Roberto Baia

Aproximação política

Roberto Baia 19 de janeiro de 2023
Aproximação política
Deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

O único deputado federal arapiraquense Daniel Barbosa, que assumirá este ano o seu primeiro mandato, tem se colocado bem no cenário político neste ano. Isso se deve à aproximação do partido, PP, de Arthur Lira que também é o presidente da Câmara dos Deputados, com o presidente Lula. Vale relembrar que Daniel Barbosa foi o único dos deputados eleitos pelo partido em Alagoas a votar e a pedir voto para o pernambucano.

Ocupação dos cargos

Essa aproximação deverá ser concretizada em breve no estado com a participação do PP nos cargos federais em Alagoas. A informação foi confirmada por um deputado integrante da Frente Ampla durante uma entrevista a um portal de notícias da capital. O partido reivindica que a distribuição de cargos seja ampliada, para além das legendas de aliança, como PT e MDB. Entre os órgãos estão Anvisa, BNDES, CBTU, Codevasf, Conab, DNIT, DNOSC, DSEI, Ebserh, Funai, Funasa, Ibama, Ufal, Iphan, Incra, INSS, e outros.

Atos terroristas


Para além dos acordos entre os partidos, Daniel Barbosa tem se destacado ao se colocar em questões de interesse nacional, como o caso dos atos terroristas que visavam ameaçar a democracia. O filho de Luciano Barbosa antes mesmo de tomar posse já estava na capital do Brasil para acompanhar como o caso seria tratado. Em outros momentos, Daniel também fez posts criticando o não pagamento de bolsas da Capes no apagar das luzes do governo Bolsonaro, além de se mostrar aberto para o diálogo com as representações das sociedades alagoanas e toda a classe política.

Feiragrandense em Ministério


Índio da etnia Tingüi Botó de Feira Grande, Ricardo de Campos foi convidado pela ministra dos Povos Originários, Sônia Bone Guajajara, para compor a equipe ministerial do gabinete na capital federal.

O indígena de 38 anos, é formado em gestão de segurança pública, em gestão ambiental e territorial indígena pela PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estudou história na Uneal e é bacharelando em Direito.

Sônia Guajajara é a primeira indígena Ministra dos Povos Indígenas. Sua posse aconteceu no dia último dia 11, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Prévia carnavalesca


O vereador por Arapiraca, Fábio Henrique, homenageará Aneilson Pereira, que faleceu vítima de Covid-19 no ano de 2020. Os integrantes do Bloquinho Brasília, desfilará no próximo dia 21, na prévia carnavalesca Folia de Rua.

A organização do bloco carnavalesco é do vereador e conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e do Governo de Alagoas.

Entrega das camisetas


O parlamentar disse que a entrega das camisetas é condicionada à arrecadação de pacotes de leite em pó para doação a instituições filantrópicas do município. O bloco vai desfilar junto com três trios elétricos, Banda Cheiro de Amor, Dani Quebrança e Jéssica e Banda.

“Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa e ao deputado eleito Remi Calheiros, ao deputado federal eleito Daniel Barbosa, aos senadores Renan Filho e Renan Calheiros e ao governador Paulo Dantas pelo apoio”, frisou.

Foi preso


A Polícia Civil prendeu na terça-feira, 17, um arapiraquense suspeito de tentar matar um motorista de aplicativo e uma passageira no povoado Folha Miúda de Cima, em Craíbas, no mês de março do ano passado.

De acordo com informações da polícia, o crime contou com a participação de mais duas pessoas.

Mandado de prisão


O delegado Rômulo Andrade, titular da Regional de Penedo, afirma que o homem começou a ser investigado em dezembro de 2022, após ser localizado no bairro Senhor do Bonfim, em Penedo. Ainda de acordo com o delegado, o homem estava trabalhando como ajudante de pedreiro nos últimos tempos. Ele foi levado para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo.

O criminoso tinha um mandado de prisão contra ele, por dupla tentativa de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

Operação no Sertão


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Cacimbinhas coordenam uma operação integrada, deflagrada ontem. A operação Rios cumpre 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Dois Riachos.

Investigações

As investigações foram realizadas pelo Gaeco e pela Promotoria de Justiça do município de Cacimbinhas em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular uma organização criminosa que vinha praticando tráfico de drogas, roubo, homicídios e comércio ilegal de arma de fogo na região.

Operação Rios


Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

A operação Rios ganhou este nome em alusão às duas principais cidades da operação, que são cortadas por rios. A organização criminosa atuava com mais intensidade em Santana do Ipanema e Dois Riachos, praticando uma série de roubos e furtos, inclusive na feira do gado que é tradicional no Sertão Alagoano. Além disso, são atribuídos a este grupo criminoso alguns homicídios.


... Cerca de 400 fazedores de cultura desembarcam em Arapiraca no dia 1º de maio para participar da 6ª Assembleia Geral da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte). O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, estava previsto para acontecer em janeiro, mas foi adiado.

... Segundo o secretário da pasta de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, a assembleia foi adiada em decorrência dos trâmites da Lei do patrimônio vivo.

... “Vamos aguardar para que no momento da assembleia, a gente possa dar posse aos primeiros mestres contemplados. Nosso prefeito Luciano Barbosa é um grande entusiasta desse tipo de evento, porque envolve desde os artesãos aos mestres da cultura popular”, explicou.