Roberto Baia

Querem justiça

Roberto Baia 31 de dezembro de 2022
Querem justiça
Legenda- Danilo tinha 17 anos e morreu numa abordagem policial - Foto: Reprodução / Redes sociais

Os familiares do adolescente Danilo Fernando da Silva, de 17 anos, que foi morto a tiros durante uma abordagem policial em Arapiraca, em novembro do ano passado, aguardam, até hoje, que a justiça seja feita. A família agora cobra agilidade na marcação da data da reprodução simulada do caso. A reprodução simulada do caso foi determinada pela Justiça em julho deste ano e até agora nada foi feito.

União por justiça


Devido a semelhança dos casos, além do fato de que circula nas redes sociais que um dos policiais envolvidos no caso do adolescente, também participou da abordagem que vitimou o empresário Marcelo Leite, que veio a óbito após 20 dias internado por consequência de um tiro de fuzil disparado pela polícia, as duas famílias se uniram e realizaram um protesto pelas ruas do Centro de Arapiraca para cobrar Justiça para as duas vítimas.

Versão contestada


Segundo a versão apresentada pela polícia na época, Danilo teria fugido de uma abordagem e foi baleado, próximo a Ufal. A família vem esclarecendo todo esse tempo que Danilo só fugiu da polícia por ter se assustado, uma vez que o menor não possuía habilitação para conduzir a motocicleta. Os militares, segundo a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), haviam alegado que o adolescente tinha disparado contra eles, mas durante as investigações a versão apresentada pelos PMs tinha inconsistências.

Completamente revitalizada


Uma das principais vias de acesso na área urbana da cidade, a Avenida Deputada Ceci Cunha, está completamente revitalizada e ganhou um novo paisagismo. No final da tarde de quarta-feira, 28, o prefeito Luciano Barbosa entregou aos moradores de Arapiraca os dois quilômetros de via revitalizados, com a colocação de um novo piso e melhoria completa do passeio público, arborização, colocação de piso intertravado com marcação de espaçamento, bem como ampla acessibilidade.

Participou da solenidade


A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Ricardo Nezinho; o presidente do Lions Club de Arapiraca, Gustavo Brandão; a ex-presidente da entidade, a médica Valquíria Brandão; os secretários de Infraestrutura, Roany Izidoro, e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carol Valeriano; demais secretários, secretárias municipais, e os vereadores Léo Saturnino e Adriano Targino. O Coral Sons e Dons abrilhantou o evento com os cânticos que emocionaram o público.

Foi solto


O agricultor José Inácio da Silva, preso no domingo, 25, no Sítio Rumo, na cidade de Olivença, suspeito de matar a própria esposa enterrar o corpo da vítima no quintal de casa e, depois, atear fogo na residência que o casal morava, foi solto na segunda-feira, 26, em audiência de custodia em Arapiraca.

Medidas cautelares


O juiz Wilians Alencar Coelho Junior concedeu a liberdade provisória do suspeito, atendendo ao pedido do próprio Ministério Público, que opinou pela homologação da prisão em flagrante por ocultação de cadáver e a concessão de liberdade com medidas cautelares diversas da prisão. Na mesma decisão, o magistrado determinou imposição de medidas cautelares, como comparecimento ao juízo e proibição de ausentar-se do município sem autorização judicial.

Estão revoltados


Familiares da dona de casa Ivonete da Silva estão revoltados com a liberdade do suspeito, que nega o crime e acusa um irmão da vítima. A família descarta a participação de qualquer outra pessoa no crime e insiste que José Inácio é o verdadeiro criminoso. Os parentes da vítima denunciam que após o suspeito ser libertado, tem feito ameaças para a família de Ivonete e até vizinhos.

Base comunitária


O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) instalou na quarta-feira, 28, a base comunitária móvel pertencente à unidade militar na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca.

O veículo é colocado em locais estratégicos da cidade, sempre que preciso para o apoio necessário a guarnição que estiver no local. Devido aos festejos de final do ano, o Centro da cidade é um local bastante movimentado e conta com a circulação de milhares de pessoas diariamente, estando sujeito a possíveis práticas ilícitas.

Segurança na região


Diante destes fatores, o comandante do 3º BPM, Luciano Felizardo, decidiu instalar a unidade no local, juntamente com uma guarnição do batalhão para garantir uma maior segurança na região central da cidade.

A base permanecerá no Centro até o final dos festejos, sempre com Policiais Militares a disposição da população, para coibir a criminalidade que poderá buscar o Centro para cometer os seus delitos.


... A Área Pastoral São Gonçalo de Amarante no Distrito Massapê, em Feira Grande, vai receber a instalação Canônica de Paróquia na próxima segunda-feira, 2.

... A Igreja de São Gonçalo além de ser instalada Paróquia, estará em festa pelo seu Padroeiro.

... O novenário iniciará no domingo, dia 01 e irá até o dia 10 de janeiro. Dentro da programação está a elevação de Paróquia.