Enio Lins

Melhor tirar logo a laranja podre do meio das frutas sãs

Enio Lins 03 de março de 2023

Fernando Collor, segundo presidente do período pós-ditadura militar, extinguiu o famigerado SNI (Serviço Nacional de Informações) no primeiro dia de seu mandato, 15 de março de 1990.

Evidentemente que
todo país necessita de organismos de inteligência (vocábulo bonito para a velha e má espionagem), mas o problema em países mais vulneráveis ao autoritarismo é que essas agências se contaminam fácil.

Na redemocratização
, o caso do SNI era mais grave, pois havia sido gerado no intestino grosso do regime militar, e veio das trevas menos de três meses depois do golpe de 1º de abril de 1964, substituindo órgãos parecidos, porém mais acanhados.

Coroava o finado
SNI uma teia de serviços de espionagem, onde se entrecruzavam órgãos próprios em cada arma (CENIMAR, na Marinha; CIEX, no Exército; CISA, na Aeronáutica) e até as universidades tinham sua Gestapo: as AESI.

Sem ilusões
, é importante entender que esses instrumentos não desaparecem no ar, e mais cedo ou mais tarde, eclodem das cinzas – e nem sempre de forma disfarçada. Mas é fundamental que sejam desarticuladas quando seus vícios forem além da conta.

Só a desarticulação
momentânea já é importante, oxigenando a Democracia com a desarrumação de estruturas que estejam corrompidas pelos hábitos de gestores cujas personalidades sejam incompatíveis com as normas mínimas de civilidade.

É o caso do GSI e da ABIN
herdadas de Jair Messias, General Helenão e outros animais pouco racionais: estão contaminadas gravemente; precisam de uma profilaxia ampla, geral e irrestrita, mais parecida com a de 1990 – sim, aquela vassourada do Collor.

Foi noticiado que
a ABIN passaria do GSI para o Gabinete Civil. Sei não... transferir o lixo de um balde para outro no mesmo espaço, quando o recipiente fede? Melhor seria descartar a lata com o conteúdo junto. Uma nova caixa pode se encher novamente, mas ganha-se um tempo.

Grande é
a dificuldade do governo Lula & Alckmin em arrumar a casa depois da República ser estropiada por Jair e seu gado. O subvertido em quatro anos de vagabundagem exigirá muito mais tempo de reconstrução do que supõe a vã filosofia das soluções rápidas, daí o cuidado em ceifar logo as ervas daninhas.

Enfim, é uma
preocupação e uma reflexão que não afetam o ânimo nem a aposta em que o Brasil sairá da fossa em que foi jogado pelo bolsonazismo. Nessa área mais viciada, é fazer como diz a filosofia popular sobre o pescador: um olho no peixe, um olho no gato.

Hoje na História


3 de março de 1913
– Realizado em Washington DC, a primeira grande manifestação política de rua na capital americana, a Procissão pelo Sufrágio Feminino, reunindo perto de dez mil mulheres. Promovida pela National American Woman Suffrage Association o ato foi organizado como um desfile com efeitos visuais, com alas organizadas e carros alegóricos.

A manifestação foi programada para o dia anterior à posse de Woodrow Wilson na presidência dos Estados Unidos, a quem era endereçada a reivindicação de que as mulheres tivessem o direito de votar. 20 anos antes, em 1893, o voto feminino havia sido aprovado na Nova Zelândia (nacionalmente) e, no mesmo ano, o estado americano do Colorado adota o sufrágio para mulheres. Nos anos seguintes, outros estados americanos reconheceram esse direito, mas não era lei nacional. Isso só viria a acontecer em agosto de 1920.

No Brasil, as mulheres só conquistariam, nacionalmente, o direto ao voto em 24 de fevereiro de 1932, embora no Rio Grande do Norte esse avanço já era lei desde 25 de outubro de 1927, sendo a potiguar Celina Guimarães a primeira mulher a receber o título de eleitora no Brasil e na América Latina. No mesmo estado, na cidade de Lages, foi eleita a primeira prefeita do Brasil, Alzira Soriano, em 1928.

Leia mais em:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Prociss%C3%A3o_do_Sufr%C3%A1gio_Feminino


https://brasilescola.uol.com.br/historiab/voto-feminino-no-brasil.htm


https://dialogosessenciais.com/2015/03/06/a-conquista-do-direito-ao-voto-feminino-nos-eua-resumo-1840-1920/