Bartpapo com Geraldo Câmara

BUSCANDO SOLUÇÕES

Bartpapo com Geraldo Câmara 24 de março de 2023

As relações conflituosas nunca são as melhores. A experiência nos indica sempre que a conversa ao invés da briga sempre será melhor nas relações sejam elas de caráter institucional, comercial ou pessoal. A abertura para o clássico “acordo” é o princípio da inteligência que deve gerir as relações humanas, seja no trabalho, na vida pessoal ou até mesmo em responsabilidades que estejam diretamente ligadas a decisões de ordem coletiva. No entanto, não sei se do ser humano ou não, normalmente a atração pelas demandas, pelas brigas, pelas discussões acabam por serem muito mais visíveis do que as que levam a conciliações e, obviamente a melhores caminhos na vida.

No que diz respeito a relações puramente pessoais, as coisas parecem que começam no berço, no seio das famílias, algumas profundamente inseridas no contexto da paz, outras visivelmente carregadas de sentimentos que levam a revoltas, muitas vezes sem propósito e daí a uma belicosidade familiar profundamente desgastante. Isto se deve a reações assistidas durante a infância que vão num crescendo, que resultam em separações litigiosas e que acabam por manchar visivelmente o contexto familiar e a criação de meninos e meninas que entram vida afora com aquelas máculas que se transformam com o tempo também em comportamentos não muito apropriados. Daí para a disseminação durante a vida daqueles exemplos fixados na mente não custa muito e os atos bons ou ruins acabam sendo também seus próprios atos, ou melhor, seus impróprios atos perante a vida.

O ser humano parece ter se acostumado, em alguns casos, mais à guerra do que à paz. Resultados de exemplos, de relatos, de machismos exagerados, o fato é que psicologicamente o fato existe e é preciso ser tratado à luz da própria psicologia, mas sobretudo à luz dos bons e produtivos exemplos em que a pacificidade é maior do que a batalha sem lucros. Então, buscar transformar atitudes, criar um poder de análise maior do que suas próprias reações negativas é um caminho que deve evitar curvas e atalhos e chegar ao ponto final com sucesso. Digo isto, pensando no respirar três vezes, no pensar antes de agir, em pequenas fórmulas que buscam o poder da conciliação.

Conciliação. Bela palavra, bela ação que em boa hora foi encontrada pela própria justiça e que quando praticada mostra exatamente a busca de soluções para o impasse entre partes que, se na hora da aflição não conseguiram o intento, sob a tranquilidade de um ambiente favorável podem perfeitamente conciliar e encontrar soluções para o que pensavam não ter. Mas é neste momento que deixamos de lado os comentários sobre os desacertos de lados opostos e nos colocamos frente com o espelho buscando onde estamos irritados e descontentes com nós mesmos. Onde está residindo a causa do nosso sentimento de perda ou de derrota mesmo e que pode vir de qualquer coisa. De dentro do coração ferido, de amizades não reconhecidas, de dívidas contraídas, de tudo. E aí não pensamos, não temos o poder do discernimento, da busca pelas soluções. Normalmente nos desesperamos, ficamos cegos, não temos equilíbrio suficiente para enfrentarmos o problema. E seja qual for sempre permite o enfrentamento. Sincero, pacífico, buscando o que mais desejamos naquele momento que é a solução.

A vida é curiosa porque em determinados momentos de fraqueza ou mesmo de desânimo diante das agruras da vida nos vemos sem forças para enfrentá-los e não encontramos ninguém que nos possa mostrar a luz. É porque, possivelmente, a luz esteja em você próprio e na maneira como encare o problema que vive, procurando o caminho, o meio, a saída com suas próprias forças. O fato é que, tenham a certeza, somos muito mais fortes do que pensamos e se resolvermos que os nossos problemas são passíveis de soluções, buscando-as, conciliando, lutando, sem dúvida, chegaremos lá.

FOTONOTAS


LUIZA BARREIROS
– Conheci Luiza, jornalista, no antigo e extinto O Jornal ainda no tempo de Luiz Carlos Barreto. Como jornalista sempre foi muito apurada no que fazia e o fazia com amor, assim diziam seus colegas que ainda estão por aí até hoje. Depois, o mundo vai separando as pessoas e tive pouco contato com ela. Surpreso quando a vi noticiada no primeiro escalão do governador Paulo Dantas e com a importantíssima secretaria de governo. Mas sem surpresas ao saber de sua competência para a função, uma vez que Luiza sempre foi profundamente dedicada ao que faz. Nossos desejos de que, principalmente como mulher suba mais e mais degraus.



CAROL BALBINO
– Carol é mais uma novidade pública que surgiu com a ascensão de Paulo Dantas e que, na primeira gestão ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Por conta disso a entrevistei algumas vezes no rádio e na TV e pude constatar sua competência na área, o que ficou comprovado no segundo governo de Paulo quando ele desmembrou a secretaria e a convidou para continuar à frente do Desenvolvimento Econômico de Alagoas. Pessoa hipersimpática, afável, competente e equilibrada no que diz Carol, sem dúvida alguma continuará sendo dessas mulheres que estão orgulhando o nosso estado.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Não brigue sem dar margem a uma boa conversa. Os melhores acordos da vida são realizados conversando, nunca brigando.

ALERTAS DO DIA


* Impressionante como estamos sempre à mercê de alguma coisa que persiste há anos e que incomoda enquanto sociedade. Um desses é essa questão dos presídios chamados de “segurança máxima” e que mostram que são mesmo de segurança mínima. Como se pode aceitar que, de dentro de um desses presídios, facções criminosas e de alta periculosidade comandem espetáculos criminosos do jeito que querem, funcionando exatamente como “altos comandos” e praticamente na frente de tantos quantos se julguem guardiões desses criminosos. Isto está se tornando uma piada de mau gosto e que está trazendo perigos incríveis para as populações ordeiras e pacíficas.

* A nota acima se deve, naturalmente, aos fatos que estão ocorrendo no estado do Rio Grande do Norte e que estão deixando em polvorosa toda uma população, inteiramente passiva diante de monstruosidades que estão sendo praticadas à luz do dia e por ordem e graça dessas facções confortavelmente instaladas no presídio. Usando celulares e outros tipos de comunicação, inclusive o dos “pombos-correio” que nada mais são do que gente que deveria guardar a ordem por ali e que acaba por compactuar com os dirigentes do crime. O problema é muito antigo, entra governo e sai governo e ninguém sabe, ninguém viu. Tenham paciência, mas é chegada a hora do “basta”.

* Alerta para a atuação perfeita do Procon que vem acontecendo em todo o estado de Alagoas, principalmente no que diz respeito a diminuição da inadimplência que tira gente do mercado consumidor. A negativação do nome e o problema acabou por sugerir a criação de “feirões conciliatórios” comandados pelo próprio Procon e que buscam a intermediação entre empresas e consumidores negativados e quase sempre chegando a um bom termo. Semana passada aconteceu um desses em Maceió com sucesso total e agora o Procon pensa em estender o evento a outros municípios do estado. Muito bom.

* Alerta boa, gente que precisa de médicos, que precisa cuidar de sua saúde, que necessita ver o atendimento gratuito em todo o país melhor equipado. O Governo Lula está decidindo a volta do antigo programa “Mais Médicos” que trouxe um sem número de profissionais cubanos e que acabou provocando muita celeuma no país. O programa atual vai usar médicos brasileiros e também estrangeiros, se necessário, abrindo de imediato 15 mil vagas. Se considerarmos o grande desgaste do serviço médico público em função da escassez de profissionais, vamos e venhamos que não importa de onde venham, mas que a população seja atendida de forma correta.

POR AÍ AFORA


# O presidente chinês, Xi Jinping disse a Putin, que a maioria dos países apoia um reduzir das tensões na Ucrânia, segundo um comunicado difundido pela diplomacia do país asiático. Xi enfatizou que há cada vez mais vozes racionais e pacíficas e que a maioria dos países apoia um aliviar das tensões. Estes países querem que a paz e as negociações sejam promovidas e opõem-se a que seja atirada mais lenha para a fogueira, apontou Xi, durante um encontro de quatro horas e meia com Putin, em Moscou e de acordo com o comunicado divulgado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

# Macron, o presidente francês, está na corda bamba. A crise, novamente, mas esperada desta vez. Na longa batalha pela reforma previdenciária, a Assembleia Nacional rejeitou na segunda-feira a moção de censura do grupo Liot contra a reforma previdenciária. Após acalorado debate, os opositores do texto não conseguiram derrubar o governo por nove votos. Precisava de 287, a moção terá recebido 278. Isso não é muito. Uma vitória em forma de indulto para o executivo que marca apenas uma etapa da crise. E que vai longe. Aqui, tudo continua como antes...

# Em Paris, depois da rejeição das duas moções de censura apresentadas pela oposição na Assembleia, e da aprovação do texto da reforma das pensões, manifestações enlouquecidas reuniram ontem à noite milhares de pessoas em todo o país. Danos significativos foram cometidos à margem ou durante essas mobilizações. Latas de lixo foram incendiadas, principalmente nos bairros Opéra e Bastille da capital, e outdoors quebrados. O povo parece gostar dessas manifestações e também confunde muito democracia com anarquia.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399