Bartpapo com Geraldo Câmara

O DIFÍCIL É IGUALAR AS DIFERENÇAS

Bartpapo com Geraldo Câmara 10 de fevereiro de 2023

Discutir, bradar, falar, conversar, convencer, argumentar, tudo válido quando existem diferenças entre os seres humanos e é claro que elas existem em todos os lugares e em todos os momentos da vida. O homem nasce aprendendo no dia a dia que é diferente do seu semelhante – que ironia – e se assim não fosse, onde existiriam o crescimento, a competição, os diversos tipos de trabalho, isto sim sendo consequência de diferenças que são criadas por berço, por educação, por compleição física, por tantos fatores, mas que formam uma grande igualdade que é o mundo em si.

O que seria do mundo se não existissem as diferenças entre as pessoas e seus trabalhos? O que seria, se não existissem operários, agricultores, trabalhadores domésticos, garis? O que seria do mundo se fosse habitado apenas por educadores, cientistas, homens e mulheres ricos? Quem cuidaria dos hotéis, das diversões, do dinheiro que circula, das mercadorias que são vendidas? E vendidas, por quem? Este é o melhor jogo do mundo se puder ser exercido de maneira civilizada sabendo que nós todos precisamos sempre uns dos outros, de todas as maneiras e em todas as ocasiões.

Dá pena, se for esta a palavra, mas acho que é bem mais forte quando você analisa a empáfia de um lado e a subserviência de outro. Um querendo provar ao mundo que é superior, que tudo pode e que os seus semelhantes sempre serão inferiores. O outro não tendo a necessária força para mostrar que o seu trabalho é em seu favor para ganhar seu sustento, mas em favor do outro que recebe os serviços que julga não poder fazer. É exatamente aí que as diferenças começam a surgir; que os necessitados se subjugam e os mais abastados, nem todos, fazem valer o seu poder econômico ou de posicionamento social.

A formação de uma sociedade se faz ou se transforma geralmente com exemplos colhidos de passados não muito distantes, mas deveria ser formada com o melhor dos exemplos, com vistas ao futuro, com formações adequadas e comparativas mostrando sobretudo às crianças o que é justo e o que é despropositado para o futuro. E podem ter certeza de que o jogo das diferenças, se bem jogado é absolutamente correto para a formação das comunidades e dos diversos núcleos, mas se não o for cria as maiores distorções no sistema e impulsiona o racismo, o desprezo pelos menos favorecidos, a intolerância em todos os sentidos.

Pode ser utópico, mas são elas, as diferenças que podem favorecer o crescimento do mundo, da educação como um todo, da formação do caráter e tudo o mais que seja importante para a vida. Porque é com elas que podemos aprender mais, nos educar melhor e fazer com que todos possam trocar limitados e ilimitados conhecimentos e experiências somando sempre para um mundo melhor, mais dinâmico e sobremodo mais compreensivo. Fiquem certos, os mais privilegiados, que todos nós um dia aprendemos e podemos aprender algo de útil com quem nem sonhamos em chegar aos pés deles. E isto me lembra um rico homem no Rio de Janeiro que gostava de ver e de aprender o que seus empregados faziam e por conta disto, uma vez, perdido na selva conseguiu se salvar por ter aprendido uma série de coisas que jamais imaginaria ter que usar. Foram os conhecimentos adquiridos com os de classe mais humilde que o fizeram superar obstáculos e voltar à vida.

Não quero me alongar neste texto. Apenas pedir que o leitor, a partir dos conceitos acima exercite o pensamento e, se já não o faz, busque o valor de cada qual, inclusive o seu, exatamente na prática das diferenças. Pode ser que assim, o mundo venha a ser mais igual e melhor.

FOTONOTAS



BRUNO TOLEDO
– O jovem parlamentar, deputado estadual reeleito com tranquilidade e já ocupando na mesa o lugar de vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas tem um futuro definido e promissor e segue a mesma linha da família vencedora, exercendo política de alto gabarito. Bruno tem um belo “jogo de cintura” para lidar com a função levando em consideração seus princípios morais e profissionais, dos quais não arreda o pé, o que é muito bom para esse estado renovado e em desenvolvimento.

LUCIANO BARBOSA - O atual prefeito de Arapiraca, que conheço bastante e de muitos “Bartpapos”, sempre soube se esmerar na condução de suas missões e nos mais importantes cargos que ocupou. Hoje como prefeito, ontem como ministro, vice-governador, secretário de educação e tantas outras missões que lhe foram confiadas. Luciano é uma figura de finíssimo trato, amigo em todas as horas e que cativa a todos que com ele lidam. Pode esperar porque ele não para e o futuro a Deus pertence, mas o prefeito de hoje pode ser o muito de amanhã.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Mãe a gente conhece primeiro por dentro. Por isso quando nascemos já a amamos tanto.

ALERTAS DO DIA


* Próxima semana, na qualidade de diretor de comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas estarei no Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil que será realizado em Florianópolis. Levando a equipe da TV Cidadã para cobertura de nossa participação no Congresso e posterior divulgação. O presidente e o vice-presidente de nossa instituição, respectivamente Conselheiros Fernando Toledo e Otávio Lessa, também se farão presentes, porquanto são absolutos participativos e inerentes aos processos de divulgação que têm sido de suma importância para a sociedade alagoana.

* “Declaramos as 10 províncias atingidas por terremotos como uma Área de Desastre que Afeta a Vida em Geral. Pelo poder que nos é conferido pelo Artigo 119 da Constituição, decidimos declarar estado de emergência para operações de busca e salvamento e os enormes esforços devem ser realizados rapidamente”, disse o presidente da Turquia em entrevista coletiva no Centro de Coordenação de Informações do Estado.“A gravidade do desastre e do que experimentamos torna imperativa a implementação de medidas extraordinárias”, disse ele.

* No último dia 7 de fevereiro foi comemorado o dia do Gráfico. Essa profissão fantástica que permite que possamos ler e nos atualizar com todos os assuntos através de jornais, de livros, de folders, de “out-doors”, de tudo o que a vista alcance e esteja impresso. Os gráficos são a continuação do fantástico Gutemberg que inventou a imprensa ainda em meados do Século XIV e daí para adiante permitiu que pudéssemos ter uma melhor visão do mundo em que vivemos. O nosso Tribuna Independente está aqui, pujante, vibrante ainda no papel fazendo com que nos lembremos sempre do importante papel do gráfico alagoano. Nossos parabéns e agradecimentos pelo seu dia.

* Estamos em pleno carnaval. Aliás, a folia tomou conta de Alagoas desde o mês de janeiro e nada como deixar aqui o alerta para que os foliões tomem cuidado com os assaltantes de plantão, com os acidentes de carros, com o excesso de bebidas alcoólicas. Claro que nem precisa dizer que o alvo principal dos ladrões é o celular. Então, alerta para isto e coloque o precioso aparelho em lugar estratégico e fora da vista do espertalhão. Na verdade, carnaval é a festa do povo, mas é exatamente nessas festas que tristezas acontecem. Portanto, “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

POR AÍ AFORA


# O saldo do terremoto na Turquia está atualmente estabelecido em mais de 10 mil mortos e algo em torno de 50 mil feridos na Turquia e Síria, segundo dados comunicados pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan. Na Síria, milhares de pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas em áreas do governo, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados pela agência oficial de notícias Sana. Os Capacetes Brancos, equipes de resgate que estão em áreas rebeldes, relataram muitos mortos e milhares de feridos, acrescentando que esta avaliação continua provisória.

# Uma rede de cafetões que exploravam prostitutas chinesas em apartamentos em toda a França foi desmantelada em meados de janeiro, informou a AFP na sexta-feira à polícia judiciária e a uma fonte judicial. Segundo esta última fonte, oito pessoas foram indiciadas a 13 de janeiro neste inquérito judicial aberto em fevereiro de 2022, designadamente por prostituição agravada, tráfico de seres humanos e auxílio à residência irregular, tudo em quadrilha organizada. Sete deles foram presos, segundo a fonte judicial.

# A situação do jogador brasileiro Daniel Alves segue bastante complicada para sua defesa na Espanha contra a acusação de agressão sexual que pesa sobre ele. O jornal La Vanguardia, de Barcelona, afirma que uma das duas jovens que acompanhavam a vítima da suposta violência sexual - uma prima da denunciante e uma amiga em comum - relatou, em depoimento à polícia, um comportamento violento por parte do lateral-direito na noite de 30 de dezembro. Antes da suposta agressão no banheiro da casa noturna, o jogador já teria abordado uma acompanhante da vítima apalpando suas partes íntimas.

A
TÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no “canal Bartpapo” ou “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399