Edmilson Teixeira

Último adeus

Edmilson Teixeira 27 de dezembro de 2022

A despedida do Frei José, que faleceu aos 74 anos de idade na noite do último sábado no Hospital Veredas de Maceió, vítima de uma infecção generalizada no organismo, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 26, no Cemitério Memorial Parque Maceió Benedito Bentes, num clima de muita comoção entre seus admiradores. Frei José foi o mentor de um trabalho exemplar de solidariedade e de muito amor com o próximo, sobretudo com a implantação do Lar Santo Antônio de Pádua, que atualmente conta com uma lotação de 78 pessoas morando. O Frei era natural de Quebrangulo.

Histórico


O Lar Santo Antônio de Pádua funciona no Village Campestre na capital alagoana há 23 anos, assegurando o acolhimento de mendigos de ruas e doentes abandonados pelas famílias nos hospitais. O órgão funciona ao longo de seu tempo sem apoio de governos; apenas de ajuda de colaboradores voluntários, com doações de alimentos, roupas, material de limpeza e dinheiro. “Pena que ele não chegou a receber um Prêmio Nobel da Paz, o que merecidamente deveria ter acontecido”, disse durante o velório o cantor Geraldo Cardoso, natural de Quebrangulo, terra natal do Frei José.

Tarefa nova


A missão dos trabalhos para a manutenção dos serviços executados pelo Lar Santo Antônio de Pádua ficará agora a cargo da senhora Izânia Quécia, a Carminha como é conhecida, filha de criação do Frei José. Ela que hoje tem 36 anos e muita experiência à frente do comando foi adotada quando tinha apenas dois dias de vida. Uma das voluntárias que também abraçou a causa desse trabalho e Graziele Camila Lins Oliveira, técnica em enfermagem que há 8 anos atua no órgão.

Contribuição


A conta bancária que está apta no momento a receber doações é da Caixa Econômica. Agência 2404, Operação 013 Conta 56791-8- O Pix é 25948458415, ambos em nome do José Souto de Queiroz ( frei José) O contato com a Camila 82 99998- 7470 – “O Lar Santo Antônio precisa de ajuda financeira, pois estamos com o compromisso de assegurar a folha de pagamento de 18 funcionários que atuam no dia a dia, além de energia e água” disse Camila.

Quebrangulo


O vereador Alfredo Maia foi reeleito para comandar por mais dois anos a Presidência da Câmara de Vereadores de Quebrangulo, cuja eleição ocorreu durante sessão ordinária na última semana. A nova Diretoria é formada por: Alfredo Maia, Rogério Teixeira, vice-presidente; Paulo Damião, 1° Secretário e Gilson da Silva, 2° Secretário. Maia foi eleito por unanimidade entre os 9 parlamentares que compõem a Casa Legislativa.

Mata Grande


Governador Paulo Dantas recebeu na última sexta-feira em Palácio, o prefeito de Mata Grande, Erivaldo Mandú que estava acompanhado de seus filhos Matheus e Aquiles. “Foi um encontro para tratar da nossa grande parceria de trabalho, cuja pauta destacou assuntos voltados para a Saúde e Infraestrutura” disse Mandú, dando conta de que Paulo Dantas prometeu no início do ano que vem marcar presença em sua cidade.

Tapera


A cidade que ainda vivencia seu aniversário de 65 anos anuncia para amanhã à noite, show musical com o padre Antônio Maria. Na última sexta-feira, houve animação com Magníficos, Samyra Show e Toca do Vale, além de um grande desfile escolar. “Vamos todos curtir essa linda noite de bênção e celebração com o nosso querido Padre Antônio Maria. Aguardo todos vocês às 19h, no Palco Luz!” postou em suas redes sociais o prefeito Jarbas Ricardo.

Chã Preta


Prefeito Maurício Holanda festeja seus dois anos de governo. “Chã Preta avança a cada dia. A pavimentação das ruas em paralelepípedo é uma obra que inova os espaços urbanos e proporciona mais dignidade, lazer e qualidade de vida. Os chã-pretenses, em especial os que moram na Rua Nova, Rua Sebastião Vieira, Alto da Alegria e boa parte do conjunto Manoel Tenório já usufruem desta benfeitoria. A obra é uma parceria do Governo do Estado, por meio do programa Minha Cidade Linda, com a nossa Prefeitura” disse.v

Porto de Pedras


Prefeito Henrique Vilela disse que domingo pela manhã esteve visitando alguns amigos da zona rural e aproveitou o momento para entregar algumas cestas nutricionais, produtos de limpeza, colchões e kits de dormir. No sábado véspera de Natal, houve apresentação da Orquestra de Flauta, Banda Filarmónica e Banda Fanfarra onde todas se apresentaram nas principais praças da cidade, além da apresentação do Papai Noel.

Arapiraca


Prefeito Luciano Barbosa pegou carona na tarde de ontem, sendo fotografado na presença do ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol, Wanderley Luxemburgo, está mais uma vez na cidade de Arapiraca, onde tem uma série de compromissos pessoais e empresariais. Também no embalo estava o presidente do ASA, Rogério Sequeira, cuja fotografia foi registrada com eles lanchando no Restaurante Popular Jerimum, mantido pela Prefeitura.

Delmiro Gouveia


Assumir como hábito atitudes no dia a dia, como separar o lixo doméstico. Plantar uma árvore. Disponibilizar-se para cuidar do meio ambiente. Esses são alguns dos objetivos do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Produção de adubos orgânicos por coleta seletiva doméstica” realizado por estudantes do Campus do Sertão da Ufal, lá em Delmiro, sob a coordenação do docente Fernando Pinto Coelho.

Delmiro II


“O foco é na gestão de resíduos sólidos domésticos associados à preservação do Bioma Caatinga com a produção de adubos pelos próprios alunos, sendo utilizados para o plantio de mudas para o reflorestamento”, ressalta Fernando Coelho ao defender a necessidade de reforçar ideias e práticas de sustentabilidade. O professor argumenta que a cultura de fazer a gestão do lixo doméstico, sem a dependência do poder público, incentiva a produção de adubos orgânicos possibilitando o uso desses compostos para o plantio de espécies nativas.