Roberto Baia

Verdadeira “lambança”

Roberto Baia 02 de fevereiro de 2023
Verdadeira “lambança”
Vereador Thiago M - Foto: Divulgação

O vereador Thiago ML está sendo acusado de promover uma verdadeira “lambança” no Poder Legislativo arapiraquense. Na terça-feira, 31, a Câmara de Arapiraca publicou Edital de Convocação n° 002/2023, chamando todos os vereadores para a eleição da Mesa Diretora nessa quarta-feira, 

A convocação, no entanto, contraria decisão do Tribunal de Justiça que assegura que “a fim de evitar a acefalia do Poder Legislativo Municipal, resta reconhecer que deverá assumir a Presidência do órgão, em caráter provisório, o vereador mais votado da Legislatura em curso, no caso o vereador Rogério Nezinho.

Ação dos vereadores


Vamos aos fatos: Em sentença publicada na terça-feira, 31, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, julgou procedente a ação dos vereadores Léo Saturnino e Fany Gabriela contra o edital publicado no ano passado e suspendeu os atos praticados na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Arapiraca.

Novo edital


Ainda na decisão, o desembargador Fernando Tourinho determinou, por lei, que o vereador mais votado, no caso Rogério Nezinho (MDB) assuma a presidência da Câmara de Vereadores de Arapiraca pelo período de 30 dias, até que um novo edital para eleição seja publicado em conformidade com a legislação e uma nova mesa diretora assuma a presidência do Poder Legislativo Municipal.

Renunciou ao cargo


Rosiana Beltrão renunciou ao cargo de presidente da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, e quem assume a presidência é o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley. O gestor ficará no cargo por mais dois anos. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, realizada na terça-feira, 31, convocada pela presidente Rosiana Beltrão, que disse que sua renuncia é por questões de foro íntimo.

A prefeita de Feliz Deserto, ao entregar sua carta de renúncia, destacou a importância da AMA para valorização dos municípios alagoanos e disse que vai continuar apoiando as lutas municipalistas.

Novo presidente


Segundo o artigo 57 do estatuto da AMA, em caso de vacância do cargo, o Conselho Deliberativo tem a responsabilidade de eleger o novo presidente. O Secretário Geral, prefeito de Campestre Nielson Mendes conduziu a reunião, com base no artigo 25 do estatuto, que contou com a participação do Conselho Deliberativo composto pelo conselho fiscal e todos os coordenadores regionais.

Eleito por unanimidade


Os membros do Conselho Deliberativo sugeriram o nome do prefeito Hugo Wanderley, um gestor municipalista que fez um grande trabalho a frente da Associação. O nome foi aceito por unanimidade dos presentes que o proclamou presidente para o biênio 2023/2024. Wanderley agradeceu a confiança dos membros e ratificou a missão de promover a defesa e o desenvolvimento das pautas municipalistas e o fortalecimento dos municípios alagoanos.

Violência em Arapiraca


Em nota divulgada na imprensa ontem, a Agremiação Sportiva Arapiraquense, repudiou as cenas de selvageria e violência sofridas por um torcedor do clube, protagonizadas por homens vestidos com camisas do Clube de Regatas Brasil (CRB) e de uma das organizadas identificada como Comando Vermelho, logo após a partida entre o ASA e CRB, pelo Campeonato Alagoano, na noite de terça-feira, 31, em Arapiraca.

Ação filmada

Imagens de câmeras de segurança flagraram o exato momento em que, de forma covarde e repugnante, pelo menos sete criminosos perseguem e espancam o torcedor do GIGANTE, fato ocorrido por volta das 22h45. O clube informa, ainda, que dará toda assistência médica necessária ao torcedor alvinegro e que já acionou as autoridades para que os agressores sejam identificados e punidos severamente dentro da lei.

Segurança no trânsito


Para garantir a segurança no trânsito durante a chegada dos cavaleiros e amazonas que trazem a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, a Prefeitura de Arapiraca, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai instalar barreiras para impedir o tráfego de veículos em 27 ruas ao longo do trajeto da cavalgada a partir das 14h desta quinta-feira, 2.

Barreiras de segurança


Serão empregados 22 agentes de trânsito, sete viaturas e quatro motocicletas. A ação contará também com o apoio de 110 agentes da segurança municipal. As barreiras serão colocadas desde a concentração e saída da cavalgada na Igreja Santa Rosa, na Massaranduba, seguindo até a Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro de Arapiraca.



... Na manhã de ontem, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Arapiraca, inaugurou o novo prédio de alojamentos do pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).

... Na cerimônia, foi prestado reconhecimento aos Veteranos que atuaram no pelotão durante os primeiros anos de implantação na unidade operacional. Também foram homenageados empresas e empresários que ajudaram na construção do novo prédio.

... Comandante do 6º BPM, em Maragogi, o TC Eliezer Lisboa também foi homenageado na solenidade, assim como o Major Lima Lins, comandante do Batalhão de Rotam. Os oficiais eram na época dos primeiros passos para a construção do novo prédio de alojamentos, comandante e subcomandante do 3º BPM, respectivamente.