Roberto Baia

Fiscalização em Arapiraca

Roberto Baia 05 de janeiro de 2023
Fiscalização em Arapiraca
Coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro Oliveira - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro Oliveira, afirmou que o órgão fará e divulgará ainda esta semana uma nova pesquisa com os preços dos combustíveis, após ser constatado pelos funcionários da instituição o aumento abusivo dos preços nos postos de Arapiraca. Na segunda-feira, 2, o Procon Arapiraca autuou sete postos na capital do Agreste.

Possível multa


Segundo o coordenador, os postos têm até 20 dias para apresentar a defesa e, até então, não entregou ao Procon nenhuma nota fiscal que comprove ou justifique o aumento dos combustíveis. "Caso o aumento repassado seja ilegal e se não for apresentada nenhuma justificativa, a multa será aplicada e os responsáveis sentirão no bolso”, disse o coordenador-executivo.

Valor prorrogado


Uma das medidas iniciais do governo Lula foi editar uma medida provisória que prorroga a desoneração dos tributos federais sobre os combustíveis. A MP 1.157/20233 mantém o valor dos tributos para gasolina e álcool até 28 de fevereiro, enquanto o diesel ficará com o valor dos tributos até 31 de dezembro deste ano.

O consumidor arapiraquense que se sinta lesado e queira denunciar, pode fazer anonimamente pelo telefone e pelas redes sociais. O sigilo é garantido.

Doação de terreno


Na manhã de ontem, o prefeito Luciano Barbosa assinou um documento doando ao Governo de Alagoas um terreno com 10 mil metros quadrados de área para a instalação dos prédios do Instituto de Criminalística (IC) e do IML em Arapiraca.

Localizado nas imediações da AL- 115, no bairro Boa Vista, o terreno vai resolver em definitivo o problema da falta de estrutura para o funcionamento dos dois institutos na cidade.

Reivindicação dos moradores


O ato de assinatura contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carol Valeriano, e da arquiteta Katiane Duarte.

“Era uma antiga reivindicação dos moradores de Arapiraca e de toda a região Agreste, como também para o Sertão, porque os dois institutos atendem mais de cinquenta municípios, aqui no interior de Alagoas”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

Foi identificado


Em entrevista a imprensa local na noite de terça-feira, 3, o chefe de operações do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira dos Índios, Diogo Martins, informou que a Policia Civil já identificou o suspeito de matar Geovane dos Santos e Silva de 25 anos.

O jovem foi morto a tiros na noite da segunda-feira, 2, no Loteamento Padre Ludugero, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.

O alvo não estava


De acordo com Diogo Martins, o alvo procurado pelo acusado teria ido embora para Mato Grosso há cerca de 3 anos e retornou para a Palmeira dos Índios há poucos dias. “

Segundo relatos de testemunhas, o autor do crime chegou até o local, perguntou Geovane onde o amigo estava, e ele respondeu que não sabia. Foi então que o indevido disse: então vai tu mesmo e efetuou vários disparos contra ele.

Conclusão do inquérito


Diogo Martins informou ainda que a polícia trabalha na conclusão do inquérito policial para poder pedir pela a prisão preventiva do investigado.

Geovane Eduardo dos Santos e Silva, foi sepultado no fim da tarde desta terça-feira. 3, no Sítio Amaro, Zona Rural do município.

Janeiro Roxo


A hanseníase é uma infecção transmissível e de caráter crônico que, infelizmente, ainda persiste como problema de saúde pública em todo o Brasil.

Com o objetivo de combater a doença, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou a campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de incentivar a prevenção e divulgar o trabalho desenvolvido gratuitamente pelo SUS no combate à hanseníase.

Doença antiga


A doença, que foi conhecida durante muitos anos como lepra, afeta primariamente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. De acordo com a coordenadora municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias de Amorim, apesar de ser uma doença antiga, o problema ainda atinge quase 30 mil pessoas por ano no Brasil.

... O ponto alto da maior festa religiosa de Alagoas – a procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo – está assegurado.

... A celebração que acontece no rio São Francisco, a cada segundo domingo do mês de janeiro, está garantida com a liberação de mais água, a partir da Usina Hidrelétrica de Xingó.

... A solicitação partiu da Prefeitura de Penedo e foi encaminhada à Chesf por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).