Edmilson Teixeira

Estrela de Alagoas

Edmilson Teixeira 23 de dezembro de 2022

A Casal afirma que segue realizando investimentos em eficiência energética e em otimizações operacionais em seus sistemas de abastecimento pelo interior. É que a empresa adquiriu um novo inversor de frequência e o instalou, na última terça-feira (na estação de tratamento de água (ETA) de Estrela de Alagoas, agreste do Estado.

Outro


Diz a Casal, que vem investindo em tecnologias para incrementar a eficiência energética de suas instalações desde 2021. De lá para cá, a Empresa instalou inversores de frequência na Barragem Caçamba, em Quebrangulo; na elevatória do Sistema Carangueja, em Palmeira dos Índios; na ETA Caçamba, em Palmeira dos Índios; e em estação elevatória de água tratada do Benedito Bentes, em Maceió.

Arapiraca


Foi na manhã da última quarta-feira em Arapiraca, um acidente ocorrido danificou um tronco de fibra óptica que distribui Internet para Viçosa e outros municípios alagoanos. A exposição de fiações no Centro da cidade provocou um incêndio de média proporção. O caso ocorreu na Rua Estudante José de Oliveira Leite e começou por um poste.

Palmeira dos Índios


A Prefeitura está anunciando Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 248 vagas, de profissionais para a área da Educação. O objetivo é atender às necessidades de excepcional interesse público, por tempo determinado, à manutenção de serviços essenciais da Secretaria de Educação. O prazo de vigência do Processo Seletivo é de 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, e poderá ser prorrogada uma única vez por igual período.

De olho no atendimento


Durante dois dias dessa semana, a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL) realizou inspeções extraordinárias em 15 cartórios extrajudiciais das cidades de Major Izidoro, Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Monteirópolis e Palestina. A missão foi para fiscalizar a estrutura de atendimento, os atos notariais protocolados, os sistemas tecnológicos utilizados e o cumprimento das inspeções feitas pelos Juízes Corregedores.

Bronca para os municípios


Prometendo solucionar o impacto da criação do piso da enfermagem e outras categorias de saúde, deputados federais e senadores aprovaram PEC que aponta o superávit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo como fonte para arcar com os salários das categorias. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a medida não apresenta nova fonte de receita e não vai viabilizar o pagamento do piso para milhares de municípios brasileiros.

Bronca para os municípios II


A estimativa da CNM é que, anualmente e apenas para os municípios, o piso da enfermagem gere impacto de cerca de R$ 10,5 bilhões. Como a criação do piso nacional no Legislativo federal não apontou fontes de custeio, atualmente o pagamento está suspenso por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pediu esclarecimentos quanto à viabilidade financeira da medida.

Campo Alegre


A Prefeitura afirma que na terça-feira distribuiu 2.200 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação vem desde o ano de 2013, visando garantir uma mesa farta para mais famílias. Trata-se da Campanha Natal Solidário, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania.

Campo Alegre II


Por falar em Campo Alegre, o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2022, que foi divulgado na tarde desta terça-feira, o município se destacou mais uma vez. É que nesta edição 06 estudantes da rede Municipal de Ensino conquistaram medalhas, sendo 01 ouro de 05 bronzes. Dentre os 102 municípios alagoanos, apenas dois conseguiram conquistar a tão sonhada medalha de ouro, e, pela segunda vez de forma consecutiva, Campo Alegre alcançou este feito.

Geral


A rede estadual de ensino de Alagoas conquistou 25 medalhas na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, o Estado conseguiu 93 medalhas com alunos de escolas públicas e privadas, sendo dois ouros, 17 pratas e 74 bronzes. Das 25 medalhas conquistadas por alunos da rede estadual, três são de prata e 22 foram de bronze. Além disso, também foram premiados dois professores e oito escolas. A premiação da edição 2022 da OBMEP deve acontecer no segundo semestre de 2023.

Geral II


A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição. Em Alagoas, é coordenada pela Ufal e conta com o apoio da Seduc, Secretarias Municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino. O Estado registrou participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas na edição de 2022.