Edmilson Teixeira

Copa milionária

Edmilson Teixeira 18 de março de 2023

Uma maratona de 20 jogos nas duas últimas semanas definiu os classificados à terceira fase da Copa do Brasil. Foram 54 gols, com uma alta média de 2,7 por partida. E, como sempre, o democrático torneio nacional apresentou surpresas, como a eliminação do Vasco para o ABC, em pleno São Januário, nos pênaltis, na última quinta-feira.

Copa milionária II


Além do Gigante da Colina, outros dois clubes da Série A do Brasileirão se despediram: o RB Bragantino levou 3 a 1 do Ypiranga-RS, que participa da Série C, e o Goiás caiu após longa disputa de penalidades com o Águia de Marabá-PA., que está na Série D. Essa foi a maior disparidade entre as zebras da segunda fase.

América do Sul


O sorteio dos grupos da Libertadores 2023 será no dia 27 de março, às 21h (horário de Brasília). A cerimônia na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, vai definir os oito grupos a partir de quatro potes. Athletico-PR, Atlético/MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Inter e Palmeiras são os representantes do Brasil.

Pilantras


Oito jogadores de diferentes clubes do Brasil foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás e viraram réus por participarem do suposto esquema de manipulação de resultados em jogos da Série B de 2022, investigado pela operação "Penalidade Máxima". A denúncia foi recebida e aceita pela Justiça na última quinta-feira. Todos foram denunciados pelo crime de corrupção em competições esportivas. A pena prevê reclusão de dois a seis anos e multa.

Veja os pilantras


São eles: Romário (ex-VilaNova), Joseph (Tombense), Mateusinho (ex-Sampaio Corrêa, hoje no Cuiabá), Gabriel Domingos (Vila Nova), Allan Godói (Sampaio Corrêa), André Queixo (ex-Sampaio Corrêa, hoje no Ituano), Ygor Catatau (ex-Sampaio Corrêa, hoje no Sepahan, do Irã) e Paulo Sérgio (ex-Sampaio Corrêa, hoje no Operário-PR).

Inovação


A primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa, com 32 times, a ser disputado em 2025, já tem fórmula definida, com uma diferença importante em relação à Copa do Mundo – que até o Catar o mesmo número de participantes: não haverá oitavas de final. Flamengo e Palmeiras estão garantidos no torneio. Ou seja: os 32 participantes serão divididos em oito grupos com quatro times cada um, mas só o campeão de cada chave avança para a fase eliminatória. A partir daí, os oito classificados se enfrentam nas quartas de final, semi e final.

Galo em alta


O CRB que neste domingo pega o Coruripe precisando de apenas um empate para ir à final do Alagoano, na noite da última quarta, passou fácil pelo Operário-MS na segunda fase da Copa do Brasil. Com uma atuação mágica no primeiro tempo, goleou por 5 a 0, no Rei Pelé, em Maceió, e conquistou a classificação sem dificuldade. Destaque para o atacante Renato, autor de três gols na partida e agora vice-artilheiro da competição nacional, com quatro. Anselmo Ramon e Mike completaram a goleada. A vaga na terceira fase garantiu ainda ao CRB uma cota de R$ 2,1 milhões.

Salvação da lavoura


Na quinta-feira à noite, no Rei Pelé, o atacante Gabriel Taliari foi a salvação do CSA. O estreante entrou em campo no segundo tempo do jogo contra o Brusque, seu ex-clube, e foi o personagem da vitória azulina por 1 a 0. Gabriel fez o gol da partida aos 26 do segundo tempo e ajudou o time alagoano a garantir vaga na terceira fase da Copa do Brasil. A classificação em Maceió garantiu uma cota de R$ 2,1 milhões para o CSA, o que vai aliviar o bolso Azulão que já enfrenta sério problema de dívida na praça.

Somatório


Graças à sua participação na Copa Brasil, somando a premiação que recebeu nas fases anteriores da competição, o CSA acumula 3,75 milhões em cotas até agora. Simplesmente venceu a equipe daTuna Luso por 1 x 0 em Belém e agora o Brusque. É, disparado, o campeonato mais rentável do ano para o clube alagoano que está eliminado do campeonato estadual e Copa Nordeste.

Expectativa

Agora CSA e CRB vão esperar o sorteio da CBF para saber qual será seus adversários na Terceira Fase da Copa do Brasil. A partir dessa próxima fase, os jogos são de ida e volta e entram na competição os times previamente classificados [Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão].

Nordestino


O Fortaleza não conseguiu a vitória em cima do Cerro Porteño na última quinta fora de casa e se despediu da Libertadores de 2023. A equipe levou a pior por 2 x 1. Apesar de um início de jogo forte da equipe cearense, o time do técnico Vojvoda não converteu as oportunidades criadas em gols e viu o experiente adversário crescer na segunda etapa. Assim, agora resta ao Leão a disputa da Sul-Americana.

Detalhe


O técnico do Fortaleza apostou em uma escalação com o que tinha de melhor para o momento. O time foi com cinco desfalques por questões físicas. Com apenas Bruno Pacheco à disposição entre os laterais, o técnico argentino preferiu uma linha defensiva com três zagueiros: Brítez, Benevenuto e Titi.