Bartpapo com Geraldo Câmara
APRENDIZADO DE UMA TRANSIÇÃO
Transição, de um modo geral, sempre será difícil porque mexe com o ego das pessoas, com o talento interrompido de umas e a ansiedade dos que chegam. Não importa em que nível ela se apresenta, sempre será um pouco difícil encará-la. Quando as pessoas têm como lema de vida a decência e a honestidade, podem passar seus cargos ou suas funções com absoluta naturalidade, com total transparência e sem dificultar a vida dos que entram. Saber fazer isto é um dom que sói acontecer com os verdadeiros líderes. Aqueles que souberam estar em seus cargos com responsabilidade e com esta mesma qualidade os passarão para os que chegam.
De há muito os presidentes, por exemplo, por lei, são obrigados a encarar o processo de transição com profissionalismo, com decência e com transparência. Para isso acontecer, entre a eleição e a posse existe o que chamamos de governo de transição que dá margem a que os eleitos formem seu “staff”, façam verificações de dados e de situações de todo o governo e possam planejar suas futuras atuações com base também nas que encontraram. É o que está acontecendo até agora que nos parece transparente apesar de toda a animosidade que também pode acontecer, mas que no entanto, não está influenciando no trabalho da nova equipe e mais na posição de povo e de posições eleitorais não mais justificáveis, uma vez que tudo está dentro da normalidade e do aprovo constitucional.
Fazer transição é saber conviver com opiniões e atos diversos ou não de quem vai assumir, com inteligência e sabedoria aproveitando ao máximo o que deve continuar porque esteja dando certo ou até mesmo corrigir o que ache que tenha distorções. Por outro lado, fazer frente às promessas de campanha para que o futuro governo não decepcione seus eleitores. Fazer transição é saber conviver, pessoa a pessoa, os que entram com os que saem, civilizadamente buscando informações as mais corretas e precisas para que erros grosseiros não venham a acontecer por falta de esclarecimento. Claro, temos consciência de que nem tudo será revelado, até porque nunca foi a não ser quando ambas as partes pertencem ao mesmo grupo de interesse. Mas, exatamente aí reside a inteligência de quem sai e a perspicácia de quem entra. Saber pedir sem exigir; saber dialogar sem impor; saber transigir quando necessário.
Vivemos uma época talvez pouco vivida politicamente em nosso Brasil. Vivemos tempos de intolerância que é absurdamente novidade em nossa política contemporânea. Evidentemente que a opinião popular e as atitudes do povo são também muito responsáveis por este estado de radicalismo. O que não se pode é permitir que isto venha a prejudicar o andamento do país, política e administrativamente. É preciso perceber que estaremos vivendo novos quatro anos com um governo que também estará com a necessidade de se mostrar digno na sua representatividade. Passados os novos dirigentes por inúmeros processos de profundo desgaste, a oportunidade de ressarcimento de imagem é exatamente o novo período. Uma nova meta de administração, uma nova perspectiva política e um povo ansioso por ver o que vai acontecer. De ambos os lados. Os que deixam o governo podem até apostar numa derrota futura dos que entram; os que assumem têm o dever de mostrar eficiência e eficácia para tentar direcionar a velha imagem para e por melhores objetivos.
Cabe, sem dúvida, ao povo brasileiro entender que se uma nova fase existe o melhor é apoiar e até criticar sem combater. A crítica pode ser altamente construtiva, mas o combate simplesmente pela briga jamais levará a algum lugar promissor. Vamos portanto torcer para que a transição ocorra de maneira correta e para o bem do Brasil e dos brasileiros.
FOTONOTAS
GEOBERTO ESPÍRITO SANTO – Muito bom, muito justo que o cidadão Geoberto, de inúmeras qualidades, engenheiro que escreve certo por linhas certas seja agora membro e um dos fundadores da Academia de Engenheiros Escritores. Exatamente este foi o fato que, última terça, 13 de dezembro de 2022 marcou a história da engenharia em nosso estado, quando na sede do CREA ficou definitivamente assentada nos anais de Alagoas essa importante criação. Quem conhece Geoberto também conhece sua capacidade de ser amigo dos seus amigos com uma fidelidade que a todos nos emociona. Por tudo isto, está sempre em nossos escritos também. E com seus artigos em nosso Blog do Geraldo Câmara.
RAFAEL BRITO – O agora deputado federal é um lutador, um brigador no bom sentido da palavra e que se fez conhecido em Alagoas por seu magnífico trabalho dividido em dois elos que foram o turismo e o desenvolvimento econômico do estado onde mostrou uma ação fantástica, objetiva e clara melhorando todos os índices dos setores. Depois, convidado pelo ex-governador Renan filho para exercer a pasta da educação mostrou toda a sua competência e criatividade colocando a educação de Alagoas em posições absolutamente favoráveis. Com isso o resultado das urnas não poderia ser outro. E com justiça teremos o deputado Rafael brigando por Alagoas em Brasília.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Não guarde para si o que aprendeu hoje. Faça o amanhã de muitos outros.
ALERTAS DO DIA
* E o presidente Lula, eleito, foi diplomado cinco dias antes do previsto em cerimônia onde até choro teve seu lugar. Com discursos emocionados, não só do eleito como de autoridades, a exemplo do Ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a cerimônia transcorreu dentro da normalidade não sem antes ouvirmos de Moraes a certeza de que os que estão fazendo demonstrações contra a constituição nas ruas do país estarão na mira das punições que certamente virão, segundo o ministro. Uma nova era está chegando e o que interessa é que a eleição foi consagrada nas urnas e o brasileiro tem mais é que tocar pra frente.
* E é quando a pergunta que não quer calar já está nas ruas, nas casas, entre todos os brasileiros. Como será o comportamento do presidente Jair Bolsonaro quando sair do governo? Estará tentado a se preparar dignamente para as próximas eleições ou seguirá liderando um tipo de oposição diferenciada com as mesmas pregações a que está acostumado? Essa é uma questão que não sai da cabeça dos brasileiros até como curiosidade. Na verdade, ainda terá dois filhos envolvidos diretamente em mandatos, o que pode facilitar suas ações e no mais é ver como ele se posicionará sem mandato.
* Agora também, a sociedade se volta para as escolhas de Lula em relação a seus auxiliares diretos no novo governo. Claro que o Brasil inteiro está de olho, sejam seus adversários, sejam seus adeptos. Isto porque, com as mudanças que precisam ser postas, principalmente no que concerne à educação, o norteamento precisa ser muito bem estudado para a recuperação de determinadas áreas e uma delas é exatamente a educação. As Universidades públicas estão sucateadas e à míngua com os cortes excessivos em seus orçamentos. Gente que dependia de bolsas está com as mãos na cabeça. Vai ser preciso muito poder de gestão para a coisa voltar a funcionar.
* Evidentemente que não será só isso. A gestão econômica do futuro governo terá que fazer frente a um dos assuntos mais importantes que é o combate à inflação que sempre é uma ameaça. Mas, o que não quer calar também é a questão da cultura, de importância fantástica para o país. Posso até estar errado, mas por que a preocupação de colocar ministros que sejam artistas conhecidos, como será o caso agora da cantora Margareth Menezes? A cultura precisa de boa gestão, de fundamentos e não apenas de espetáculos. Bom pensar nisso, antes que o importante barco da cultura afunde mais.
POR AÍ AFORA
# A sessão plenária do Parlamento Europeu desta semana devia ser marcada, entre outros temas, pelo debate com a presidente da Comissão sobre as prioridades a discutir no Conselho Europeu e pela cerimônia de entrega do prêmio Sakharov ao povo da Ucrânia, durante a qual o presidente daquele país, Volodymyr Zelensky, deverá discursar em videoconferência. A detenção, na sexta-feira, da eurodeputada e vice-presidente do PE Eva Kaili, em flagrante delito, abalou Bruxelas e as ondas de choque chegaram a Estrasburgo, onde decorre a plenária. Esse veneno atingiu em cheio o Parlamento Europeu, com a vice-presidente Kaili suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro,
# As autoridades francesas alertaram nesta segunda-feira as principais administrações e organizações para possíveis envios de cartas-bomba como as que recentemente visaram embaixadas ucranianas e instituições políticas espanholas. A Embaixada da Ucrânia em Paris também foi alvo dessas cartas, acrescentou a mesma fonte. Questionada, a entidade ucraniana não comentou a informação. Perante a proliferação de cartas-bombas, a Secretaria-Geral da Defesa e Segurança, de responsabilidade do primeiro-ministro, enviou uma nota aos ministérios para os alertar e indicar os passos a seguir caso as recebam.
# Miguel Core é um velho amigo argentino que foi meu parceiro na apresentação do programa de televisão que eu mantinha na VCC-canal 32 de Buenos Ayres. “En tiempo de Portuñol” este era o nome do programa foi o primeiro do Mercosul. Mas ontem tive a oportunidade de falar com Miguel por telefone e ele me disse da euforia que corre em toda a Argentina por conta da equipe bi campeã do mundo estar concorrendo, agora na final, para o tricampeonato. Disse-me ele que, em função das coisas estarem bastante ruins no país “hermano”, a disputa pela Copa tem sido uma espécie de ducha quente para todo o povo. Pois é, já que estamos fora, vamos ver o que acontecerá por lá.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas