Edmilson Teixeira

Reciclados

Edmilson Teixeira 15 de dezembro de 2022

O Ministério Público do Trabalho (MPT) deverá instaurar procedimentos de ofício, chamados de Procedimentos Promocionais (Promos), ainda neste ano, para buscar a formalização das atividades de coleta seletiva em 20 municípios alagoanos. A iniciativa, que busca garantir a geração de renda a catadoras e catadores de materiais recicláveis, foi objeto de discussão de audiência pública que reuniu instituições ligadas ao trabalho e representantes da sociedade civil.

Reciclados II


Por meio dos procedimentos instaurados, o MPT empregará esforços junto aos gestores públicos para exigir a contratação de associações e cooperativas de catadores pela atividade de coleta seletiva domiciliar, de acordo com o que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo é replicar a iniciativa pioneira implantada em 2017 pelo Município de Maceió e instalada em 2019 em Marechal Deodoro, por meio de contratos assinados entre os entes municipais e as associações e cooperativas.

Sistema


A ideia inicial é buscar a contratação das atividades de coleta seletiva em municípios onde já existe associação ou cooperativa de catadores formada. Além de Maceió e Marechal Deodoro, onde o objetivo já foi alcançado, existem catadores e catadoras reunidos em associação ou cooperativa nos municípios de São Miguel dos Campos, São José da Tapera, Santana do Ipanema, Roteiro, Quebrangulo, Porto Calvo, Poço das Trincheiras, Piranhas, Pilar, Palmeira dos Índios, Maravilha, Maragogi, Joaquim Gomes, Inhapi, Igaci, Delmiro Gouveia, Craíbas, Coruripe, Campo Alegre e Arapiraca.

Santa Luzia do Norte


As principais avenidas da cidade mais uma vez ficaram na terça-feira última, abarrotadas de romeiros de toda parte de Alagoas, que foram celebrar a tradicional festividade religiosa de Santa Luzia de Siracusa. O evento que teve início logo às 4h da matina, com a Procissão Luminosa seguido da Celebração Eucarística, na Gruta Virgem dos Pobres, inclusive com grupo musical, foi comandado pelo padre Luciano Magno Soares, cuja programação se estendeu até as primeiras horas da noite.

Santa Luzia do Norte II


“A nossa cidade já se tornou num centro turístico religioso, sobretudo voltado para Santa Luzia de Siracusa, detentora de uma infinidade de fiéis católicos que anualmente dedicam o dia 13 de dezembro, para pagar promessas e retribuir gratidão espiritual”, disse o prefeito Márcio Lima (PP).

Piranhas / Olho d’Água do Casado


Na terça-feira desta semana a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) assinou um Termo de Fomento, para repasse de recursos destinados à promoção e desenvolvimento do turismo na região dos cânions do São Francisco, no Sertão alagoano. Segundo a secretária Caroline Balbino, a assinatura do documento vai auxiliar no crescimento do turismo da região, que vem se destacando ao longo dos últimos anos, sobretudo nos municípios de Piranhas e Olho d’Água do Casado.

Satisfação


De acordo com o presidente da Instância dos Cânions do São Francisco, Eduardo Clemente, a assinatura do termo por meio da Sedetur é um marco para a região. “Para gente é um momento histórico, onde o trade regional terá certa autonomia para promover e divulgar o destino dos cânions do São Francisco. Dito isso, a gente só tem agradecer aos nossos parceiros, em especial ao Governo do Estado que está sempre conosco. Esse termo é um marco e um grande incentivo, para que a gente siga lutando pelo desenvolvimento turístico do nosso destino”, afirmou Clemente.

Geral


Atualmente, o Estado de Alagoas está dividido em sete regiões turísticas - Costa dos Corais, Grande Maceió, Quilombo, Caatinga, Agreste, Cânions do São Francisco e Lagoas, Mares e Rios do Sul. Das sete, seis já estão formalizadas e com CNPJ.

Junqueiro


Ontem pela manhã o prefeito Leandro Silva usou suas redes sociais, a fim de publicar um vídeo onde ele anuncia que a Prefeitura está liberando o pagamento do 13º salário de todos os servidores municipais. Disse que é mais um compromisso de sua gestão, cuja administração pública vivencia hoje um novo tempo. “Essa medida aquece economicamente o nosso comércio, pois se trata de um final de ano onde a gente procura valorizar o servidor público”, disse.

Porto de Pedras


Prefeito Henrique Vilela (MDB) reuniu na manhã de ontem seus nove secretários municipais, para elaboração, segundo ele, de novas metas e cobrar resultados em busca de melhorias para toda Porto de Pedras e munícipes. Vilela está há seis anos no comando da Prefeitura, pois tem sido encarado, conforme levantamento de pesquisas, como o gestor que mais se destacou naquele município, sobretudo tocando obras e projetos sociais.

Palmeira dos Índios


Integrantes da igreja católica e da Prefeitura se reuniram para traçar estratégias e definir o plano organizacional para os festejos do dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade. A programação começa a partir do próximo dia 23 com bingo, brechó, Natal para as Crianças, leilões, atrações musicais locais e todos os dias o novenário e a santa missa. A pauta segue até 1º de janeiro, culminando com a tradicional procissão e a santa missa.