Roberto Baia

Festa da Padroeira

Roberto Baia 01 de fevereiro de 2023
Festa da Padroeira
Prefeito Luciano Barbosa participou da missa campal na cidade pernambucana de Bom Conselho - Foto: Assessoria

O prefeito Luciano Barbosa participou, na manhã de ontem, da celebração de missa campal na cidade pernambucana de Bom Conselho, ao lado de secretários municipais, vereador Adriano Targino e dos cavaleiros e amazonas arapiraquenses.

O prefeito daquela cidade, João Lucas, também acompanhou a homilia, celebrada pelo pároco de Bom Conselho e pelo pároco de Arapiraca, padre Paulo de Melo, assistida por centenas de pessoas.

Imagem da padroeira


Após a celebração religiosa, os cavaleiros e amazonas saíram de Bom Conselho trazendo a imagem da padroeira em cortejo organizado pela Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa).

Pelo vigésimo ano seguido, o povo de Arapiraca refaz o trajeto do fundador de Arapiraca, Manoel André, no ano de 1864, trazendo a imagem de Nossa Senhora de Bom Conselho até a Capital do Agreste.

Tradição religiosa


A cavalgada em homenagem à padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, acontece desde o ano de 2003, e faz parte da tradição religiosa e demonstração de fé da comunidade católica do município.

A programação das festividades em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho foi aberta oficialmente no último dia 24.

Reprodução simulada


A Polícia Científica de Alagoas realizou na tarde de ontem, a reprodução simulada do caso Danilo Fernando da Silva. O exame pretende esclarecer fatos e tirar dúvidas das investigações do inquérito policial que apura a morte do adolescente, que na época da ocorrência, ocorrida em novembro de 2021, tinha apenas 17 anos.

Participaram da reprodução


Seis peritos criminais do Instituto de Criminalística de Alagoas participaram da reprodução, entre eles o próprio perito-geral do órgão Manoel Melo Filho. Também foi utilizado na reprodução vários equipamentos de última geração e até um drone para reconstruir a dinâmica do evento que culminou no óbito de Danilo Fernando.

Apoio importante


O início dos trabalhos foram as 14 horas, com concentração no posto Espírito Santo, as margens da rodovia AL-115 em Arapiraca. A equipe do IC contou com apoio de equipes da Delegacia de Homicídios e da Regional de Arapiraca, como também de policiais militares do 3º Batalhão e integrantes da SMTT do município de Arapiraca. A missão foi chefiada pelo perito criminal José Adriano.

Descarte irregular de lixo


O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ingressou com uma ação civil pública contra o município de Cajueiro após a constatação de descarte irregular de lixo em propriedade privada. Na ação, o órgão solicita que a justiça determine a retirada do lixo do local, a apresentação de projeto de restauração do ambiente afetado e a apresentação de projeto de aterro sanitário, medidas a serem adotadas em até 90 dias, com multa diária de R$ 2 mil a contar do inadimplemento.

Pediu esclarecimentos


O promotor de Justiça Frederico Monteiro explica que o MP enviou ofício à Prefeitura Municipal em dezembro de 2022 pedindo esclarecimentos sobre denúncia de descarte irregular de lixo em propriedade privada na Comunidade Luango. No documento, o Ministério Público solicitou a suspensão imediata do descarte do lixo e a limpeza do terreno em até 72h.

Não fez a limpeza

Em ofício, a Prefeitura informou não ter conhecimento do fato e afirmou ter feito a limpeza. Porém, em visita ao local, o MP constatou que continuaram a descartar lixo na propriedade e, segundo moradores, a limpeza não chegou a ser feita pelo Município. (Com MP/AL).


... A Prefeitura de Arapiraca não tem economizado forças para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal.

... A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu ampliar o número de equipes atuando no município e, agora, as Unidades Básicas de Saúde do Povoado Laranjal, Conjunto Habitacional Vila Aparecida e bairro Verdes Campos contam com dentistas para atender aos usuários do SUS.

... A iniciativa foi uma orientação do prefeito Luciano Barbosa que coloca Arapiraca como uma das poucas cidades de médio porte – mais de 50 mil habitantes – a ter uma cobertura de saúde bucal a quase 90%.