Roberto Baia

Briga de gente grande

Roberto Baia 03 de fevereiro de 2023
Briga de gente grande
Renan Calheiros, Renan Filho e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. - Foto: Divulgação

A queda de braço entre os senadores Renan Calheiros, Renan Filho e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, tem como cenário do duelo a Câmara Municipal da maior cidade do interior alagoano. São dez vereadores “armados até os dentes” e dispostos a chupar o sangue do chefe do executivo arapiraquense, que outrora já foi carne e unha do estrategista Renan Calheiros, pai.

Ânimos aflorados


E como não poderia ser diferente, a pendenga foi parar no Tribunal de Justiça de Alagoas que entre uma decisão e outra vai aflorando os ânimos dando margens a interpretações equivocadas, colocando ainda mais água no caldeirão efervescente.

Decisão judicial


Vejamos: Em sentença publicada na terça-feira (31), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, julgou procedente a ação dos vereadores Léo Saturnino e Fany Gabriela contra o edital publicado no ano passado e suspendeu os atos praticados na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Arapiraca.

Nezinho dançou


Ainda na decisão, o desembargador Fernando Tourinho determinou, por lei, que o vereador mais votado, no caso Rogério Nezinho (MDB) assuma a presidência da Câmara de Vereadores de Arapiraca pelo período de 30 dias, até que um novo edital para eleição seja publicado em conformidade com a legislação e uma nova mesa diretora assuma a presidência do Poder Legislativo Municipal.

Thiago ML reeleito


Para surpresa geral, os 10 vereadores que formam o grupo de oposição aumentaram o tom e contrariando decisão judicial, se reuniram na noite de quarta-feira (1º) na sede do parlamento e reelegeu Thiago ML para o biênio 2023-2024. Em release enviado a imprensa, a assessoria da Câmara informou que “a realização do pleito atendeu à decisão do presidente do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho”.

Briga de titãs


E os alagoanos assistem, atônitos, o desenrolar desse confronto que pelo jeito só deve parar com o nocaute de um dos adversários. Como é de domínio público, os Renans alegam que foram traídos duas vezes pelo antigo aliado e que agora não tem perdão. E, vão mesmo para o tudo ou nada. É de fato uma briga de titãs, que se enfrentam com armas poderosas, envolvendo nesse jogo alguns profissionais de imprensa que se embrenharam na briga a mando dos magnatas dos meios de comunicação.

Não é um “Zé Ruela”


As armas - Luciano tem uma bagagem magnifica e não é um “Zé Ruela” qualquer: Foi secretário municipal de Arapiraca de Saúde e Finanças, secretário estadual de Educação, foi vice-governador, está no terceiro mandato de prefeito e já foi ministro da Integração Nacional, indicado por nada mais nada menos do que Renan Calheiros. Barbosa garante que não abre nem para um trem, carregado de dinamites com um maquinista maluco fumando charuto cubano. E deixa claro que acredita na lei e na ordem.

A razão da briga


Já os senadores Renans estão para lá de fortalecidos, com o apoio imprescindível do Governador Paulo Dantas que foi preterido por Luciano nas últimas eleições. Barbosa abraçou a candidatura do enigmático senador Rodrigo Cunha para o Governo de Alagoas, causando embaraços no grupo político liderado por Calheiros. Dantas cansou de pedir apoio a Barbosa que sempre lhes deu um não com todas as letras, alegando compromisso para eleger o filho Daniel Barbosa deputado federal, como de fato aconteceu.

A casa pode cair


Se olharmos atentamente para os fatos, podemos dizer que esse atrito é digerível até o momento. A preocupação, no entanto, é que sentindo o nocaute, o que significa a destruição total - política e pessoal, resolvam abrir o jogo sobre o oponente.

Aí, caro leitor, é se preparar para uma situação inimaginável que, se de fato chegar a esse ponto, o caldeirão deve explodir e como uma caixa de pandora revelar segredos guardados a sete chaves. É tudo o que a imprensa nacional deseja. E, como um bom alagoano, este colunista, nascido em Pão de Açúcar e criado entre as cidades de Maceió e Arapiraca, não acredita nessa hipótese.

Valei-me Nossa Senhora


No momento, é juntar as mãos e os pés e pedir a Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, para iluminar a cabeça desses políticos, que já foram amigos, para que em nome do Estado de Alagoas optem pelo bom senso e olhem para nosso povo sofrido que carece de bons gestores e não gladiadores.


... Na manhã de ontem, a Polícia Federal deflagrou a Operação Utlagatus com o objetivo de aprofundar investigações relacionadas a fraudes em requerimentos de posse e porte de arma de fogo apresentados à Polícia Federal em Alagoas.

... Cerca de 160 policiais federais deram cumprimento a 40 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, expedidos pela 2ª Vara Federal em Maceió, nas cidades de Maceió, Rio Largo, na Região Metropolitana, Arapiraca, Maragogi, Penedo, Batalha, Craíbas, Olho D’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Garanhuns, em Pernambuco, São Francisco, em Sergipe e São Paulo.

... A investigação teve início a partir da identificação de indício de fraude documental em procedimentos que determinado despachante atuava.