Edmilson Teixeira

Marechal Deodoro

Edmilson Teixeira 15 de março de 2023

Fez dois anos no último sábado a atuação do programa “Encontro com o Poeta Pedão”, através da Rádio Mares do Sul, de Marechal Deodoro. O programa é semanal, pois acontece somente aos sábados das 9h às 12h. O protagonista do microfone, “Pedão” é atualmente secretário de Turismo e Cultura da cidade de Santa Luzia no Norte. “Estamos ganhando força de audiência, por conta de apresentar um programa eclético, sobretudo dotado de entrevista de qualidade e uma variedade de entretenimento bem ao gosto do ouvinte” disse.

Murici


Na última sexta-feira técnicos do setor de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), em ação conjunta com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram ações de combate a caça predatória, na Estação Ecológica (ESEC) de Murici.

Murici II


As equipes conseguiram resgatar quatro aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro de maneira irregular, além de apreender duas armas de fogo que eram utilizadas para a prática da caça. O flagrante rendeu a emissão de duas multas que, juntas, totalizam o valor de R$ 3,5 mil reais. O autuado tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa, como parte do andamento do processo administrativo

Branquinha


A Educação de Branquinha mais uma vez foi destaque em uma competição estadual. A estudante Ana Clara Silva de Melo, do 9° ano da Escola Municipal Demócrito José, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Alagoana de Matemática, organizada pelo Instituto de Matemática da Ufal. A solenidade de premiação aconteceu na última semana, no auditório Oscar Sátyro do Ifal, localizado no bairro do Poço, em Maceió.

Branquinha II


A estudante que também já foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, esteve acompanhada do secretário de Educação e de representantes da equipe técnica e pedagógica da escola. Na oportunidade, o secretário Ednaldo Firmino, destacou o incentivo da gestão em ofertar suporte aos alunos que participam das competições.

Agreste


A questão de abastecimento de água em Arapiraca e outras cidades da região Agreste ao que parece está resolvida, visto que o sistema segue em fase de regularização gradativa nesta semana. Isso porque a captação do Sistema Coletivo, que fica no rio São Francisco, em São Brás, recebeu um novo conjunto motobomba na última sexta-feira, e, assim, recuperou 100% da capacidade produtiva.

Situação


A captação estava operando com apenas um equipamento desde o dia 27 de fevereiro, quando dois conjuntos motobombas (um titular e um reserva) apresentaram defeito e foram retirados para manutenção em uma empresa especializada em Recife/PE. Desse modo, o sistema ficou operando com a capacidade de apenas 50% do normal.

Mata Grande


A cidade sertaneja já entrou em clima de festa para celebrar nesta sexta-feira seus 186 anos de emancipação política. Atrações de peso como Xand Avião, Matheus e Kauan, Avine Vinny, além de Jaime Mendes e Alex Barros. Ao longo desses dias o prefeito Erivaldo Mandú vem garantindo inaugurações, pois a administração pública segundo ele, hoje vive uma nova realidade. No sábado, o espaço comemorativo fica por conta de um grande show evangélico.

Matriz de Camaragibe


Na última segunda-feira, o Ibrape foi avaliar a situação administrativa do prefeito Fernando Cavalcante (MDB) em Matriz, ocasião em que ouviu 800 eleitores. No levantamento geral, quando perguntado como está o prefeito, ele alcançou 93% englobando os itens ótimo, bom e regular. Quando perguntado se aprova ou desaprova, Fernando obteve 92% de aprovação. Numa eventual eleição entre Fernando e seu maior adversário, Marquinhos, Fernando teve 73% contra 13%, indecisos 10%.

Penedo


Próxima sexta-feira acontecerá, em Penedo, um evento especial realizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Comissão de Alagoas. A partir das 14 horas, ribeirinhas estarão reunidas no Teatro 7 de Setembro, para, além de festejar conquistas, comemorar o Dia da Mulher no 4ª Encontro do Café Literário da ABMCJ. Na oportunidade haverá leitura de um livro de uma escritora de Penedo, troca de ideias em um momento de partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura aos bons hábitos.

Maragogi


No início da tarde de ontem em Maragogi, uma mulher de 34 anos e uma adolescente de 15 anos ficaram feridas vítimas de um acidente, na Praia de Antunes, envolvendo um jet ski e uma boia conhecida como banana boat. Apresentando cortes nas cabeças, as vítimas foram socorridas pela equipe da Unidade de Suporte Básico da base descentralizada do Samu Alagoas no município e encaminhadas para o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo. É de se saber que no último dia 24, uma colisão entre um barco e um jet ski, na Lagoa Mundaú em Marechal, deixou dois mortos e um gravemente ferido.