Roberto Baia

Ataques terroristas

Roberto Baia 11 de janeiro de 2023
Ataques terroristas
Deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

O deputado federal Daniel Barbosa (PP), publicou um vídeo nas redes sociais repudiando os ataques terroristas registrados no último domingo, 8, onde radicais bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios públicos do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Daniel esteve na segunda-feira, 9, na Câmara dos Deputados e disse que viu de perto o rastro de destruição deixado pelos terroristas.

Líderes serão punidos


No vídeo, publicado na tarde de segunda-feira, o parlamentar cobrou que se investigue quem está financiando as ações desses grupos.

“A invasão por vândalos extremistas é inaceitável. Esses atos com características terroristas e, claramente, golpistas são organizados e financiados. Seus líderes devem ser presos e punidos. A democracia vai prevalecer”, disse o deputado.

Dantas em Brasília


Na noite de segunda-feira, 9, o governador Paulo Dantas participou em Brasília, da reunião dos governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em defesa da democracia. Dantas destacou que a resposta das instituições foi rápida e eficaz para desestruturar qualquer crescimento dos atos terroristas que destruíram partes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Ao lado do presidente, Paulo caminhou até os prédios destruídos e observou com tristeza o tamanho da barbárie promovida pelos vândalos.

Vão investigar


No encontro dos governadores, ficou definido que as instituições vão investigar para chegar até os financiadores dos atos golpistas em Brasília. Além disso, os governadores promoveram um manifesto pela democracia e união das instituições contra ações antidemocráticas e caminharam juntos entre os locais atacados nos atos de terrorismo que causaram prejuízos de milhões de reais em prédios históricos. Desde domingo, 8, cerca de 1.500 manifestantes estão presos.

Decisão liminar


Após uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a Vara Plantonista do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu uma decisão liminar, no dia 5 deste mês, que determina a interdição imediata de uma pedreira localizada em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. A liminar foi concedida a partir da operação interinstitucional da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI do São Francisco, que verificou que trabalhadores eram submetidos a condições degradantes no local.

Interdição do estabelecimento


Na decisão liminar, o juiz do Trabalho, Flávio Luiz da Costa, determinou a interdição do estabelecimento de extração mineral Mina Serra D’Água, operado pelo consórcio formado pelas empresas CVM Construtora, GL Empreendimentos e Greenville Empreendimentos, até que seja comprovado o cumprimento de todas as obrigações relativas ao meio ambiente de trabalho e indicadas em relatório de inspeção e laudo pericial elaborados pelo MPT. Caso descumpra as obrigações, a empresa deverá pagar multa diária de R$ 100 mil.

Condições precárias


Durante inspeção realizada na pedreira, a equipe do MPT verificou que as condições de saúde e segurança no local são precárias e submetem os trabalhadores a risco potencial, iminente e real de, a qualquer momento, ocorrer um acidente de trabalho. O laudo pericial elaborado pela Divisão de Perícias do MPT constatou, ao todo, 34 irregularidades que oferecem riscos aos trabalhadores da pedreira.

Encerrou as atividades


O Espaço Tuta Fest, famosa casa de eventos de Arapiraca, anunciou através das redes sociais na noite de segunda-feira, 9, o encerramento de suas atividades na cidade. Foram 25 anos de história atendendo aos mais diversos tipos de eventos, a exemplo de casamentos, festas de aniversários, shows musicais e outros.

O espaço passou por diversas mudanças, principalmente com relação à estrutura física.

O espaço Tuta Fest funcionava na Rua Expedicionários Brasileiros, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, próximo ao Cemitério Pio XII.

Ação social


Nessa quinta-feira, 12 e sexta-feira, 13, o 3º Batalhão de Polícia Militar e o 7º Grupamento de Bombeiros Militar, cujas respectivas sedes ficam em Arapiraca, se uniram ao Hospital de Amor para uma ação social.

Através da unidade móvel do hospital, o grupo vai ofertar mamografias grátis para todas as policiais e bombeiras militares lotados no 3º BPM e 7º GBM, com idades entre 40 e 69 anos.

Documentação necessária


Na quinta-feira, 12, os atendimentos serão realizados das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h. Já na sexta, 13, os exames terão início às 8h e seguirão até às 14h. É importante que as mulheres interessadas em receber o atendimento estejam portando cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.


... A Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha deu início à Colônia de Férias na segunda-feira, 9, no município de Arapiraca, com atividades lúdicas e muita animação para a garotada.

... Durante todo o mês de janeiro, a criançada poderá participar de diversas ações educacionais, aprender e se divertir de maneira descontraída e divertida.

... A programação foi dividida em três momentos: a primeira destinada aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a segunda para o público em geral e a terceira para as crianças das comunidades assistidas pelo programa Viver Melhor, da Prefeitura de Arapiraca.