Edmilson Teixeira

Sertão

Edmilson Teixeira 23 de março de 2023

Ontem durante a realização do Mundo CRIA, em Santana do Ipanema, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) celebrou as ações do Governo do Estado voltadas para a primeira infância e para a juventude. Em Delmiro Gouveia, o parlamentar já vem atuando para garantir serviços e equipamentos públicos que melhorem a qualidade de vida, especialmente dos mais jovens. “Estou batalhando para o Ifal, e já tive várias reuniões com o reitor Carlos Guedes, os cursos de Turismo e de Técnico Agrícola para Delmiro Gouveia; além de um restaurante popular na cidade”, ressalta.

Delmiro Gouveia


Tudo leva a crer que Delmiro Gouveia brevemente terá curso de Medicina oferecido pela Uncisal. Esse assunto foi tratado essa semana entre o governador Paulo Dantas e o reitor da Uncisal, Henrique Costa. Na terça eles debateram a construção de um campus no Sertão alagoano, bem como a oferta do curso de Medicina e também a implantação do programa Mais Médicos Alagoas, que será coordenado pela instituição de ensino superior.

Toque


De acordo com o governador Paulo Dantas, a cidade sugerida para a construção do Campus da Uncisal foi a de Delmiro Gouveia, por ser um dos pólos econômicos da região, mas que também outras cidades estão sendo avaliadas para receber a unidade.

União dos Palmares


A Maternidade do Hospital Regional da Mata, em União, já registrou cerca de 200 partos já foram feitos ao longo desses seus três meses e meio de funcionamento. Em funcionamento desde o dia 1º de dezembro do ano passado, a unidade, que é vinculada à Sesau, é referência para a III Região de Saúde de Alagoas, assegurando partos humanizados e disponibilizando uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos.

Arapiraca


Próximo dia 30 a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançará a partir das 17h, na Casa de Cultura, em Arapiraca, as obras "Arapiraca Através do Tempo" e "Cantigas das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca”. Trata-se de produtos literários do pesquisador e Patrimônio Vivo de Alagoas Zezito Guedes, além do “Guia da Gastronomia Popular Alagoana” da jornalista Nide Lins.

Limoeiro de Anadia


O embate com cheiro de violência envolvendo o prefeito de Limoeiro, Marlan e seu rival, o deputado estadual Antônio Albuquerque, ganhou manchetes nas páginas de jornal e sites de notícias nesses últimos dias. Na terça, durante discurso em plenário na Assembleia Legislativa, o deputado disse: “Se durante a minha fala nesta Tribuna, uma só palavra não corresponder à mais cristalina verdade, autorizo a Mesa a promover os meios da cassação do meu mandato”

Limoeiro de Anadia II


O impactante pronunciamento foi para se defender das acusações do prefeito James Marlan (PP), que, na semana passada, acusou Albuquerque de planejar matá-lo. “Em nenhum momento utilizei meu mandato para lançar qualquer tipo de ilação contra esse senhor”, disse.

Acusação séria


O parlamentar aproveitou e elencou diversas denúncias contra o prefeito, como: a agressão contra uma médica e outros golpes baixos por parte do prefeito de querer incriminar outras pessoas por crimes de mando. “Foi a segunda vez que ele quis atribuir um crime à minha conduta”, divulgou.

Palmeira dos Índios


A boa notícia para a turma da Educação de Palmeira é que o montante de quase 30 milhões de reais será rateado entre eles. Na terça-feira, o prefeito Júlio Cezar (MDB) anunciou que o Tribunal Regional Federal (TRF), localizado em Recife (PE), homologou o acordo judicial, proposto pela Prefeitura e Sinteal, para o pagamento dos precatórios dos servidores. O calendário do repasse financeiro será divulgado no dia 5 de abril e começará por aposentados e beneficiários de servidores já falecidos. Amanhã, sexta-feira, a Prefeitura lançará uma lista preliminar com a relação de quem tem direito ao dinheiro.

Palmeira dos Índios II


A luta travada pela Prefeitura e o SINTEAL foi intensa. A todo o momento, os professores e trabalhadores da Educação buscavam informações sobre o andamento do processo, que seguia exatamente o modelo adotado pelo município de Maceió. “Estamos muito felizes com a notícia e a vitória é de todos. Muitas pessoas ficaram ansiosas e até desacreditadas, mas batalhamos juntos e agradeço ao prefeito e toda a sua equipe por terem ficado do nosso lado”, disse o presidente do Sinteal em Palmeira Izael Ribeiro.

Murici


A Prefeitura realizou na última terça-feira, audiência pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2024. O encontro reuniu secretários, servidores, vereadores e representantes de classes. Na reunião foram apresentados diversos os eixos de atuação para políticas públicas do município. A LDO é elaborada anualmente pelo Poder Executivo, sob a direção da Controladoria Municipal e das secretarias de Finanças e de Gestão e Planejamento, e tem como objetivo apontar as prioridades da gestão para o ano seguinte.