Alisson Barreto

Mais faça-se e menos não

Alisson Barreto 01 de fevereiro de 2023
Mais faça-se e menos não
Mais FAÇA-SE e menos NÃO - Foto: Alisson Barreto

Mais faça-se e menos não.


Um olhar para a gênese da criação e a percepção de muito “faça-se”.


Após a ocorrência do pecado, um mundo que – na busca pela correção – voltou-se para a incidência do “dever-ser” à base do “não”.


Com a vinda do Cristo, a recapitulação dos seres n’Aquele que é e fez, renovando o feito, recuperando os criados, libertando os cativos, em seu convite “vem”.


Superou-se a escravidão dos nãos da lei para realizá-la no sim ao vero amor. Para trocar os enganos das paixões pela realização do amor pascal.


O homem que celebrava o dia da espera – e já, muitas vezes, estava tornando-se o dia do pretexto –, passou a celebrar o dia do reencontro; da nova criação; da paixão, morte e ressurreição do Cristo.


E quanto a nós, a humanidade: prendemo-nos nos nãos ou libertamo-nos no sim a Cristo. Escravizaremo-nos com leis limitantes e rente a ela morreremos ou viveremos no Princípio que nos liberta e é a Vida?


Há (1) os que vivem tão perto da morte e da escravidão que sem as regras das leis se perdem em suas ignorâncias e (2) os que vivem tão bem o Amor que cumprem os princípios que os une n’Aquele que é o Princípio e o Fim. Os que se avizinham da morte, sem as limitações das regras da lei, marcham para a morte interior. Os queencontram em Cristo o Caminho, abrem asas e voam no princípio do amor que liberta.


Bom é se ver despregado das amarras corruptivas do ser, na liberdade de se encontrar a realizar-se nos princípios que realizam o amar.


Bom é ver se multiplicar um eco nos corações: mais faça-se e menos não. Deixe que se façam no amor, que se realiza na verdade e na justiça, no ir ao encontro do outro e cristificar-se.


Bom é viver a vida cristocentricamente, na leveza que é em Cristo estar.


A recordar o faça-se a luz, façam-se as estrelas; que, na luz de Cristo, brilhem clarões de amor neste mundo que precisa acendê-lo.


A cada dia o seu sim, o seu fazer-se, o vencer, o amar, o bem recordar, o agradecer, a cada dia o seu faça-se segundo a Palavra de Deus.


Amar, a cada dia, a amar; pois o amor se faz amando e é nesse caminho que se encontra a felicidade. Amar e deixar-se guiar pelo Amor. Amar e, no Amor, fazer-se.