Edmilson Teixeira

Mata Grande

Edmilson Teixeira 24 de janeiro de 2023

Governador de Alagoas, Paulo Dantas inaugurou na última quinta, pouco mais de seis quilômetros de rodovia urbana, ocasião em que teve como grande anfitrião, o prefeito Erivaldo Mandú. "A pavimentação dessas ruas pelo programa Pró-Estrada é a realização de um sonho. A cidade está mais limpa, organizada e mais segura graças ao apoio do Governo do Estado", enfatizou emocionado o prefeito.

Mata Grande II


Para execução das obras, a Secretaria de Estado dos Transportes e do Desenvolvimento Urbano (Setrand) investiu R$ 5,7 milhões. Além das obras do Pró-Estrada, o governador assegurou a execução de outras obras no município como a conclusão em breve da Creche Cria e a pavimentação da rodovia que liga Mata Grande a Canapi.

Complicados


De Alagoas apenas os municípios de Craíbas e Igaci estão impedidos de receber transferências voluntárias da União; dinheiro de emendas parlamentares, por exemplo, ou outros investimentos em obras, por descumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Além deles, mais 10 Prefeituras brasileiras estão nessa situação. O Ministério da Fazenda informou que, hoje, cabe ao Ministério da Gestão, recém-criado por Lula, auxiliar as Prefeituras a cumprirem as regras de transparência.

Porto de Pedras


Final de semana com muita adrenalina em Porto de Pedras/AL. Num clima esportivo de bastante emoção, o município sediou pela 3ª vez a Copa Alagoas de Motocross, desta feita abrindo a temporada estadual de 2023, cuja competição reuniu seis categorias. O cenário da festa, que começou no sábado indo até o domingo, foi dotado de arquibancada com cobertura, pista padrão e toda uma estrutura da melhor qualidade oferecida pela Prefeitura local.

Gente de toda parte


“Quem prestigiou esse grande evento teve o privilégio de acompanhar emocionantemente o ronco dos motores, onde pilotos de todo Brasil e até da Espanha estiveram durante a Copa Alagoas, numa festa marcante que vai entrar para a história” comentou o prefeito Henrique Vilela. Disse que durante os dois dias, as arquibancadas ficaram lotadas em meio a muita emoção, sobretudo com uma torcida vibrante pelas seis categorias envolvidas.

Emprego


A BRK que hoje vem operando nos treze municípios da Região Metropolitana de Maceió, afirma que segue investindo no projeto de concessão em Alagoas e estima a contratação direta de mais de 130 profissionais. Desde a sua chegada, em julho de 2021, a concessionária já gerou mais de 600 novos postos de trabalho, sobretudo priorizando a mão de obra local.

Capela / Jequiá


A partir desta terça-feira, os municípios de Capela e Jequiá da Praia, localizados, respectivamente, na Zona da Mata e Litoral Sul de Alagoas, serão contemplados pelo Mutirão Pelo Cliente Todo Dia da Equatorial. Serão ofertados diversos serviços gratuitos à população, como troca de lâmpadas e geladeiras, cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai) e cadastro na Tarifa Social, que concede até 65% de desconto na conta de luz.

Piranhas


Uma ação ostensiva realizada durante a madrugada desta segunda-feira (23), em Piranhas, resultou na apreensão de uma carga roubada de cigarro, avaliada em mais de R$ 300 mil reais. Além das mais de 53 mil carteiras de cigarro, os militares pertencentes à Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES), também apreenderam uma espingarda.

Segurança


Eles concluíram o Curso de Formação de Praças (CFP), formaram-se oficialmente na solenidade ocorrida na última terça-feira (17) e agora serão distribuídos para cumprir a missão de servir e proteger em unidades operacionais da Capital e do Interior. Os 116 novos soldados da Polícia Militar de Alagoas foram recepcionados pelo comandante-geral Paulo Amorim na última quarta-feira.

Segurança II


“Os senhores completaram a formação e agora partem para o exercício da função que abraçaram. Honrem a farda, cuidem do cidadão, combatam o crime e desempenhem a missão com responsabilidade e ética. Estejam motivados e pautados pela hierarquia e pela disciplina. Desejo sucesso na carreira debaixo das bênçãos e da proteção de Deus”, disse o comandante-geral Paulo Amorim.

Educação


O novo secretário de Educação de Alagoas, o ex-prefeito de Penedo, Március Beltrão marcou presença ontem pela manhã na sede da AMA, durante reunião com os prefeitos e secretários da Educação. Beltrão enfatizou o fato de ser um municipalista o que o incentiva a manter a parceria que ele considera fundamental entre Estado, AMA e Undime. Confessou que haverá possíveis alterações no regime de colaboração, ajustes no programa do transporte escolar e um pacto nos programas já existentes e que vão continuar.

Educação II


Március Beltrão também anunciou um calendário de conclusão de creches CRIA para o primeiro semestre em 52 municípios. O cronograma do segundo semestre será anunciado brevemente. Os prefeitos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as estimativas do Fundeb ,que foram apresentadas pelo assessor técnico da AMA, Luiz Geraldo, bem como outras questões ligadas à legislação vigente que regula os repasses.