Roberto Baia

De malas prontas

Roberto Baia 10 de janeiro de 2023
De malas prontas
Prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar. Foto - Foto: Divulgação

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, está pronto para deixar o partido de Renan Calheiros. Júlio ainda tem menos de dois anos para terminar seu mandato de prefeito mas já se articula para os próximos anos. O prefeito imperador ensaia sua ida para o PT e as articulações já começaram com o deputado federal Paulão

Toma lá da cá


Temendo entrar no esquecimento por estar sem mandato, Júlio já se articula para ocupar um cargo que lhe dê visibilidade, em troca pretende oferecer uma secretaria importante no município.

Vai apoiar


Ainda sem um nome definido para ser seu sucessor, a ida ao PT também leva Júlio Cezar a apoiar o nome do partido para a prefeitura nas eleições de 2024. Seria a vereadora do partido, Sheila Duarte, que já chegou a disputar para o cargo, mas ficou em último lugar. Sheila coordena a Associação de Mulheres de Palmeira dos Índios, que desenvolve trabalho social na cidade.

Medalha do Mérito Policial


Na tarde de ontem, no Centro de Convenções, em Maceió, o prefeito Luciano Barbosa foi uma das autoridades homenageadas, para receber a Medalha do Mérito Policial, concedida pelo Conselho Superior de Polícia Civil. O evento aconteceu ontem, no Centro de Convenções, em Maceió.
A honraria é concedida a autoridades que possuem relevantes trabalhos em prol da segurança pública de Alagoas.

Outros homenageados


Além do prefeito Luciano Barbosa, outras autoridades que receberam a medalha foi o presidente da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Marcelo Vitor; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Kléver Loureiro; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto; a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy; o defensor público Carlos Eduardo Monteiro; o secretário da Fazenda, George Santoro; as secretárias Luíza Barreiros (Gabinete Civil), Maria José da Silva (Mulher e Direitos Humanos) e Renata dos Santos (Planejamento).
Também fazem parte da relação de autoridades: o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Wolbeck Godoy; e o juiz André Avancini. Delegados, agentes e escrivães de polícia também foram homenageados com medalhas e diplomas.

Violência em Arapiraca


Um jovem identificado como Pedro Henrique da Silva, de 25 anos, foi surpreendido por criminosos e assassinado a facadas no quintal de sua residência na manhã de ontem, no bairro Manoel Teles, em Arapiraca. De acordo com informações da esposa da vítima, ela estava dormindo com seu marido e sua filha, quando ouviram batidas na porta dos fundos e seu esposo teria ido verificar quem era, e logo em seguida ela ouviu os gritos de Pedro, que foi arrastado para o quintal.

Com medo, ela pegou filha e correu para a rua, sem conseguir visualizar os criminosos.

Várias perfurações


De acordo com as informações da Polícia Militar, uma guarnição estava em patrulhamento quando um motoboy abordou os militares, e relatou que um homem estava sendo agredido em sua residência.

Os militares se dirigiram ao local, e encontraram a esposa da vítima e vizinhos na frente da residência, desesperados, e a porta da casa trancada. Os policiais entraram na casa, realizaram a varredura nos cômodos e encontraram a vítima agonizando no quintal, pedindo socorro, com várias perfurações pelo corpo provocadas por arma branca. O Samu foi acionado, mas a vítima não resistiu e foi a óbito. Não há informações sobre a autoria do crime.

Atendimentos à população


A Casa de Direitos de Arapiraca realizou, em 2022, uma série de serviços e ações para a efetivação de políticas fundamentais na área de justiça, promoção da cidadania e estratégias para redução da violência no Estado. Somente neste ano, o equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou 20.168 atendimentos à população, beneficiando quem mais precisa.

Ampliação no atendimento

“A implantação da Casa de Direitos em Arapiraca é um marco para a região e efetiva a interiorização dos serviços oferecidos pela Seprev. Já são dezenas de milhares de alagoanos beneficiados, e o Governo de Alagoas, sob o comando do governador Paulo Dantas, pretende ampliar ainda mais esse atendimento em 2023”, afirma o titular da Seprev, Kelmann Vieira.

Serviços ofertados


Os atendimentos realizados em 2022 foram oferecidos pelos núcleos que funcionam dentro da Casa de Direitos: Núcleo do Instituto de Identificação (7.492), Núcleo de Atendimento à Criança Vítima de Violência (4.277), Núcleo de Justiça Comunitária (3.571), Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (1.729), Núcleo da Defensoria Pública Estadual (1068), Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (793) e o Núcleo do Tribunal de Justiça (72), além dos atendimentos ofertados em ações itinerantes do Mutirão da Cidadania (1163).


... O Procon Arapiraca divulgou uma pesquisa de preço na sexta-feira, 6, que leva em conta os itens mais procurados.

... Além disso, servidores do órgão municipal visitaram escolas do município para checar se o aumento da mensalidade estaria de acordo com as despesas para o ano letivo de 2023.

... A pesquisa avaliou o preço de itens como lápis, borracha, resma de papel, caderno, caneta, cartolina, estojo e muito mais, de variadas marcas. Em relação às escolas, sete foram notificadas e têm o prazo de cinco dias para apresentar a planilha de despesas detalhada ao Procon.