Edmilson Teixeira

Farra indigesta

Edmilson Teixeira 07 de janeiro de 2023

No último dia de 2022, as autoridades iranianas prenderam vários jogadores de futebol do Irã que participavam de uma festa com mulheres no leste da capital do país. O consumo e a venda de bebida alcoólica são proibidos por lei no país, assim como festas mistas entre pessoas não casadas.

Situação


O Irã é palco de uma onda de protestos desencadeados pela morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma iraniana curda de 22 anos que morreu após ser detida pela polícia moral por supostamente ter violado o rígido código de vestimenta local.

Inovação


Novo camisa 9 do Grêmio, Luis Suárez será uma das grandes atrações do futebol brasileiro em 2023. O astro uruguaio fechou contrato de dois anos, no que foi a maior contratação do clube gaúcho nos seus 119 anos de história e a principal do país na temporada. Suárez foi apresentado ao torcedor na Arena para mais de 30 mil pessoas na última quarta-feira. O jogador agradeceu imensamente o carinho recebido e prometeu compromisso, atitude, gana e gols.

Histórico


O centroavante Luis Suárez de 35 anos é o quinto maior artilheiro em atividade no futebol mundial. São 528 gols divididos em jogos por Nacional, Groningen, Ajax, Liverpool, Barcelona, Atlético de Madrid e seleção uruguaia, onde é o maior goleador da história, com 68 gols.

Pitaco


Pentacampeão do mundo em 2002, Luiz Felipe Scolari, 74 anos, acredita que o português Abel Ferreira, do Palmeiras, está capacitado para assumir o comando da Seleção Brasileira. A declaração foi dada em entrevista à rádio Gaúcha, na noite desta quinta-feira.

Motivo


Diferente de outros treinadores brasileiros, como Jorginho, Felipão não vê problema na escolha por um profissional estrangeiro. A CBF está à procura de um técnico desde a confirmação da saída de Tite, após a eliminação para a Croácia nas quartas de final na Copa do Catar.

Nordestão


A Copa do Nordeste conheceu nesta quinta-feira os oito classificados para sua segunda fase eliminatória. Vitória, Jacuipense, Santa Cruz, Botafogo, CSA, América, Cobfiança e Ferroviário/CE seguem vivos em busca das quatro vagas ainda em aberto na fase de grupos da competição regional. O nosso representante CSA, pega neste domingo o América, jogo que acontecerá na cidade de Coruripe/AL.

Copinha


O CRB estreou na Copa São Paulo com derrota para o Camboriú, mas tem dois jogos para se recuperar e tentar a classificação. Neste sábado, o duelo com o Ituano, às 15h15, em Porto Feliz-SP, é fundamental para as pretensões da equipe. Na próxima terça, o time fecha a primeira fase contra o Desportivo Brasil, também às 15h15. O regulamento da Copinha informa que os dois melhores de cada chave avançam de fase. O CRB perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, mas o atacante Riquelme, aproveitado até no time profissional, fez um gol e mostrou sua qualidade.

Azar

O ASA saiu na frente no tempo normal, mas tropeçou na primeira missão de 2023 e se despediu de forma precoce da Copa do Nordeste. Na noite de quinta-feira, em Fortalez, o time empatou com o Ferroviário, por 1 a 1, e foi eliminado nos pênaltis, por 4 a 2. Após a partida, o técnico Evaristo Piza avisou que o time não cumpriu a primeira meta da temporada. Nas cobranças alternadas Lúcio Maranhão desperdiçou para o time arapiraquense.

Tudo ou nada


Com a vitória por 2 x 1 diante do Potiguar na última quinta em Coruripe, o CSA agora vai encarar o América-RN, que goleou o Moto Club, por 5 a 0, também na quinta-feira. O próximo compromisso do Azulão está marcado para este domingo, às 16h, novamente no Estádio Gerson Amaral. Se vencer, o CSA garante vaga na Copa do Nordeste deste ano. De acordo com o regulamento, não há vantagem. Em caso empate no tempo normal, a decisão será através das cobranças de pênaltis.

Baianos em alta


O acerto com o Bahia para a venda de 90% de sua SAF para o Grupo City foi pauta na Inglaterra nesta quinta-feira. Após vencer o Chelsea por 1 a 0, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, comentou a entrada do novo membro no Grupo City. Guardiola elogiou o Tricolor e cobrou um convite para visitar Salvador em entrevista ao repórter João Castelo Branco, da ESPN.

Britânicos


O Chelsea da Inglaterra mergulhou numa maré de azar e de resultados ruins ao mesmo tempo em que viu o departamento médico ficar lotado de jogadores lesionados ou se recuperando de lesão. Com atualmente dez atletas sem condições de jogo, o time amarga uma temporada aquém do esperado até o momento, com direito à 10º colocação na Premier League. Tudo isso depois de ter sido o clube que mais gastou dinheiro na última janela de transferência.

Trágico


O futebol italiano amanheceu de luto nesta sexta-feira: o ex-atacante Gianluca Vialli morreu aos 58 anos, depois de uma luta contra o câncer. Vialli foi jogador da seleção italiana na década de 1990 e fazia parte da comissão técnica da Azzurra até dezembro, quando se licenciou. Ele vinha enfrentando um câncer no pâncreas desde 2017 e chegou a dizer que estava curado em abril de 2020. Porém, a doença voltou a aparecer no ano seguinte.