Roberto Baia

Nova Secretaria

Roberto Baia 21 de janeiro de 2023
Nova Secretaria
Secretária da Mulher e Povos Tradicionais, Aliny Costa - Foto: Divulgação

Nova Secretaria

Uma nova Secretaria marca um importante avanço para Penedo na garantia dos direitos humanos. Aliny Costa assumirá a Secretaria da Mulher e Povos Tradicionais, criada pelo prefeito Ronaldo Lopes. Aline foi, durante os mandatos de Ronaldo, secretaria de Cultura, Lazer e Juventude do município.

Trabalho reconhecido

O nome de Aliny para pasta foi levado devido ao seu trabalho desenvolvido na Cultura do município. O prefeito disse que ela vem fazendo um trabalho brilhante durante os seis anos em que esteve como secretária. Quem assume agora a Secretaria de Cultura é Maria Teresa Machado Pereira, ex-superintendente de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas. Teresa agrega muita experiência adquirida acompanhando a cultura no estado e se diz honrada para trabalhar na cultura da sua cidade.

Importante valorização


Para o prefeito, a valorização e proteção das mulheres e dos povos tradicionais são muito importantes para Penedo.

“Estou enviando para Câmara de Vereadores um projeto de lei que, após aprovado pelos parlamentares, cria essa pasta tão fundamental para o município. O combate à discriminação e também a valorização deste grupo de pessoas tem sido feito por diversos governos estaduais e até mesmo o governo federal, então Penedo não poderia ficar de fora,” explanou Ronaldo Lopes.

Nova lei


Alagoas terá, a partir do próximo dia 1º de abril, uma nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A nova legislação entrará em pleno vigor, com a revogação da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Essa mudança obrigará os municípios a se adequarem. O Ministério Público de Contas solicitou ao Tribunal de Contas a instauração dos procedimentos de fiscalização necessários à apuração dos fatos, inclusive a oportunização do contraditório e da ampla defesa aos respectivos gestores, orientando e exigindo dos municípios alagoanos a obediência à legislação.

Trabalho em conjunto

As 1ª e 4ª Procuradorias de Contas, do Ministério Público de Contas de Alagoas, tem trabalhado em conjunto e já identificou em todos os 45 municípios sob fiscalização das respectivas Procuradorias, indícios de irregularidades quanto ao cumprimento de disposições constantes na Lei de Licitações, principalmente no que diz respeito à transparência, com a divulgação mensal nos portais eletrônicos da ordem cronológica de pagamentos.

Segundo a lei, o órgão ou entidade deverá disponibilizar, mensalmente, em seção específica de acesso à informação, nos portais do próprio órgão, a ordem cronológica de seus pagamentos, bem como as justificativas que fundamentarem a eventual mudança dessa ordem.

Creche Cria no Sertão


O governador Paulo Dantas entregou na quinta-feira, 19, a 28ª Creche Cria ao município de Inhapi, localizado no alto sertão de Alagoas. O equipamento vai beneficiar 200 crianças de 0 a 3 anos, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade, recebendo investimento de R$ 4,5 milhões. Até 2024, o governo do Estado pretende entregar 200 creches Cria em todos os municípios alagoanos.

"Vamos continuar trabalhando com intensidade, velocidade e dinamismo, para que o povo do alto Sertão receba obras importantes do governo", afirmou Paulo Dantas.

Qualidade da educação


A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, destacou a importância da entrega de mais uma Creche Cria para melhorar a qualidade da educação na primeira infância. "Temos que ver os Programas do Cria como um todo. A creche assegura dignidade e segurança alimentar a essas crianças. No espaço, elas são acompanhadas, recebem uma alimentação de qualidade e participam de atividades pedagógicas, com professores especializados, garantindo o seu desenvolvimento neurocognitivo”.

Desenvolvimento escolar


A secretária executiva de Educação, Roseane Vasconcelos, acentuou a importância das creches para que as crianças tenham um melhor desenvolvimento escolar até o ensino médio. "Crianças que frequentam uma creche estarão mais preparadas para toda sua vida educacional", afirmou.

Foi preso


Depois de 20 anos foragido, foi preso na quarta-feira, 18, em Delmiro Gouveia, um homem identificado como Jailson Moreira, de 47 anos, por matar uma mulher na frente dos filhos. De acordo com informações, o crime foi cometido no Centro do município do Sertão de Alagoas em 2003, durante os festejos de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município.

Momento do crime


Ainda de acordo com informações, Maria Edjane Barbosa estava segurando um dos filhos no momento em que foi surpreendida pelos disparos de arma de fogo efetuados pelo criminoso, que foi encontrado em Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo, na quarta-feira.

A operação contou com o trabalho de policiais civis de Alagoas e de São Paulo.


... A Prefeitura de Girau do Ponciano em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a SEAGRI/AL, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, anuncia o pagamento para mais de 2.800 famílias do Garantia Safra.

... O benefício é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltado para os agricultores que sofreram a perda sistemática durante o ano de 2022, por motivo de seca ou excesso de chuvas.

O programa tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão e milho. (Com assessoria).