Edmilson Teixeira

Delmiro Gouveia

Edmilson Teixeira 01 de fevereiro de 2023

Com o aumento dos riscos de crianças e adolescentes serem expostos aos casos de abuso e exploração sexual, durante esse período do Carnaval, a Prefeitura por meio de seu Conselho Municipal da Criança e do Adolescente aprovou em reunião, a campanha de enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Proteger, respeitar e garantir" é o tema da campanha. “É necessário mobilizar o máximo de pessoas possíveis para conscientização sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação de direitos das crianças e adolescentes”, disse a prefeita Ziane Costa.

Delmiro Gouveia II


Por falar em Delmiro, o ex-prefeito Lula Cabeleira será um dos agraciados nesta sexta-feira, 3, em Maceió, com a Comenda Zumbi dos Palmares. Trata-se da maior honraria da Polícia Militar de Alagoas, concedida para personalidades civis e militares que ao longo dos tempos contribuíram com a instituição. O título será entregue a partir das 16h na Academia da própria PM/AL, no Trapiche da Barra, em meio às festividades dos 191 anos da corporação.

Parlamentar


Assessores asseguram que a defesa das pautas municipalistas; do incentivo à geração de emprego e renda; do desenvolvimento socioeconômico; de uma melhor qualidade de vida, fixando de forma sustentável às famílias no campo; e a estratégica defesa das políticas públicas em todas as áreas para as pessoas mais vulneráveis em geral, estão na pauta de trabalho do novo deputado estadual Fernando Pereira. Ele toma posse nesta quarta-feira, na ALE/AL.

Parlamentar II


Ex-prefeito de Junqueiro por dois mandatos, ex-secretário de Estado de Assistência Social e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o empresário e agropecuarista Fernando é irmão dos ex-deputados estaduais Joãozinho Pereira (atual superintendente da Codevasf em AL) e Jó Pereira, e da ex-prefeita de Campo Alegre e ex-presidente da AMA, Pauline Pereira.

Arapiraca


Uma ação realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina do Campus Arapiraca da UFAL pretende ajudar estudantes com algum tipo de deficiência (visíveis ou invisíveis), doenças crônicas incapacitantes ou TDAH a se sentirem melhor incluídos dentro da Universidade. Um formulário está sendo distribuído, pois os estudantes têm até esta sexta-feira, 3 , para entregar todos dados sobre suas saúde.

FPM


A decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, de determinar que a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) leve em conta os coeficientes adotados a partir de 2018 já produz efeito sobre o repasse que as Prefeituras receberam na última segunda-feira. Os 863 municípios em todo Brasil que tiveram suas populações "rebaixadas" voltam ao status que lhes garantia mais recursos antes da decisão do TCU, derrubada pelo STF. Já as cidades que subiram de faixa populacional com os dados preliminares do IBGE passam a receber menos.

Barra de São Miguel


Na segunda-feira desta semana, a secretária de Estado e Assistência Social, Kátia Born, visitou a comunidade da reserva ambiental de Palatéia, no município da Barra de São Miguel. Foi na missão de acompanhar de perto a realidade dos moradores que vivem em situação precária na região. A iniciativa buscou ainda estabelecer um diálogo para compreender os problemas e necessidades da comunidade e, por meio de políticas públicas, prestar assistência com enfoque em habitações e no saneamento básico do local.

Major Izidoro


A irmã do governador Paulo Dantas, Paula Dantas que é secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância foi a Major na segunda-feira, a fim de entregar 334 Cartões do Cria e 50 kits enxoval para gestantes inscritas no Programa Criança Alagoana. Lá o prefeito é Theobaldo Cintra, irmão da primeira-dama do Estado Marina Dantas. Major terra do leite está próximo de atingir 1.300 beneficiados com o maior programa de transferência de renda de Alagoas e entre os estados do Brasil, voltado à primeira infância. Para alcançar a meta, faltam mais 106 cadastros no Cartão Cria.

Ano letivo


Os estudantes novatos da rede pública estadual, tanto no interior como na capital têm até o próximo dia 2 de fevereiro para confirmar a matrícula nas escolas em que foram alocados. O procedimento é feito, exclusivamente, de forma presencial nas secretarias escolares, e é essencial para garantir a vaga do aluno na unidade de ensino.

Atalaia


Nesta quarta, Atalaia entra para seus 259 anos. Para comemorar esse momento tão importante, a prefeita Ceci preparou uma programação de aniversário bem especial para beneficiar a população com inaugurações de obras e shows com artistas locais e nacionais. Às 19h, haverá os shows da Garota Sertaneja, Avinne Vinny, Guinho Farra, Forró do Muído.

Canal do Sertão


Sobre a retomada das obras do Canal do Sertão foi que na manhã desta terça-feira (31), o secretário de Estado da Infraestrutura, Rui Palmeira, recebeu o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, e o diretor-geral da Cohidro, Wellington Lu, empresa responsável pela elaboração e execução dos projetos para as obras do Canal Adutor do Sertão.

Situação atual


Durante a reunião, o secretário Gino César informou que, hoje, cerca de mil agricultores já utilizam a água do Canal do Sertão para produzir e, em breve, com a união dos esforços da Seinfra e da Semarh, muitos outros serão beneficiados. A obra do Canal Adutor do Sertão Alagoano está dividida em cinco trechos, dos quais quatro já foram concluídos. O que resta é o trecho 5, que se estende do KM 123,4 ao Km 150, abastecendo Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores.