Bartpapo com Geraldo Câmara

LEIS DO CARNAVAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 27 de janeiro de 2023

Se “você pensa que cachaça é água” então está incorporado às “leis” do carnaval de ilusão, de vontades indeterminadas, de sonhos impensáveis em épocas normais, em saídas estratégicas dos problemas da vida buscando em fugas de lâmpadas mágicas exatamente a magia do sonho e da fantasia. Houve uma época bastante distante em que a festa do carnaval era uma festa de povo mesclado com todas as raças e credos sem que nenhuma distinção ofuscasse o brilho de evento tão intenso. Um evento aguardado por todos que conseguiam se divertir em blocos de rua, com máscaras ou sem máscaras, em festas de clubes, onde no máximo sentia no pescoço ou nas costas o gelado de um lança-perfume, hoje avaliado como droga e até mortal. Os sambas e frevos eram de uma simplicidade total e falavam as verdades de cada qual sem nenhuma característica de maldade, de menosprezo ou de racismo. Nada era criado para ofender ou ridicularizar o semelhante que chamava o companheiro de “negão” ou carinhosamente a bonita mulata de “neguinha”. Não havia ofensa, não havia racismo, havia carinho nas brincadeiras e nas letras de música que exaltavam uma das raças mais bonitas do mundo.


O carnaval de hoje mudou. Não existe o poético, o lúdico, não existe o romance bonito que nascia nos blocos e nos clubes e que às vezes se estendia e em outras até morria triste na quarta-feira de cinzas. Mas o amor era lindo e talvez fosse um dos maiores “motes” para que se brincasse, vejam bem a palavra era “brincar” no carnaval. Quantos casamentos surgiram depois de um amor de carnaval? Quantas histórias bonitas nunca se perderam no tempo e no espaço por abrigarem personagens que viveram um carnaval? Os trios elétricos, nada contra, começaram a dimensionar um novo carnaval a partir da década de 60, quando as músicas eletrizantes, sensuais, também deram início a um novo sistema nos carnavais de vários estados brasileiros. Carnaval espetáculo sobrou para as escolas de samba. Carnaval comercial, liberto ou libertino depende da ótica foi desenvolvido por aspectos muito mais comerciais do que lúdicos. As músicas e as danças provocadoras constituíram um espetáculo à parte que passaram a determinar as novas regras do carnaval.


Aí realmente passamos a um novo capítulo e misturamos carnaval com novos costumes, com certas regras sociais, com os chamados “assédios e ou abusos” sexuais que se multiplicam no carnaval gerando conflitos e até crimes passivos de exemplares punições. A questão racista que pode estar acontecendo em vários episódios durante o carnaval, mas que precisa ser também assimilada por todas as classes sociais e sobretudo etárias para que não se confundam alhos com bugalhos. Enfim, as regras jurídicas e sociais são outras. Muito diversas das que eram aplicadas num antigamente quando o carnaval era só alegria, integração e interação, Poderiam haver abusos? Claro que sim. Poderiam haver discriminações? Sim. Mas, garanto que eram muito menores do que as de agora e os carnavalescos realmente divertiam-se entre confetes e serpentinas num congraçamento de gente sem discriminação de qualquer tipo.


O fato é que o tempo passa. Usar de saudosismos só funciona de maneira enciclopédica e arquivista. Memória é importante, mas a mudança dos tempos também é e acompanhá-lo faz parte da vida de todos nós. Então, os bons exemplos podem ser seguidos, mas os acontecimentos, regras e situações dos dias de hoje devem ser respeitados em todos os sentidos. Dentro dos bons costumes, dentro da lei, dentro do equilíbrio que cada um de nós deve ter e manter dentro e fora do carnaval.

FOTONOTAS

 VINICIUS LAGES – Nosso ex-ministro do turismo, engajado no Sebrae há algum tempo, Vinicius, competente até dizer chega e ninguém quer que chegue vem emprestando sua experiência e seu trabalho a serviço do SEBRAE Alagoas e, agora, é guindado a diretor-superintendente daquela importante instituição privada, mas de caráter público. Sua posse aconteceu na última segunda-feira, 23 e o seu discurso foi uma aula de conhecimento global das necessidades de Alagoas e do país, principalmente no que diz respeito ao empreendedorismo, ao crescimento do micro empreendedor na economia do estado. Pode esperar porque Vinícius vai cumprir sua missão.

 CLAYTON MOURA – Pense num cara accessível, que não mede esforços para servir, que está sempre disposto a ajudar quem quer que seja. Mourinha, como é mais conhecido desde os tempos em que era presidente de entidade estudantil é absolutamente dinâmico e entusiasmado no que faz. Como coordenador da vacinação aqui em Maceió se desdobrava em muitos para que todos fossem muito bem atendidos. Acho que em boa hora o prefeito JHC o nomeou para o cargo de Secretário de Assistência Social onde já está fazendo um belíssimo trabalho. Sou seu admirador sob todos os ângulos.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


A televisão é a maior escola do mundo. Vai do lúdico ao crime com o apertar de um botão.

ALERTAS DO DIA


*
Alerta, gente, para os crimes que antes eram passados em branco e que agora são olhados, verificados e penalizados na forma da lei. Estou me referindo aos crimes de assédio sexual, de brutalidade sexual e não consensual como parece ter sido perpetrado pelo jogador Daniel Alves. Um símbolo e um ídolo do futebol mundial e que se deixa enredar em uma teia como essa e, ainda mais, fora de seu país. Está preso, inafiançável, pode ser que cumpra essa prisão preventiva até por dois anos enquanto aguarda julgamento por uma atitude impensada ou pensada mesmo, ninguém sabe. O importante é que os homens entendam que mulher não é brinquedinho de ninguém.

*
Alerta para que ninguém segure suas emoções que, na hora certa não devem ser contidas. Última segunda foi a posse dos novos presidente, vice-presidente e diretoria executiva do SEBRAE Alagoas. O cargo de diretor-superintendente que é o executivo principal da instituição passa a ser ocupado por Vinícius Lages que substitui Marcos Vieira que por 18 anos comandou a entidade. Seu discurso magnífico relembrando sua trajetória, agradecendo a tantos quantos pôde fazer, tudo foi emoção e em determinado momento o levou às lágrimas sucedidas por intensos aplausos da plateia. É o que dizemos sempre que quem não falseia se emociona e é um grande sinal de personalidade.

*
O Tribunal de Contas de Alagoas se faz presente no Congresso Internacional de Juristas que está acontecendo em Funchal, na Ilha da Madeira. E é aí que entram na programação os assuntos principais e que mostram a importância dos representantes do TCE-Al no evento. Assuntos como pobreza e desigualdade globais, conflitos armados, violência urbana, impunidade, instituições fracas, direitos humanos com questões reflexivas nas deliberações das Cortes de Contas e também no controle dos atos administrativos. Uma gama de conhecimentos importantíssimos para que o nosso tribunal exerça suas funções com as visões jurídicas mais modernas.

*
Os homens que progridem, que mostram trabalho eficiente, vivem de desafios. E esse é um alerta bastante interessante para ser analisado por cada um de nós em nossas metas de vida. O Ministro dos Transportes, Renan filho foi desafiado para em 100 dias entregar 816 km de estradas, novas, ou só pavimentadas, ou apenas consertadas e temos a certeza de que o fará. Os desafios feitos ao ser humano são compatíveis sempre com sua vontade de vencer, de mostrar sucesso, mas sobretudo de saber usar a responsabilidade como ser humano. Não foi de graça que o MDB indicou o nome de nosso senador para a missão neste importante ministério. Durante oito anos ele viveu de desafios e os foi vencendo um a um. É só esperar.

POR AÍ AFORA


# Os preços das casas em Portugal tiveram uma valorização anual de 18,7% em 2022, a mais elevada dos últimos 30 anos. Para encontrar uma variação deste nível é necessário recuar a 1991, quando os preços subiram 18,8%, afirma a Confidencial Imobiliária. É um aumento histórico. Nos anos anteriores à pandemia, quando o mercado já dava sinais de grande vitalidade, as subidas anuais dos preços das casas andavam nos 15%, lembra a consultora especializada em estatísticas do setor.
Essas informações são importantes para os desavisados aqui no Brasil que estão querendo ir morar naquele país achando que tudo são flores. Nem sempre.

# Ministro da Defesa alemão afirmou que uma decisão sobre o envio de tanques Leopard à Ucrânia "chegará muito em breve". Para já, Boris Pistorius encoraja os aliados a iniciar os treinos dos soldados ucranianos nestes veículos. A entrega deste equipamento a Kiev não trará "nada de bom" para a relação entre Moscou e Berlim, avisa o Kremlin. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que espera uma decisão em breve sobre o envio desses tanques para a Ucrânia, à medida que cresce a pressão sobre Berlim para dar luz verde ao fornecimento desta ajuda militar.

# Parece que corrupção não escolhe país em qualquer parte do mundo para acontecer. Vejam o que ocorreu agora na Ucrânia, não bastasse a guerra: “Colocadas pelo antigo regime sob as fundações do estado ucraniano, duas acusações de corrupção contra altos funcionários levaram a uma reorganização urgente do gabinete. Na terça-feira, 24 de janeiro, o vice-chefe do gabinete do presidente, Kyrylo Tymoshenko e o vice-ministro da Defesa, Viatcheslav Chapovalov, renunciaram, enquanto o vice-promotor geral Oleksii Simonenko foi demitido”. Tudo por corrupção, tá?

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399