Roberto Baia

Presidente da AMA

Roberto Baia 15 de dezembro de 2022
Presidente da AMA
Prefeita Feliz Deserto, Rosiana Beltrão (PP). - Foto: Divulgação

A prefeita da cidade de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão (PP), foi eleita na última segunda-feira, 11, como presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), biênio 2023-2024, e a prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura como vice-presidente. A gestora ocupará o cargo que será deixado pelo prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (MDB).

De acordo com a assessoria da (AMA), Roseana Beltrão e Jeane Moura serão empossadas no dia 30 de janeiro de 2023.

Aluguel atrasado


O aluguel do imóvel onde funciona a Câmara Municipal de São José da Tapera, no Sertão alagoano, está há 10 meses em atraso e para receber o débito, o proprietário Thomaz Antônio dos Santos acionou a Justiça. De acordo com Thomaz, o último pagamento do aluguel ocorreu em fevereiro deste ano. Desde então, o valor mensal de R$ 3.500 deixou de ser pago e não houve nenhuma explicação para não efetuar o pagamento do valor. Vale ressaltar que o aluguel é pago com recursos do duodécimo da Casa Legislativa.

Procurou a justiça


Ainda de acordo com o proprietário, ele registrou diversos protocolos de cobrança na Presidência da Câmara, sem êxito entrou na justiça. Thomaz disse que o órgão público funciona no mesmo local há 15 anos. “Fui aconselhado a entrar com uma Ação de Despejo mas prefiro esperar a decisão judicial sobre a cobrança dos alugueis atrasados”, disse.

Admitiu o atraso


O presidente da Câmara Municipal Marquinhos X, admite o débito, porém diz que o valor cobrado pelo dono da residência está "equivocado". Apesar disso, ele diz que tudo será, em breve, solucionado.

Marquinhos X está em seus últimos meses como presidente da Câmara de São José da Tapera. Conforme eleição antecipada em janeiro do ano passado, o futuro presidente do Legislativo taperense será o vereador Amair Ribeiro (PL), que tomará posse em janeiro para o biênio 2023-2024. Marquinhos X participará da futura Mesa Diretora, na condição de 2º secretário.

Procedimentos administrativos


O Ministério Público de Alagoas (MPAL) está apurando a falta de elaboração e implementação de Plano de Saneamento Básico nas cidades de Cajueiro, Quebrangulo e Paulo Jacinto. Para averiguar os casos, o MPE instaurou três procedimentos administrativos. As portarias foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira, 14.

Direitos dos cidadãos


De acordo com o MP, todos os cidadãos têm direito de viver em um ambiente ecologicamente sadio e equilibrado. Nesse sentido, o saneamento básico tem um papel essencial na promoção do bem-estar da população ao garantir o acesso a água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de águas pluviais.

Falta de esgotamento

O promotor de Justiça Frederico Monteiro destaca que, até 2020, mais de 80% dos alagoanos não tinham acesso a saneamento básico. Ele acredita que esse cenário teve impacto direto na saúde da população, tendo em vista o alto número de registros de doenças relacionadas à falta de esgotamento sanitário, a exemplo de infecções intestinais, verminoses e dengue.

Residência médica


Os médicos interessados em participar do programa de residência médica do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, já podem fazer suas inscrições para as especializações de Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia. O curso tem duração de três anos e estão sendo disponibilizadas duas vagas por cada especialidade.

Inscrições online


As inscrições podem ser feitas pelo site strixeducacao.com.br até 19 de dezembro. Para participar é preciso primeiramente realizar o preenchimento do cadastro. Em 15 de janeiro acontece a aplicação das provas em locais ainda a definir. No dia 31 do mesmo mês ocorre a divulgação da classificação final do Processo Seletivo. O cronograma completo pode ser visualizado no portal.

Girau do Ponciano


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e o Município de Girau do Ponciano, realizaram na manhã da última segunda-feira (12), no Centro de Educação Profissional – CEP , a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tendo como tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e Adolescentes em tempos de Pandemia da Covid-19: violação e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Participaram da solenidade


Participaram do evento, o presidente do CMDCA, Vilson José Silva, o secretário de Desenvolvimento Social, Jarbas Gomes de Barros, a secretário municipal de educação e Cultura, Quitéria Bezerra Cezar, representantes da sociedade civil organizada, além das crianças e adolescentes do serviço de convivência de Girau do Ponciano. (Com assessoria).

... Neste sábado, 17, os familiares e amigos de Danilo Fernando e Marcelo Leite, mortos durante abordagens policiais realizadas em Arapiraca nos dias 25 de novembro de 2021 e 14 de novembro de 2022, vão realizar uma passeata às 9h, pedindo paz e justiça.

... “Merecemos viver sem medo! Por isso, convidamos toda a sociedade paras se juntar a nós. Sábado estaremos juntos no Centro de Arapiraca para pedir justiça por Marcelo e Danilo”, diz o convite.

... De acordo com a organização, a concentração da passeata será na Praça Marques da Silva, em frente ao Lanches 2000.