Zenita Almeida

Saúde financeira e mental acúmulo de boletos no início do ano causa ansiedade e tira o sono de 83% dos brasileiros

Zenita Almeida 26 de janeiro de 2023

Psicólogo explica que preocupação com o pagamento das contas pode causar transtornos de ansiedade, depressão e insônia; veja quando procurar ajuda.

Ano novo, boletos de sempre. Muito além da ressaca causada pelo excesso de comidas e bebidas, o começo do ano também é marcado pela ressaca financeira, afinal, com a alta quantidade de contas a pagar, fica difícil até para dormir.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, as dívidas tiram o sono de 83% dos brasileiros inadimplentes. Mas, além da insônia, a preocupação com o pagamento das contas típicas desta época do ano, como IPTU, IPVA e material escolar, também gera outros prejuízos para a saúde mental das pessoas.

“Essa é uma fase complicada para o orçamento da casa e muita gente acaba se desesperando por não saber o que fazer. Geralmente, isso ocorre pela falta de planejamento financeiro”, comenta o psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa.

Sensação de tristeza e medo do futuro


Alterações de humor, dificuldade de concentração para realizar atividades diárias e pensamentos negativos devido aos compromissos vencidos ou a vencer, como sensação de tristeza e medo do futuro, são sintomas comuns que o acúmulo de contas a pagar pode gerar.

“Esse é um quadro que pode impactar inclusive, o desempenho profissional do paciente, afinal, se o endividamento tira a nossa a capacidade de planejar o futuro, ele também pode afetar a nossa carreira”, afirma o profissional.

O psicólogo chama atenção para a importância de procurar ajuda para conseguir começar o ano sem passar nenhum aperto – seja ele financeiro ou psicológico.

“As nossas emoções estão diretamente ligadas ao nosso sucesso financeiro. Por isso é fundamental construir o autoconhecimento e ter objetivos bem claros em relação à vida financeira. Costumo dizer que a rotina de gastos se assemelha à rotina de exercícios físicos: o cuidado com o dinheiro precisa ser periódico e sistemático”, completa.

Dicas que funcionam

Confira as dicas do psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica para começar o ano com o pé direito mantendo as contas em dia e cuidando da saúde mental:

Planeje-se no anterior e poupe pelo menos um pouco para quitar as contas que virão no início do ano;
Compras compulsivas podem ser perigosas. Antes de comprar qualquer coisa, procure analisar o que realmente importa e tente tomar decisões mais conscientes;
Observe seu padrão de gastos: qual é a primeira coisa que você faz quando o dinheiro chega às suas mãos? Se isso não for lucrativo, tente mudar;
Pessoas com uma vida financeira equilibrada têm um comportamento em comum: anotam o que gastam e sabem exatamente quanto dinheiro entra na sua conta e quando sai.