Edmilson Teixeira

De cara nova

Edmilson Teixeira 31 de dezembro de 2022

A transformação do futebol do Bahia em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tem servido para iniciar uma nova era no clube. Com recursos do Grupo City, que adquiriu 90% da SAF, a realidade financeira do Tricolor já é completamente diferente. Com a compra do atacante Biel por US$ 2 milhões de dólares (R$ 10,5 milhões na cotação atual) junto ao Fluminense o Tricolor chegou à maior aquisição de jogador em sua história.

Peixe


Na quarta-feira última a diretoria do Santos publicou nas redes sociais a camisa que usará em 2023 já com a coroa no escudo em homenagem a Pelé. O Peixe usou o atacante venezuelano Soteldo como modelo para exibir o uniforme. A honraria está posicionada acima do distintivo, entre as duas estrelas referentes aos títulos mundiais de 1962 e 1963. A homenagem ao Rei do futebol já estará presente nos uniformes na estreia do time na Copinha, contra o São Raimundo-RR, no próximo dia 4, em Santo André.

Apoio familiar


Por falar em Pelé, sua filha Kely Nascimento, postou na quarta-feira uma foto com a irmã Flávia e dois netos do Rei do Futebol: Octávio e Gabriel, filhos de Sandra, reconhecida como filha do ex-jogador apenas na década de 90. Sandra morreu em 2006, e os filhos, que chegaram a jogar na base de clubes importantes, hoje não atuam profissionalmente. Eles foram ao Hospital Albert Einstein e aumentaram o número de familiares de Pelé no local. O Rei do Futebol está internado desde o dia 30 de novembro.

Galo mineiro


O Atlético mineiro fará uma proposta oficial ao Juventude pelo lateral-direito Paulo Henrique, de 26 anos. O jogador tem contrato com o clube gaúcho até maio de 2023 e indicou que não renovará. O atleta pode chegar ao Galo sem custos. A situação foi noticiada pelo Portal Fala Galo e confirmada pelo ge.

Em ritmo acelerado


Além dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil no profissional, o Flamengo também foi hegemônico nas categorias de base ao longo de 2022. Ao todo, 12 das 13 divisões inferiores do clube se consagraram campeãs, com 44 títulos do Sub-6 ao Sub-20. Com isso, o Rubro-Negro bateu o recorde anterior de 2021, quando conquistou 27 campeonatos na base.

Dados


Pois nesta última temporada, a categoria do Flamengo mais vitoriosa foi o Sub-9, com oito conquistas. Logo na sequência, quatro divisões do clube empataram sendo campeãs em cinco competições diferentes: o Sub-8 o Sub-10, o Sub-11 e o Sub-16. Com apenas o título da Taça Rio, o Sub-20 foi a categoria com menos conquistas na base do clube em 2022.

Investimento


Esta semana o volante Guilherme Rend, que estava no Tombense, foi anunciado pelo CSA O jogador, de 24 anos, é a 13ª contratação do clube para a temporada de 2023. Guilherme é natural de Salvador-BA, e após deixar o seu Estado, fez base no Athletico. Passou por Vitória, Toledo, Jacuipense, Chapecoense e Tombense, onde atuou em 13 partidas. O clube também anunciou as contratações do meia Giovanni, que estava no Mirassol, e do atacante Kaio Nunes, ex-Vila Nova/GO.

Arapiraca em forma


O técnico Evaristo Piza já tem uma base da equipe do ASA que deve enfrentar o Ferroviário-CE, pela pré-Copa do Nordeste. No treino de terça-feira, o treinador sinalizou a equipe que deve escalar no dia 5 de janeiro. A formação que vem sendo trabalhada por Evaristo tem: Renan Rinaldi, Michel, Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Rafael Rosa; Lídio, Zé Wilson, Everton Heleno e Anderson Feijão; Joãozinho e Tito. O atacante Lúcio Maranhão é a novidade da contratação do clube, jogador que já teve uma boa passagem pelo ASA.

Reforço


Presidente do CRB, Mário Marroquim confirmou a contratação do meia Denner, ex-Sport. Ele destacou que o jogador tem 22 anos, trabalhou com o técnico Umberto Louzer na Chapecoense, em 2020, e chega para ser mais uma opção para a armação regatiana. Esse reforço pode até disputar posição com Rafael Longuine, de 32 anos, e titular do CRB no Brasileiro desta temporada. O presidente disse na segunda à noite que o lateral-esquerdo Luiz Henrique e o volante Falcão, do Bahia, além do zagueiro Octavio, ex-Mirassol, estão certos com o CRB.

Inovação


Na última segunda-feira, a CBF divulgou o regulamento geral da Copa do Brasil de 2023, que traz mudanças na distribuição de vagas para a edição de 2024. A entidade acabou com as classificações via o ranking nacional de clubes e disponibilizou 80 das 92 vagas para serem disputadas em competições estaduais. Alagoas entram o campeão estadual e o vice, além do campeão da Copa Alagoas.



Organizando-se



O Sport apresentou mais três reforços do clube durante a manhã de quarta-feira, com a presença dos meias Matheus Vargas e Jorginho, além do atacante Edinho, pela primeira vez na sala de imprensa da Ilha do Retiro. Os três foram contratados para a temporada de 2023 e chegam para reforçar os setores em que o Rubro-negro mais sofreu no último ano: a criação e o ataque.