Roberto Baia

Belo Monte

Roberto Baia 16 de dezembro de 2022
Belo Monte
Governador de Alagoas Paulo Dantas. - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira, 16, o governador de Alagoas Paulo Dantas, e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, inauguram mais uma unidade escolar do programa Creche Cria, desta vez no município de Belo Monte.

A solenidade de inauguração acontece às 14h, as margens da AL-125 próximo ao posto Velho Chico - Entrada da cidade. Onde reunirá a comunidade, autoridades e membros do Executivo Estadual e Municipal.

Educação infantil


Com o programa Creches Cria, o Governo de Alagoas promove, em parceria com os municípios alagoanos, a universalização do acesso à educação infantil, por meio da ampliação da oferta de matrículas com o reforço no número de centros educacionais.

Estrutura moderna


O centro educacional infantil de Belo Monte deve beneficiar 200 crianças de 0 a 5 anos, com uma estrutura que conta com berçário, creche e pré-escola. As unidades são prioritariamente para atendimento dos beneficiários do programa Cria, mas também podem oferecer matrículas às demais crianças dos municípios.

Legalidade da eleição


Em decisão publicada na noite de quarta-feira, 14, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Klever Loureiro, confirmou a legalidade da eleição na Câmara de Arapiraca, que garantiu ao atual presidente do Poder Legislativo, vereador Thiago ML, a renovação de seu mandato para o biênio 2023/2024.

Pedido de suspensão

De acordo com a decisão, o pedido de suspensão da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Arapiraca “causa grave lesão à ordem pública”. O desembargador explica que a decisão do juízo da 4ª Vara da Comarca de Arapiraca viola a ordem pública ao suspender os efeitos do edital nº 06/2022, referente à convocação para sessão legislativa extraordinária da Câmara de Vereadores de Arapiraca.

"A decisão interfere diretamente nas atividades regulares do Poder Legislativo do Município de Arapiraca/AL, que precisa emitir uma decisão definitiva sobre a nova mesa diretora da referida Câmara de Vereadores para o biênio subsequente, visto que a questão permanecia aparentemente sem definição até o momento", diz um trecho da decisão.

Anulação de edital


Ainda de acordo com o presidente do TJ/AL, a parte dispositiva da sentença, que é o comando que faz lei entre as partes, apenas anula o edital lançado em 01/2022 pela Câmara Municipal de vereadores, sem, entretanto, promover qualquer declaração de validade ou invalidade da eleição anteriormente realizada.

Foi preso


Na quarta-feira, 14, um homem de 62 anos, foi preso pelo crime de violência sexual, ocorrido na cidade de Sorriso, no estado de Mato Grosso. O mandado de prisão foi cumprido no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, onde o autor do crime está internado por conta de um AVC.

Segundo informações da polícia, o idoso foi condenado pela Justiça de Mato Grosso a uma pena de 72 anos de reclusão, pelo crime de violência sexual.

Investigações


Conforme as investigações, o homem, que não teve a identidade divulgada, estava morando em Cacimbinhas, no interior de Alagoas. Quando a polícia foi até a residência dele, para cumprir o mandado de prisão, foi informada sobre sua internação no HEA, em Arapiraca.

O mandado foi cumprido na unidade de saúde e, quando ele tiver alta, deve ser encaminhado ao Presídio do Agreste, onde ficará à disposição da Justiça de Mato Grosso.

Cartinhas de Natal


A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Arapiraca – se juntaram para promover a adoção de cartinhas de Natal escritas pelas crianças que vivem nos quatro abrigos institucionais.

Além dos advogados e funcionários da OAB Arapiraca, qualquer pessoa pode se dirigir o local e adotar uma cartinha de Natal.

Agradeceu a parceria


“O trabalho desenvolvido pelo município no acolhimento a essas crianças é muito importante para minimizar os traumas que, infelizmente, fazem parte do cotidiano delas. Ficamos muito felizes pela OAB Arapiraca estar sendo nossa parceira nessa ação e agradecemos pela sensibilidade dos advogados arapiraquenses que estão adotando as cartinhas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.

... Entre os dias 15 e 29 de dezembro, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, estará recebendo os documentos comprobatórios dos profissionais para os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

... A entrega da documentação deverá ser realizada no Complexo Educacional de Arapiraca, localizado na Rua Floracy da Silva Barros, 288, no bairro Alto do Cruzeiro, das 8h às 17h.

... Este período é destinado aos profissionais que não tiveram seus nomes contemplados na primeira das três listas publica no dia 30 de novembro e/ou aqueles que, mesmo inclusos na lista, necessitam de correções dos dados.