Bartpapo com Geraldo Câmara

O POVO PODE SABER

Bartpapo com Geraldo Câmara 17 de fevereiro de 2023

Verdade. O povo pode saber e pode saber muito mais do que ele pensa. O povo pode ser instruído a saber por onde andam as coisas desse Brasil, por onde se escondem coisas e coisas que sempre virão à tona para que o país cresça, mas sobretudo que a sociedade saiba exatamente como ele cresce e onde ele diminui em função de mentiras, falcatruas e corrupção.

Primeiro, ele, o povo, precisa aprender a aprender, a exigir, a se informar e mais do que nunca procurar as respostas aos enigmas que sempre o perseguiram. Como, por exemplo saber como e onde determinados governantes não respeitam os impostos, lesam o patrimônio que não é deles e procuram esconder debaixo de colchões e até de cuecas o resultado de suas falcatruas. É claro que muitas dessas coisas são planejadas e muitas acontecem por total ignorância e estamos falando de ignorar o que se faz e como se faz.

E aí já estarão perguntando como saber, como se instruir, como verificar tudo o que acontece no serviço público com lisura e com total transparência. Muito simples. Existe um órgão no governo que foi criado para aprovar as contas públicas dos gestores. Que foi criado para vasculhar tudo, item por item, de como são realizadas as obras, as licitações, as aplicações na saúde e na educação, enfim um órgão composto de técnicos altamente especializados que têm a exata e precípua missão do chamado controle externo.

É claro que estamos falando dos tribunais de contas de todo o país, capitaneados pelo Tribunal de Contas da União e todos lutando e brigando por conseguirem atingir essa missão importantíssima para o crescimento do país. No entanto, façamos as contas e verificaremos que, além de todos os órgãos do governo federal, em todo o Brasil, temos os estaduais e aí entram também mais de cinco mil municípios com toda a sua estrutura tendo que prestar contas a cada Tribunal de Contas Estadual e em alguns casos, tribunais municipais. A estrutura para dar vazão a todo este serviço teria que ser muitas vezes bem maior do que a que existe ou a incessante busca para que a competência e a transparência de cada qual viesse a tona num esforço gigantesco. Por enquanto, a perfeição é utópica, mas existem alguns tribunais e o nosso de Alagoas é um deles que vem primando por oferecer capacitação e qualificação aos chamados jurisdicionados para que cada órgão, de cada município, de cada estado possam diminuir suas falhas em sua contínua necessidade de prestar contas ao povo brasileiro.

E aí, entra o povo, como falamos no início de nosso artigo. Ele pode ser um grande parceiro dos tribunais de contas do país participando efetivamente na busca das ações erradas, no apontamento de obras inacabadas, nas denúncias de todos os tipos e ainda podendo conhecer muito melhor as ações dos tribunais bastando perguntar, se interessar e participar. E é quando insisto em dizer que, através dos órgãos como esses ele também fica sabendo e tendo transparência pelas ações certas ou erradas da sua prefeitura, do seu estado, do seu Brasil. No caso específico do Tribunal de Contas de Alagoas posso garantir que está de portas abertas a qualquer informação sobre e como está a administração pública no estado e em seus 102 municípios.

Acabei de participar do I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas e vi com satisfação o grau de maturidade que estamos alcançando principalmente o que nós, de comunicação estamos vivendo para conseguirmos o intento de inverter o processo e tentar transformar os nossos tribunais em produtos absolutamente acessíveis e inteligíveis. O órgão que a sociedade vai procurar sempre que desejar saber a verdade. Conseguido isto, as coisas vão melhorar muito porque o povo será o grande fiscal e o grande estimulador do controle externo. Bom para o Brasil e bom para a sociedade.

FOTONOTAS



SÔNIA BRIDI
– Os leitores haverão de perguntar porque a valorosa jornalista está aqui neste lugar quando normalmente retrato os não menos valorosos alagoanos. Porque ela, que semana passada impressionou o público do Domingão repetiu conosco, participantes do Congresso de Comunicação a que estivemos presentes. Não só pela repetição dos tristes relatos sobre o povo Yanomani como pela sua nitidez mental ao falar exatamente do papel que os tribunais de contas podem representar na solução dos gravíssimos problemas nacionais como aquele que tão bem descreveu. Por isso ela hoje está aqui no Fotonotas da semana juntamente com este amigo de vocês.



FERNANDO TOLEDO
– E capitaneando muito bem e representando com excelência o nosso Tribunal de Contas de Alagoas, durante o Congresso de Comunicação o presidente Fernando Toledo se fez presente e participou de todas as pautas que foram apresentadas durante o evento. Acostumado a este tipo de representação, Toledo aplaudiu os assuntos que mais interessaram principalmente os que mostravam sua firme posição em relação à comunicação como um dos meios importantes para que as áreas finalísticas tenham suas ações devidamente reconhecidas pela população. Fernando no Congresso liderou este jornalista, diretor de comunicação do TCE-AL, Valtenor Leôncio, diretor adjunto e Fábio Novaes, editor da TV Cidadã.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Se o homem procura acha. Se não acha é porque se acomodou e não procurou por seus desejos.

ALERTAS DO DIA


* Bom alerta para quem pede a Nota fiscal: Mais uma ação foi realizada em parceria com a campanha Nota Fiscal Cidadã, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Desta vez, a Legião da Boa Vontade, uma das 120 instituições sociais cadastradas na campanha realizou, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, oficinas de artesanato com dezenas de crianças e adolescentes. Penas de ganso, doadas pela NFC é a obra prima das criações. A oficina de arte e cidadania é direcionada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendidas pela instituição. A iniciativa acontece todos os dias nos períodos da manhã e tarde, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, situado no Barro Duro.

* Assisti no I Congresso dos Tribunais de Contas uma exposição sobre Metaverso, como é, o que é, como vai funcionar daqui pra frente. Como vai mudar a realidade das pessoas, da internet, até dos sentidos. Uma revolução tecnológica que não se pode aprender num simples parágrafo, mas com gente de alta performance como a palestrante que subiu ao palco e deu um enorme pulo em nossa imaginação, Tan Vicente. O Metaverso dá um banho tão grande na internet que até podemos dizer que já é a revolução do século. Por isso escutar é uma das coisas mais valiosas que o ser humano precisa saber praticar. Ouça, ouça muito. É o grande segredo da vida.

* Alerta bom para os amantes de boa música e que amam a pesquisa que pode ser feita. Assisti a um vídeo longo realizado pelo famoso maestro Spock e que está no Youtube fácil de achar: “Maestro Spock Jazz Sinfônica”. Neste vídeo ele se apresenta com Orquestra Sinfônica de São Paulo e no Teatro Municipal fazendo o que foi considerada uma verdadeira aula sobre a influência do frevo em outros ritmos brasileiros e como também como várias música acabam por gerar frevos magníficos. Gente, difícil falar no que vi. Recomendo e alerto para que deixem os ouvidos apurados e preparem-se para não se levantar porque vão assistir embevecidos do princípio ao fim.

* Alerta para os assuntos que estão sendo levantados em todo o mundo em relação às questões do meio ambiente porque realmente os perigos do desprezo pelo tema são muito maiores do que imaginamos. A questão, por exemplo, do derretimento de enormes icebergs podem provocar o aumento de mais de um metro nos oceanos e em menos tempo do que podemos imaginar. É evidente que dá para imaginar o que pode acontecer com litorais em todo o mundo incluindo o nosso, claro! O ressecamento de imensas regiões e os desmatamentos são um dos motivos que vão levar a tal situação.

POR AÍ AFORA


# Temos que nos preocupar com este mundo louco que vem mostrando as garras, buscando guerras, buscando fazer voltar enormes infortúnios que muitos nos causaram como a Primeira e Segunda Guerra, além de outras como a do Vietnam e as de menor performance? Será que esse déspota chamado Pútin não enxerga que é chegada a hora da paz? Que é chegada a hora de buscar uma neutralidade mundial, de darmos as mãos, de buscarmos perspectivas comerciais e de paz? Parece que, depois que a Rússia deixou de liderar a antiga União Soviética ficou procurando encontrar um meio de se mostrar perante o mundo. Encontrou. Mas um dia, quem procura acha.

# O tratamento psicológico não é garantia absoluta" de que os abusadores sexuais não reincidam no crime, alertou a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos de Portugal, para quem a aposta deve ser na prevenção e na educação das potenciais vítimas. Renata Benavente, psicóloga lusa disse que existe tratamento para abusadores sexuais, com técnicas específicas para que estas pessoas não voltem a reincidir na prática criminal e naquele tipo de comportamento. Segundo a responsável, apesar de não existir um perfil específico de abusador, a partir do momento em que se detecta que há esta tendência ou que houve já a prática deste tipo de atos, é possível desenvolver nestas pessoas competências que impeçam que voltem a praticar abusos relativamente a crianças ou jovens.

# A rainha consorte Camilla vai usar a coroa da avó de Isabel I, a rainha Mary, na cerimônia da sua coroação e do rei Carlos III no dia 6 de maio, anunciou ontem o Palácio de Buckingham. A coroa estava na Torre de Londres, que expõe outras joias da monarquia britânica e de onde foi retirada para algumas alterações, informa o comunicado. Será "a primeira vez na história moderna que uma coroa já existente será utilizada na coroação de um consorte, em vez de ser encomendada uma nova”, afirmou o palácio de Buckingham.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399