Roberto Baia

Alvo de investigação

Roberto Baia 25 de janeiro de 2023

O prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular, está sendo investigado pelo Ministério Público de Alagoas. A promotora de Justiça responsável pelo caso, Ariadne Dantas Meneses, instaurou três Inquéritos Civis contra a gestão municipal. Um dos inquéritos é sobre o pagamento de gratificações a servidores públicos que não desempenham a atividade ou recebem valores acima da categoria. .

Outros processos


Além desse, mais dois inquéritos estão sendo investigados pela Promotoria. Há denúncias de contratação irregular de servidor público, com contratos de R$ 500,00, além da utilização de veículo público para coleta de lixo para um supermercado que pertence ao prefeito Aldo. A Secretaria Municipal de Administração terá que, em um prazo de 10 dias, entregar as cópias das leis que preveem o pagamento de triênio, ajuda de custo, adicional de insalubridade, titulação escolar, atividade técnica, adicional de produtividade, incentivo Previne Brasil e curso de aprimoramento

Vai colaborar


A Procuradoria Geral da Prefeitura de Porto Real do Colégio se manifestou através de nota, em que informou que "o Município se coloca à disposição do Ministério Público para prestar os devidos esclarecimentos e o que mais for necessário, além de pontuar que as denúncias levadas ao conhecimento do Ministério Público possuem caráter meramente político eleitoral e a verdade será estabelecida".

Novos membros


O senador Renan Calheiros esteve presente no ato de filiação de novos membros para o MDB. Desta vez, sete prefeitos alagoanos se somam nas fileiras do partido que tem crescido em Alagoas e no Brasil. A sessão ocorreu na segunda-feira, 23, e teve a presença do governador Paulo Dantas. Essa é a primeira filiação conjunta do ano para o MDB, segundo as lideranças do partido, nos próximos meses o MDB filiará 80 prefeitos alagoanos.

Ampliando poder


Em 2020, na última eleição municipal, o MDB elegeu 38 prefeitos e se tornou o partido com o maior número de prefeitos em Alagoas. Hoje o partido conta com 61 prefeitos da legenda. Entre os novos filiados, está a prefeita de Atalaia, Ceci Rocha, que já vinha muito alinhada com o governador Paulo Dantas. Dois vieram do PTB: Leandro Silva, prefeito de Junqueiro, e Erivaldo Mandu, prefeito de Mata Grande. Theobaldo Cintra de Major Izidoro, e José Luiz dos Anjos, de Olho D'Água das Flores deixam o PP de Arthur Lira. Jorge Dantas, de Pão de Açúcar; Josimar Dionísio saíram do PSDB e PL, respectivamente.

Vai investigar


Após denúncias, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) irá investigar supostos desvios de recursos públicos na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A promotora do caso, Gilcele Dâmaso de Almeida Lima compreendeu a necessidade de apurar a denúncia que aponta que há um esquema de rachadinha na universidade. O processo foi aberto para esclarecimentos, caso seja comprovado o esquema, haverá abertura de inquérito civil ou até mesmo ação civil pública contra os possíveis responsáveis pelos desvios.

Negou irregularidade


A reitoria da Uneal, ao ser questionada, negou qualquer irregularidade. Segundo ela, a denúncia é sem fundamento e que a profissional responsável pelo relato tem mais de 80 processos por calúnia e difamação.

“A Uneal está à disposição para prestar qualquer esclarecimento necessário ao Ministério Público Estadual ou a qualquer organização de fiscalização, pois trabalha com transparência e responsabilidade social”, disse em nota.

Grave acidente


Na manhã de ontem, 24, foi registrado um grave acidente que deixou uma pessoa morta na rodovia AL 115 na zona rural de Igaci, no Agreste de Alagoas. De acordo com informações, a vítima identificada como Francisco Barbosa dos Santos, 65 anos, seguiam com o filho em uma motocicleta pela rodovia, e ao passar nas proximidades do Povoado Jacaré, o pneu traseiro da moto estourou. Francisco foi arremessado e morreu no local do acidente.

Sofreu escoriações

Ainda de acordo com informações, o filho da vítima que conduzia a motocicleta, sofreu escoriações e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e não precisou ser encaminhado até uma unidade hospitalar. A família da vítima mora no povoado Lagoa do Capim na zona rural de Igaci.

Inscrições para reopção


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrições para reopção, mudança de turno e reingresso. Ao todo, são 2172 vagas, sendo 99 para reingresso no semestre letivo 2023.1 e as demais 2.073 para reopção de curso ou mudança de turno. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site da Copeve. O resultado final deve ser divulgado em 16 de maio.

Mudança de turno


Para participar do processo seletivo de reopção de curso e de mudança de turno do Semestre Letivo 2023.1, é preciso ser estudante de curso de graduação da própria Ufal. O edital disponibiliza 1432 vagas para reopção e 641 vagas para mudança de turno, nos cursos de graduação do Campus A. C. Simões, Centro de Ciências Agrárias, Campus de Arapiraca (Sede - Arapiraca, Unidade Educacional de Palmeira dos Índios e Unidade Educacional de Penedo), Campus do Sertão (Sede - Delmiro Gouveia e Unidade Educacional de Santana do Ipanema). (Com assessoria).


... No próximo domingo, 29 de janeiro, a “Nata dos Músicos” voltará a desfilar pelas ruas de Penedo, após uma pausa de dois anos por conta da pandemia do novo coronavírus, e deve arrastar uma verdadeira multidão ao som de muito frevo e em clima de muita alegria.

... A Nata é um bloco onde os músicos que no carnaval se reversam por cidades da região se unem ema uma grande confraternização durante as prévias carnavalescas que agitam Penedo, transformando a cidade em um grande QG da Folia.

... A concentração do bloco será ao meio-dia na Praça São Judas Tadeu. Do local, os foliões, acompanhados de uma super orquestra percorrerão as principais ruas da cidade em direção a Orla do município ribeirinho. (Com Aquiacontece).