Bartpapo com Geraldo Câmara

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ

Bartpapo com Geraldo Câmara 17 de março de 2023

Não é atoa que a terra é redonda e que o mundo dá voltas diárias em torno de si mesmo propiciando as melhores vistas, climas, tudo o que se pode imaginar de bom, de belo e até de ruim, de guerras, de sofrimentos e tantas mazelas que a vida nos mostra.

Com o mundo giramos nós em torno da vida que construímos, dos amigos que fazemos, do trabalho que exercemos, dos contatos bons ou ruins que precisamos administrar durante nosso tempo neste mundo. Alguns dizem que um mundo louco, outros, que loucos somos nós que não o compreendemos mas, na verdade somos uma somatória, nós e o mundo que nem escolhemos para viver mas é o que temos. Se é assim, não podemos deixar que ele se volte contra nós. É preciso que entendamos que somos, humanidade e mundo, o nosso único espaço, o nosso único lugar e por ele e com ele precisamos viver.

Integração, terra e humanidade deve ser o grande lema porque se em alguns momentos somos por ele maltratados, sem dúvida alguma em muitas outras somos nós que o maltratamos sem dó nem piedade. Vejam o número de anos que foram necessários desde que o mundo é mundo para que as florestas verdejassem, crescessem, oxigenassem nossa terra. Veja, quantos milhões de anos foram necessários para que nossos mares tivessem sua própria fauna e sua própria flora. Veja, que coisa maravilhosa foi a natureza deste planeta em todos os seus ângulos, em todas as cores e matizes. Essa foi a fantástica parte que ganhamos sem fazer força.

E aí, inverte-se o processo e estamos nós, simples e passantes humanos por aqui a destruir aquilo que quando nascemos já ganhamos como um presente divino. Com que autoridade, deixamos os plásticos entrarem oceanos adentro e consumirem as raríssimas e belas espécies que por lá vivem? Com que autorização tocamos fogo naquelas florestas que, sem culpa, caem aos nossos caprichos? Com que permissão imundamos nossas belas paisagens com nosso lixo de toda a categoria? São perguntas, simples perguntas a nós todos que por aqui vivemos e que, um dia vamos deixar de viver mas deixando a nossa atrevida e maldosa intervenção neste mundo maravilhoso.

Aí, buscamos entender as reações da natureza e não conseguimos ou não queremos entender o porque as barragens caem, o motivo pelo qual os rios transbordam e as enchentes acontecem provocando tragédias as mais dolorosas. As extrações minerais que provocamos, os incêndios dolorosos que também ativamos e que depois nos destroem também, tudo isso provocando a volta, a incrível reação a que os humanos ainda não se acostumaram.

O equilíbrio da natureza sempre foi quebrado pelo homem. Somos nós os responsáveis por essa volta, por essa natureza enfurecida que não quer e não pode nos entender em muitas ocasiões. Somos nós que não queremos enxergar que estamos plantando mal o futuro, exatamente dos nossos filhos, netos, tataranetos, expondo gerações outras às consequências inevitáveis de nossos atos irresponsáveis e predadores. Falo de todos nós. De um simples fumante que joga o cigarro no chão; de um irresponsável que não classifica seu próprio lixo; de uma dona de casa que descarta em qualquer lugar os plásticos vazios; de pneus que não são reaproveitados, de qualquer ato, enfim que não zele por este maravilhoso mundo natural, animal e agora talvez animalesco.

E, então, fica a pergunta: por que tanto empenho em buscar vida em outros planetas quando não sabemos cuidar do nosso? Por que se gastar tanto nesse esforço curioso se ainda não tivemos a oportunidade de cuidar de nossa própria casa? Se tem vida, se não tem vida em outros planetas ainda não sabemos. E saber para que? Com que propósito? Para destruirmos mais um? Porque queiramos ou não, aqui na terra, no nosso planeta, o dever de casa não está sendo feito. Nossa geração já está pagando um preço alto por esse desleixo. O que dirão as próximas?

Voltando ao princípio do artigo, em 24 horas a terra completa o seu ciclo rotativo. Em 24 horas continuamos a fazer sofrer quem nos dá a vida. Isto tudo porque ainda não aprendemos as voltas que o mundo dá.

FOTONOTAS


RENATA DOS SANTOS
– Renata dos Santos sabe crescer. Cresce com inteligência, com dignidade, com competência e sobretudo com um profissionalismo invejável. Renata dos Santos assume agora a importantíssima Secretaria da Fazenda até então e por oito anos ocupada pelo produtivo George Santoro. Depois de ter sido a secretária do tesouro, depois de ter assumido o planejamento vê seus méritos serem reconhecidos pelo governador Paulo Dantas e então está à frente da alta responsabilidade de conduzir as finanças do estado. Mulher de fibra, simples, hiper simpática, Renata faz jús às suas indicações.



CARLITO LIMA –
Falar de Carlito é chover no molhado. Quem não sabe quem é essa figura inigualável da cultura alagoana? Quem não conhece este cara fantástico que consegue aglutinar amigos com a facilidade de quem toma um copo d’água? Carlito já esteve aqui no FotoNotas e naturalmente estará por outras vezes porque sempre é notícia e acaba por valorizar a coluna alheia. Alheia porque escreve por aí e deixa seus leitores absolutamente mudos de contentamento por ver coisas tão inteligentes no papel e no ar. Ser amigo de Carlito é ser sempre atualizado, é ser cultura, é estar onde o bom da vida está porque além de tudo é aquela pessoa fantástica, simpática e profundamente agradável.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Cuidado dobrado com quem promete sempre dizer a verdade. Provavelmente está mentindo.

ALERTAS DO DIA


* O alerta é para o cuidado que o governador Paulo Dantas está tendo com as finanças do estado ao declarar que a saída de George Santoro da Fazenda não mudará em nada os rumos financeiros e estratégicos do estado. Teve que aceitar a saída do amigo porque ele permanecerá no mesmo grupo ajudando o Ministro Renan Filho, uma vez que será o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, cargo que corresponde a vice-ministro, de altíssima responsabilidade e que, sem dúvida alguma dará tranquilidade de gestão ao ministro alagoano. Importante é a colocação das pessoas certas nos lugares certos.

* Reparem como mudou a questão do Oscar, da distribuição do maior prêmio do cinema mundial e que atraia telespectadores de todos os lados que não perdiam a notável noite de premiação. Se o leitor fizer uma análise mais acurada vai ver que já não atrai telespectadores como atraía a alguns anos atrás. Isto se deve, acho eu, ao avanço da televisão em termos de filmes como os dos Netflix da vida e outros mais, o conforto das casas e a perda de público nos cinemas. Antigamente, filme bom rendia filas enormes, mas ninguém perdia. Não havia opção. Hoje há, com telões em casa, todo o conforto. Com isso, espetáculos como o Oscar não perderam o glamour, mas perderam audiência, sem dúvida.

* Perfeita a discussão que está acontecendo na Câmara Municipal de Maceió em relação à nominação de logradouros públicos que são batizados com nomes que nada representam para a comunidade maceioense. Realmente este é um problema que gera conflitos porque apenas o interesse do vereador que indica é que entra em pauta. As homenagens precisam ser prestadas, sim, mas de acordo com a importância que cada um teve para recebê-la. Não há propósito em se colocar nomes de figuras que não são representativas do local, que não prestaram serviços comprovados e outras coisas mais. Vamos pensar, vereadores e ver que a discussão tem fundamento.

* O presidente da Assembleia Macônica de Alagoas. Ir. José Francisco, a propósito da eleição para Grão Mestre disse: “A maçonaria do estado de Alagoas está de parabéns, não só pela vitória dos irmãos Otávio Lessa e Eduardo Teixeira, mas pelo processo limpo e democrático que tivemos no último sábado, dia 11. É uma vitória da democracia e da maçonaria alagoana. Bem como, a postura do nosso Ir. Otávio Lessa, de conciliação, de harmonia, de visão de futuro, digna de maçom preparado para enfrentar os desafios que estão por vir. Parabéns meus grãos mestres, são posições como esta que engrandecem a sublime arte real”.

POR AÍ AFORA


# À margem dum seminário sobre "Inteligência Artificial e o ChatGPT -Disrupção Pedagógica no Ensino", no Porto, o presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial afirmou que as novas aplicações e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como a ChatGPT vão destruir muitos empregos, mas, por outro lado, vão também permitir ao ser humano trabalhar menos e ser mais feliz. "No futuro, vai retirar emprego, mas sobretudo os humanos vão trabalhar menos em tarefas mais interessantes, deixando para as máquinas grande parte das tarefas menos interessantes"

# Os estrangeiros, na França, que forem reprovados no exame de francês que o governo quer impor como parte de sua lei de imigração não serão expulsos, segundo o chefe do Escritório Francês de Imigração e Integração (OFII), Didier Leschi. O texto do executivo, que deve ser apreciado no Senado a partir de 28 de março, prevê “condicionar a primeira emissão de autorização de residência plurianual ao domínio de um nível mínimo de francês”, estando a obtenção destes cartões atualmente condicionada apenas à participação em treinamento de idiomas.

# O jornalista Mauro Vieira do Clarin, Buenos Ayres, noticiou que o Brasil mudou sua imagem no exterior. O trajeto começou em Buenos Aires, com a visita presidencial de janeiro, e a escala mais recente foi na Casa Branca. Em apenas 40 dias, a política exterior do presidente Lula realizou uma grande transformação, ou melhor, uma volta às melhores tradições diplomáticas do Brasil. As visitas presidenciais até aqui demonstram o compromisso com uma mudança profunda. Isso foi uma repetição do que tem declarado o nosso ministro das Relações Exteriores.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399