Edmilson Teixeira

O transtorno indígena

Edmilson Teixeira 18 de janeiro de 2023

De Maceió a Recife apenas um pequeno trecho da BR 101 na parte que corta o município de Joaquim Gomes não é duplicado, em face da resistência de uma comunidade indígena que reside na região. Eles não permitem que o governo federal faça tal obra, alegando perigo maior de acidente na questão da travessia de pedestre de um lado para o outro. Resultado: ontem um grave acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio, deixou três pessoas feridas, justamente na área não duplicada, próximo a Aldeia Wassu Cocal. O veículo de carga capotou e ficou atravessado na pista, bloqueando a via e impedindo a passagem de outros carros. Com a palavra o novo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Marechal Deodoro


Simplesmente 38.582 candidatos estão inscritos para o concurso público de Marechal Deodoro. Pois eles vão disputar apenas 326 vagas, sendo 23 para cargos de nível fundamental, 177 para nível médio e 126 vagas para nível superior. As informações são da Fundepes e da Copeve órgãos que estão à frente da organização da provas.

Porto de Pedras


O Projeto Nossa Praia comandado pelo IMA marcou presença ontem em Porto de Pedras, na badalada praia do Patacho. A ação teve o objetivo de reforçar as boas práticas ambientais que já são desenvolvidas pela Prefeitura local, como um dos compromissos do programa Bandeira Azul. Pois as atividades tiveram apoio do prefeito Henrique Vilela, através das secretarias de Meio Ambiente e Turismo.

Porto de Pedras II


Com a participação da comunidade, a ação realizou um mutirão de limpeza, distribuição de sacolas biodegradáveis para o recolhimento de lixo para a população e, para os turistas, sacolinhas de lixocar.

Rio Largo


Ontem pela manhã o prefeito Gilberto Gonçalves comandou a cerimônia de posse de 20 candidatos aprovados no último concurso público do município. “Vocês chegam para somar esforços e melhorar ainda mais a qualidade do atendimento aos cidadãos rio-larguenses, pois desejo que juntos possamos fazer um trabalho íntegro e dedicado a todos” disse.

Penedo


O Carnaval em 2023 é no final do mês de fevereiro, mas em Penedo a folia começa bem antes. A partir do próximo domingo a alegria tomará conta das ruas da cidade ribeirinha que durante vários dias será palco de uma série de prévias carnavalescas. Trata-se do bloco “Pinheiro Folia”. O evento, realizado no Loteamento Pinheiro, promete, a partir do meio-dia, muito frevo e paredão durante todo o dia.

Era o que faltava


De autoria do deputado licenciado André de Paula (PSD-PE), atual ministro da Pesca e Aquicultura, tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir que analfabetos tirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, só pode obter o documento quem é penalmente imputável (tem mais de 18 anos), sabe ler e escrever e possui documento de identificação. Paula afirma que a regra atual é inconstitucional, pois a Constituição garante igualdade de tratamento para todos.

Alagoas


A 13ª parcela do Programa Cria, programa do governo alagoano que conta com mais de 140 mil mães inscritas em todo Estado, será paga nesta quarta-feira, 18. O pagamento simbólico será realizado em Maceió pelo governador Paulo Dantas e a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, durante solenidade no Parque Linear da Grota do Cigano, às 10h. O evento contará com ações de saúde e recreação para as crianças

São José da Laje


A prefeita Ângela Vanessa enviou para apreciação da Câmara de Vereadores um projeto de lei para destinar 60% das verbas dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) ao pagamento de docentes da Rede Municipal de Ensino. O valor corresponde a um montante de R$ 25 milhões e beneficiará um total de 200 professores contratados e efetivos, que prestaram serviços entre o período de 1998 e 2006.

Jundiá


O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, atual secretário de Jundiá/AL ministrará palestra sobre Instrumentos de Gestão: Compromisso com o planejamento local. Será nesta sexta-feira (20) das 8h às 12h, no Congresso dos Municípios Alagoanos 2023, promovido pela AMA.

Limoeiro de Anadia


O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) para o biênio 2023/2024. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (12), na Assembleia Geral realizada na sede da entidade, em Arapiraca.