Bartpapo com Geraldo Câmara

DEPOIS DO CARNAVAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 24 de fevereiro de 2023

Pois é, o carnaval acabou. Para muita gente um sonho que passou e que antigamente durava três dias e agora já se perdeu a conta de quantos. Parece que o povo triste pela própria vida quer afundar na alegria do carnaval sem enxergar nada em volta a não ser o poder que a música e a brincadeira trazem. É, mas agora acabou. E é hora de deitar no travesseiro, respirar fundo e entender que o mundo é outro, que lugar de fantasia já ficou para trás e com isso precisamos enxergar a vida com a responsabilidade que nos diz respeito.

E quando digo nos diz respeito, atrevo-me a dizer que somos uma parcela insignificante no mundo, mas que este mundo é feito do conglomerado, do agrupamento de cada uma dessas insignificâncias que somos nós. Exatamente os que fazem tudo girar, cada qual com uma missão diferente do outro, mas todos partícipes das engrenagens que não param e constituem a vida.

Enquanto houver vida indiferente do tamanho de cada engrenagem, todos somos parte de um mesmo ciclo, de uma mesma atividade sensorial ainda que diferentes nas posições e na maneira de até mesmo nos interpretarmos. Portanto, precisamos entender, mais do que nunca que não existem importâncias diferentes, mas ações e papéis diferentes. Desde os mais pobres, desde os mais doentes, desde os menos beneficiados pela sorte financeira até os mais abastados quer na inteligência, quer na posição política ou empresarial, todos dependemos uns dos outros sempre, em alguns momentos mais ou menos, mas entendamos que fazemos parte dessa maravilhosa cadeia que é a vida e que jamais é quebrada.

Por tudo isso, sejamos ciosos de nossos papéis e possivelmente nossas vidas tenham melhoras. Façamos um exame de consciência e vejamos até que ponto temos sido aquele pontinho importante para a vida de todos. Nesse momento, quando escrevo essas palavras que talvez sejam lidas por alguns, possivelmente esteja cumprindo o meu papel de disseminar o que penso, não como forma de impor ideias, mas como instrumento para trocar ideias e de alguma forma buscar nos meus erros e nos acertos de tantos leitores um pouco do equilíbrio que tanto procuramos.

A vida é bonita e talvez ainda mais bonita com a soma de erros de cada qual e com a busca de acertos de outros tantos. O colocar de oposições se for equilibrado, sem dúvida haverá de encontrar meios de encontrar acertos. Me faz lembrar um grande publicitário americano que dizia que “Uma ideia nova não existe. O que existe é uma nova combinação de velhos elementos”. Nós somos exatamente a força dessa combinação e unidos em grupelhos ou em multidões somos capazes de mudar o mundo com a força fantástica desse tema.

O carnaval faz parte dessa incontestável verdade que diz que o povo precisa de pão, mas precisa também de circo. O carnaval é o circo que nos anima para um novo ciclo. O que precisamos é criar a consciência coletiva disso e tirar o melhor partido para que a cada ano voltemos estimulados e renovados para acertar. Os que brincam, fisicamente precisam dessa renovação. Os que não brincam devem ter sorvido alguns goles de alegria e de distanciamento dos problemas podendo assim assimilar as mesmas teorias. Coincidentemente, o carnaval vem logo após, de dois em dois anos à eleições, sejam municipais ou federais. Bom momento para que alguns deles, os eternos carnavalescos coloquem suas cabeças nos travesseiros e assimilem a enorme importância do que é ser povo e cuidem de cada parcela; de cada personagem; de cada importante membro desta sociedade anônima chamada mundo.

E especialmente neste nosso Brasil sempre lembrar que ainda estamos muito aquém do que podemos ser. O carnaval acabou. Que tenha servido de inspiração para que novos carnavais nos mostrem bem mais prestigiados como os pequenos grãos formadores de grandes arrozais.

FOTONOTAS



ALBERTO PIRES
– Pense num cara que se gosta e que se gosta de graça, este cara é Alberto. Primeiro pela educação ainda por cima aprimorada pelo conhecimento do que faz. Alberto é daquelas pessoas que sabem cativar onde quer que esteja e tem sempre um assunto adequado para cada ocasião. É sempre bom encontrar com ele, estar com ele e saber que de sua cabeça só saem coisas boas e adequadas. Junto com Luciana formam um para fantástico que sabe cercar os filhos de carinho e de amor. Estar com Alberto no ambiente de trabalho é uma dádiva e no ambiente familiar então, nem se fala.



ROSA TENÓRIO
– Eis aí uma mulher dinâmica absolutamente consciente de sua importância e de seu papel em um mundo que sempre foi ocupado pelos homens e aí Rosinha mostrou que pode e que sabe. Primeira engenheira a ocupar a presidência do CREA – Conselho Regional de Engenharia mostrou para o que foi e tem dado enormes provas de que sabe exatamente onde tem o nariz. Acredito que está por lá ha cerca de um ano e admirada por todos os que a cercam dando àquela importante instituição o valor que merece na sociedade produtiva. Além do mais e de tudo, tenha um pouco de contato com ela e saia cativado por sua simpatia e inteligência.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Esteja sempre onde quer estar. Seja no mundo que precisa estar como nos sonhos que quer realizar.

ALERTAS DO DIA


* Quem se cuidou ótimo. Quem esteve desatento durante os festejos de Momo vá cuidar de se cuidar. Seja da saúde, seja da mente, mas se cuide. Exatamente por conta das aglomerações, até mesmo em inocentes supermercados e shoppings, o vai e vem de gente sempre deixa resquícios e, portanto, deve se ter o máximo cuidado no pós folia. Claro que ninguém precisa ficar apavorado e sair por aí procurando médico por qualquer coisinha, mas tomar alguma precaução não custa nada. Então, sem dúvida o principal alerta fica exatamente para o depois do carnaval.

* E, por falar nisso, semana que antecedeu o carnaval estive em Florianópolis e verifiquei que nos aviões e nos aeroportos pelos quais passei, o uso da máscara voltou a ser obrigatório e com uma vigilância extrema por parte de funcionários nos aviões e nos terminais de passageiros. Não sei se não estamos devidamente alertados para algum tipo de surto ou volta dele, o fato é que fiquei surpreendido com a exigência tão controlada. E o interessante é que essa atitude só se vê nos lugares que falei aqui. Nos outros centros, como hotéis e similares, nenhuma exigência.

* Triste, muito triste as tragédias que se sucedem mundo afora e obviamente também aqui no Brasil e todas em função da instabilidade do clima, tão atacado que tem sido pelos humanos. Agora mesmo essa inundação e queda de barreiras em São Sebastião, São Paulo, acabou por dizimar 48 vidas estando ainda 18 desaparecidas. Certo de que aparentemente não tenhamos culpa, mas quem sabe possamos prever determinados lugares e tentar conter barreiras fazendo um diuturno trabalho. Pode ser que, dessa maneira, consigamos minorar as situações.

* Possivelmente, próxima semana estejamos em Salvador, Bahia, levando a TV Cidadã para cobrir mais um congresso que envolve os tribunais de contas de todo o país. Fico cada vez mais feliz em ver que a emissora de televisão, única aberta de um tribunal de contas e que fundamos na primeira gestão de Otávio Lessa está indo de vento em popa e sendo requisitada para vários acontecimentos em todo o Brasil. Afinal, enquanto emissoras gastam rios de dinheiro para manter uma programação vamos passo a passo encontrando nossos caminhos.


POR AÍ AFORA


# O Ministério da Defesa russo denunciou esta quinta-feira que Kiev está preparando uma ação armada provocatória, na região separatista moldava da Transnístria, onde há tropas russas deslocadas, sublinhando que estão prontos a reagir diante de qualquer situação. De acordo com as informações disponíveis, o regime de Kiev está a preparar uma provocação armada contra a República Moldava da Transnístria, que será realizada por unidades das Forças Armadas da Ucrânia, afirmou o Ministério da Defesa russo num comunicado.

# O Presidente norte-americano, Joe Biden, considerou que o russo, Vladimir Putin, cometeu um "erro grave" ao suspender a participação de Moscou no último tratado remanescente do controle de armas nucleares entre os Estados Unidos e a Rússia. Ao comentar pela primeira vez a decisão russa, anunciada por Putin, Biden, que está na Polónia para se reunir com os aliados do flanco oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), condenou a decisão russa de se retirar do Tratado de Desarmamento Nuclear START III, também conhecido por Novo START.

# Drama em Barcelona: A praça central de Sallent estava silenciosa. Um crepe preto na sacada era o símbolo da tristeza. As pessoas se reuniram em torno das praças. Alguns meninos da mesma idade estavam próximos. Foi para homenagear duas argentinas que caíram do terceiro andar de um apartamento nesta cidade de Barcelona, na Espanha. Juntos se reuniram para homenagear uma delas, que morreu em decorrência dos ferimentos, e para acompanhar a família que aguarda a recuperação da outra jovem: ela está grave, mas estável.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399