Bartpapo com Geraldo Câmara

MENINOS E MENINAS

Bartpapo com Geraldo Câmara 03 de março de 2023

Não sei quando, exatamente em que momento a educação de meninos e meninas começou a não ser a mesma e o respeito que se deve a eles e elas também indevidamente deixado de lado. Não sei quando foi que as pessoas, nem todas, começaram a entender que a responsabilidade pela educação de seus filhos está muito mais nas mãos das escolas do que da família. Pior ainda quando se pensa que muitos ainda acham que a permanência dos filhos diante dos computadores é profícua para a educação e formação deles.

É evidente que os métodos modernos de educação sempre terão que incluir a informática, os avançados processos de informação e que nossos filhos estão inseridos no fato como não poderia deixar de ser. No entanto, a verificação da utilização sob todas as formas é um trabalho que assiste aos mentores dessa educação onde pais e tutores estão em primeiro lugar seguidos por escolas eficientes e interessadas.

A avaliação que é feita na utilização de computadores e celulares vem sendo absolutamente imperfeita porque exatamente aí é que entra o poder do tutoramento eficiente comandando a máquina que os filhos vão utilizar; mostrando caminhos que podem e devem ser seguidos por eles para que a educação não fique destorcida e, mais tarde, incapaz de ser controlada por quem de direito.

O fato, no entanto é muito mais profundo porque precisamos cuidar para que esses meninos e meninas sejam realmente os homens e as mulheres de um futuro que vai precisar de mentes sadias e até notáveis para que dirijam a vida, a nação e as famílias que vierem a constituir de maneira competente, mas sobretudo saudável.

Quero deixar claro que nada tenho contra as máquinas. Pelo contrário. Eu mesmo, quando chegou o primeiro computador doméstico aposentei minha saudável máquina de escrever e passei a usar o moderno equipamento. Enviava minhas colunas pelo velho fax e quando chegou a internet abracei de maneira completa a novidade que uso e muito até os dias de hoje. Então, o problema não está em usar mas ensinar a usar. O Dr. Google já é um grave problema para a criação da preguiça mental. Imaginem então o novíssimo Chat GPT que vem com respostas imediatas e precisas sobre tudo o que se precisa saber. Capaz de fazer uma prova completa, uma redação ou trabalho de matemática em instantes. Amigo ou inimigo da educação? Imaginem nossos filhos usando isto e já, desde cedo aprendendo a fraude, a verdadeira corrupção educacional?

Nada tenho contra o modernismo, muito menos contra os progressos da informática. Insisto em dizer que o que é preciso é a sempre presença do monitoramento. Não estamos falando de adultos. Estamos falando de meninos e meninas que, invariavelmente já não participam de conversas e se estão em grupo, ainda que entre adultos estão com os seus celulares nas mãos jogando, se divertindo, mas bloqueando a mente para um futuro mais próspero e interessante.

Insisto em dizer que somos, os adultos, responsáveis pelo que virá pela frente quando esses meninos e meninas forem também adultos mas desintegrados da realidade, formados na fantasia e dissociados da educação tradicional que, se somada à modernidade só poderá trazer bons frutos. O importante é que as duas caminhem juntas e sempre com o olhar atento de adultos responsáveis de hoje que querem ver seus meninos e meninos, competentes, dinâmicos, mas profundamente educados para a vida real.

FOTONOTAS


JERÔNIMO RODRIGUES
– Não conhecia o governador da Bahia, apenas ouvia falar de um Jerônimo, figura não muito relevante da política baiana e que surpreendera o mundo político daquele estado ao vencer nas eleições o conhecido ex-prefeito de de Salvador, ACM Neto. Em sua apresentação, o governador Jerônimo mostrou uma desenvoltura seguida de grande simpatia que deve ter sido um dos motivos de sua eleição. Confesso que, sem profundidade de conhecimento, já me deu vontade de ir fundo algum dia e sentir melhor seus objetivos.

RONALDO LESSA – E aí, o nosso Ronaldo Lessa representando a nossa Alagoas, ali na mesa solene, reverenciado pelos demais membros e fazendo com que a grande representação também sentisse orgulho daquele alagoano ilustre que de há muito exalta o podeer de nosso pequenino estado. Pequenino, mas enorme na raça e na coragem. A presença de Ronaldo Lessa, na qualidade de vice-governador foi muito boa, principalmente em se tratando de um congresso que visa o controle e o direito público. Um abraço, amigo Ronaldo. Na foto em entrevista à TV Cidadã.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Quando você se distancia de casa, seja por viagem ou por qualquer outro motivo veja como sua casa é seu reino e lhe faz falta.

ALERTAS DO DIA

* Mais um Congresso. Dessa vez o Internacional de Controle e Direito Público realizado que está sendo na cidade de Salvador, debaixo de muito sol e de muito calor humano por todos os lugares por onde se anda. Na abertura do Congresso, antes mesmo de ser formada a mesa, um verdadeiro show foi apresentado no palco do evento com apresentações de danças típicas, de dança de roda e depois um espetáculo magnífico de capoeira mostrando toda a arte do baiano em relação a esse esporte trazido pelos africanos para o Brasil, sobretudo para a Bahia.

* Em seguida foi formada a mesa, onde a figura principal era a do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e que fez saudações antecedido por várias autoridades que lá estavam dentre elas o nosso vice-governador Ronaldo Lessa. Os presidentes das várias entidades que compõem o sistema do tribunais de contas se fizeram presentes com vez e voz a exemplo do presidente Ediberto, do Instituto Ruy Barbosa e do presidente da Atricon, o competente gaúcho César Miola que ao agradecer aos baianos e baianas pela recepção viu o governador se levantar e ir cumprimentá-lo euforicamente. O presidente do TCE-AL, Fernando Toledo e o vice, Otávio Lessa, marcaram presença. A TV Cidadã com Valtenor e Bárbara acompanharam tudo sob nossa supervisão.

* Agora, sem dúvida o ponto principal foi o discurso e palestra magna do jurista Edvaldo Pereira Brito que se propôs a falar sobre a figura de Ruy Barbosa reverenciado no Congresso pelos 100 anos de sua morte. Edvaldo, professor, ex-prefeito de Salvador, fantástico orador deu um verdadeiro show de conhecimento sobre Ruy levando sua palestra para um nível altíssimo de conhecimento e de magia por proferir com uma performance invejável fazendo com que ão quiséssemos que terminasse. Uma ideia magnífica dos organizadores que, logo na abertura deram um salto de qualidade ao Congresso.

* Mas o grande momento daquela abertura nos foi propiciado pelo menino Pietro que protagonizou um filme muitíssimo bem feito, realizado pelo IRB sobre Ruy Barbosa. Um show de categoria do menino de 11 anos que nos fez rir e amar a descrição feita no filme. Mas as surpresas não paravam aí e de repente o menino surge no meio da plateia, microfone na mão, firme e seguro nos deixando boquiabertos com sua fala, com sua interpretação cênica chegando ao final de sua apresentação erguer-nos a todos de nossas cadeiras para aplausos e emoção gerais. Um sucesso absoluto.

POR AÍ AFORA

# O nosso “por aí afora” hoje começa com o Congresso Internacional de Controle e Direito Público realizado em Salvador, mas que traz gente de fora e de grande importância para os debates, a exemplo do Presidente do Tribunal de Contas da Argentina, do presidente da mesma entidade em Portugal e da presidente do Tribunal de Contas da Grécia o que acabou por gerar uma risada no plenário por conta de um palestrante que ao se se referir a ela disse o seu primeiro nome, Ana e afirmou não conseguir dizer o resto. Nosso sistema está sendo olhado pelo mundo afora.

# O presidente do Tribunal Constitucional, em Portugal, disse quinta-feira, que a "intensificação da exposição" dos casos judiciais portugueses esconde, algumas vezes "tentativas de pressionar os tribunais no sentido de decidir em certo sentido". Num discurso na sessão de abertura da conferência internacional comemorativa dos 40 anos do Tribunal Constitucional, João Caupers salientou que, nos últimos tempos, se tem assistido "à intensificação da exposição das jurisdições constitucionais à opinião pública".

# A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, declarou que os aumentos das taxas de juros para conter a inflação devem continuar. "Nesta fase, é possível que continuemos no mesmo caminho", disse a presidente do BCE, em declarações ao canal de televisão espanhol Antena 3. Lagarde não avançou qual será a dimensão de possíveis aumentos a adotar depois da reunião de 16 de março e considerou que "é impossível dizer" até onde as taxas devem aumentar, explicando que as decisões são tomadas "em função dos dados" disponíveis nas próximas reuniões.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399