Roberto Baia

Situação constrangedora

Roberto Baia 31 de janeiro de 2023
Situação constrangedora
Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Campus Arapiraca, Diego Oliveira. - Foto: Reprodução

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Campus Arapiraca, Diego Oliveira, foi vítima de uma situação constrangedora rumo ao México para concluir sua pesquisa de Pós-Doutorado, na Universidade Autônoma da Cidade do México. Diego, sua esposa e os dois filhos do casal foram deportados na última sexta-feira, 27, ao desembarcar no aeroporto Benito Juárez, na cidade do México. Mesmo tendo toda a documentação exigida, o professor foi impedido de entrar no país ao passar pela imigração.

Forma arbitrária

A condução do caso, por parte da equipe de imigração mexicana, foi totalmente arbitrária. O pesquisador foi separado de sua família por mais de dez horas, ficando incomunicável. Segundo as informações, Diego chegou a solicitar uma ligação ou que as autoridades mexicanas entrassem em contato com a Embaixada ou Consulado, mas todos os pedidos foram negados pelos responsáveis pela imigração.

Cobram explicações

Diego participaria do Diplomado Internacional "Metrópolis y Salud", com outros pesquisadores brasileiros. Um grupo de 23 pesquisadores vinculados ao Centro de Estudos sobre la Ciudad divulgaram uma carta aberta cobrando uma resposta sobre o caso. “O Dr. Diego de Oliveira Souza é professor investigador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição pública no Brasil, com larga trajetória acadêmica tanto a nível de graduação como pós-graduação. Tem uma vasta produção científica, é membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, organismo pelo qual recebeu financiamento para coordenar a pesquisa Riscos e Exigências do trabalho em Enfermaria no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Alagoas”, diz trecho do documento.

Lavagem de dinheiro

Supostos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio estão sendo investigados pelo Ministério Público de Alagoas, no município de São José da Tapera. O promotor de Justiça Fábio Bastos Nunes instaurou um Procedimento Investigatório Criminal para apurar as denúncias. A portaria de instauração do procedimento foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de sexta-feira, 27 de janeiro.

Supostos crimes


O documento não cita os nomes dos dois investigados pelos supostos crimes, apenas as iniciais.
A conversão da Notícia de Fato em Inquérito Investigatório leva em consideração a necessidade “de realização de diligências imprescindíveis à investigação dos fatos”.

Está de saída

O radialista de Arapiraca Ailton Avlis, usou as redes sociais na manhã de ontem, para comunicar que após sete anos na Rádio Líder FM, ele está de saída do prefixo.
Ele escreveu na publicação: "Meus queridos e queridas, em função de telefonemas que venho recebendo e de contatos pelas minhas redes sociais, tenho a necessidade de mais uma vez informar que não estou trabalhando na Líder FM, canal que defendi por sete anos".
Ailton informou que em breve informará o novo local onde estará trabalhando.
Ailton tem uma carreira de sucesso e já passou por rádios como a Gazeta FM, 96 FM e Metropolitana FM.

Foi preso

A Polícia Civil prendeu um jovem, de 20 anos, foragido da Justiça, em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, acusado de estuprar a enteada de apenas 2 anos de idade, crime ocorrido em 2022, em Olho D’Água do Casado. A prisão foi realizada após um trabalho da Gerência de Inteligência Policial (Ginpol), em parceria com a Delegacia Distrital de Polícia de Piranhas (32ª-DP), coordenado pelos delegados Thales Araújo e Daniel Mayer.

Investigação policial

Com prisão preventiva decretada, o acusado estava na casa de uma irmã, quando foi preso. De acordo com a investigação policial, ele convivia com a mãe da vítima e dois filhos menores, um menino e a menina que ele abusava sexualmente.
Segundo foi apurado, a mãe das crianças se separou do acusado, mas ele continuou a visitar a residência dela, ocasião em que se aproveitava para continuar estuprando a menina. Foi a mãe quem denunciou o ex-companheiro.

Nova etapa


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que agora se chama Alimenta Brasil, foi retomado em Arapiraca depois de três anos de inatividade. A abertura oficial da nova etapa do programa ocorreu no sábado, 28, em solenidade no Ginásio João Paulo II, com a presença do prefeito Luciano Barbosa, do deputado federal Paulão (PT/AL) e secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, o Genivaldo da Fetag.

Produtores rurais

Agricultores familiares, associações, sindicatos de pequenos e médios produtores rurais também participaram do evento, juntamente com secretário, secretárias municipais e os vereadores Doutora Fany, Adriano Targino e Melquisedec Oliveira.
Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, o programa conta agora com recursos no valor de R$ 6 milhões e vai beneficiar mais de 500 agricultores familiares do município e atender 34 mil arapiraquenses.


... O Procon Arapiraca foi às ruas, na manhã de ontem, para ouvir as demandas dos consumidores e levar parte do atendimento realizado na sede ao arapiraquense que circulava pela cidade.


... A ação teve o objetivo de guiar os próximos trabalhos que serão feitos pelo órgão municipal, como as pesquisas de preço, procedimentos acerca de denúncias e também para aproximar o munícipe dos serviços.


... A ação ocorreu em pontos estratégicos do Centro, com grande movimentação de pessoas, como a Praça Luiz Pereira Lima, Praça Marques da Silva e Praça Manoel André, região popularmente conhecida como “Calçadão”. Segundo o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, estar mais próximo do cidadão arapiraquense foi o grande objetivo.