além da aprendizagem, os participantes descobrem novas habilidades, além, claro, de ser uma excelente oportunidade de geração de renda para suas famílias. Parabenizo a todos os alunos pela dedicação e empenho; e à equipe da Assistência Social, que através da coordenação da secretária Lara Cavalcante, deu um show de organização”, disse.

Porto Calvo


Cerca de 150 mulheres agricultoras dos Assentamentos Boa União, Conceição, Coqueiro Seco, Bom Retiro e Maciape participaram do evento em alusão ao mês das mulheres. A festa aconteceu na quinta-feira da semana passada, no Ginásio Benedito Tenório, no Assentamento Maciape, apoiado pela Prefeitura e Sebrae. O encontro teve como objetivo valorizar e enaltecer a força da mulher no campo. Além de proporcionar uma tarde de muito conhecimento com palestras, brincadeiras e sorteios.

Penedo


Penedo recebe no próximo dia 11 de abril a 19ª Mostra Alagoana de Dança, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult. As inscrições para o edital de seleção estão abertas até o dia 11 de abril e podem ser realizadas de forma virtual, no portal cuca.al.gov.br. Os interessados também podem fazer pelos Correios ou presencialmente, em Maceió, na sede Secult. As inscrições são gratuitas e cada grupo, artista ou companhia poderá inscrever até duas coreografias.

Joaquim Gomes


Nesta sexta-feira última teve início o V Estudos Cooperados, realizado pelo Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas – CLIND, na Aldeia Wassu Cocal. Com o tema: “Uso e Gestão dos Recursos Naturais”, o evento reuniu coordenadores do CLIND, lideranças indígenas, autoridades municipais, além dos 67 alunos do curso.

Joaquim Gomes II


A abertura foi marcada por muita emoção, os alunos tanto do curso de Letras, como de Pedagogia, fizeram parte da abertura com a dança do toré, em seguida acompanharam toda programação, que culminou na palestra ministrada por Igor Herbet do Vale Freitas, que trouxe o tema: “Projetos Produtivos em território indígena de Alagoas”.