Edmilson Teixeira

Atalaia

Edmilson Teixeira 10 de fevereiro de 2023

Como estratégia de manter seu nome vivo politicamente é que o ex-prefeito de Atalaia, Chico Vigário praticamente todos os dias posta em suas redes sociais, fotos suas com momentos marcantes de seu último governo. No caso, fotos registradas durante as inaugurações. “Então recordar é Viver” esse é o tema de suas postagens. “Quem aí recorda desse momento? O Terminal Rodoviário José Arnaldo Rêgo Filho no Bairro Nova Olinda contou com uma ampla reforma, novas instalações e moderna estrutura!” Essa foi a postagem de ontem, quinta-feira.

Balanço


A terceira etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica, encerrada no último dia 31, em Alagoas, imunizou mais de 110 mil animais contra a doença. A etapa fez parte do projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica, do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos, lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, contando com o apoio da Adeal.

Balanço II


A terceira etapa teve início em 28 de novembro de 2022 e percorreu 5,5 mil granjas suínas de Alagoas. As vacinas aplicadas nesta etapa foram adquiridas pelo Mapa e a aplicação das doses foi realizada por 67 vacinadores contratados pela iniciativa privada. Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante tiveram custo zero para todos os criadores.

Palmeira dos Índios


As prévias carnavalescas de Palmeira começaram pra valer na quarta-feira com a presença do Bloco do Povo, que arrastou os foliões com o Trio e Banda Asas da América, de Pernambuco. Já ontem, o Bloco do Povo foi arrastado pelo grupo baiano É o Tchan! e, no próximo domingo, a festa ficará por conta de Chicabana, também da Bahia. Para incrementar a folia, toda quarta-feira e aos sábados, a Orquestra Municipal Graciliano Ramos vai fazer muito frevo no Calçadão do Comércio e em vários pontos da cidade, até o fim da festa de Momo.

Sobra de caixa


Por falar em Palmeira dos Índios, ontem a Prefeitura efetuou o pagamento do segundo rateio da Educação. O montante foi de R$ 1.008.808,50 (um milhão, oito mil, oitocentos e oito reais e cinquenta centavos) destinado aos servidores efetivos da área. O dinheiro é uma sobra levantada pelo sistema financeiro e contábil do município, com a Secretaria Municipal de Educação, referente ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Coruripe


Terminou ontem em Coruripe depois de dois dias seguidos, a 5ª Edição do Projeto CREA Até Você, evento comandado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Houve palestras, atendimentos e cursos para profissionais da área e autoridades públicas. O tema de ontem foi: “Segurança de Barragens”. A iniciativa busca alertar e conscientizar autoridades públicas, profissionais e empresários para trabalhar com ações preventivas em se antecipar ao período chuvoso.

Japaratinga


Uma iniciativa louvável feita pela Prefeitura de Japaratinga promete neste período carnavalesco enaltecer a economia dos artesãos da cidade. Trata-se da II edição do ‘Artesãos na Folia’. O evento promete gerar uma renda extra aos fazedores de arte nesta sexta e amanhã. E para fazer jus ao nome da feira, amanhã, uma orquestra vai animar os artesãos e visitantes com muito frevo e marchinhas de Carnaval.

Delmiro Gouveia


Nota de protesto circula nas redes sociais dando conta de que: “A Usina de Angiquinho (situada em Delmiro) pede socorro, está hoje abandonada, um patrimônio nacional que foi tombado pelo IPHAN e que se encontra fechado. Isso é uma vergonha nacional! Até quando vamos ficar em silêncio, pois já está fechada há mais de sete anos, e isso não pode continuar! É triste vê o silêncio de todos os órgãos governamentais, estados, municípios nesse momento de abandono da Usina Angiquinho!”

Delmiro Gouveia II


Diz ainda: “ É a história de Delmiro Gouveia, a história da primeira usina hidroelétrica do Nordeste e hoje se encontra fechada pelo desprezo de quem deveria pela sua manutenção! Vamos fazer chegar aos responsáveis nosso grito pela reabertura desse patrimônio histórico nacional que é a usina de Angiquinho!”

Delmiro Gouveia III


Sobre tal descaso do poder público com a Usina de Angiquinho, o deputado estadual Inácio Loiola, membro da Academia Brasileira de Letra e Arte do Cangaço, em contato com a nossa Coluna, afirmou que está compartilhando esse texto, por achá-lo muito pertinente, concordando com gênero, número e grau. “Trata-se de um problema cultural desse nosso Brasil; pois a cultura é a base, é o alicerce!” disse.

Penedo


Junto com seu filho que é diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB) cumpriu uma extensa agenda de trabalho durante esta semana em Brasília. Foi tratar sobre a questão da ponte Penedo/Neópolis, defender a permanência da 5ª Superintendência Regional da Codevasf em sua cidade, além de solicitar emendas para áreas como a Saúde, Educação e Infraestrutura, por exemplo.

Educação


O ano letivo de 2023 começa, oficialmente, na quinta-feira da semana que vem, em toda a rede estadual de ensino. A portaria contendo o calendário escolar, bem como as matrizes curriculares, foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial do Estado. Antes, porém, a Secretaria de Estado da Educação vai mobilizar os profissionais da rede para mais uma jornada pedagógica.