Roberto Baia

Novo projeto

Roberto Baia 14 de dezembro de 2022
Novo projeto
Governador Paulo Dantas - Foto: Divulgação

Pensando em expandir a área da indústria extrativa mineral em Alagoas, o governador Paulo Dantas
pretende implementar a Cadeia Produtiva da Indústria Extrativa Mineral, nos municípios de Craíbas e Arapiraca. A ação visa contribuir com a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade dos empreendimentos no estado.

Relação com as empresas


Para o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Bruno Macedo, o governo vem estimulando o setor em Alagoas, a exemplo da Mineradora Vale Verde.

“A Vale Verde tem movimentado a economia da região Agreste, oferecendo oportunidades de capacitação com programas de qualificação profissional, desenvolvimento de fornecedores locais, empreendedorismo feminino, entre outros, totalizando mais de 550 vagas para cursos em diversas áreas. Com reservas públicas de 52 milhões de toneladas de cobre sulfetado, a vida útil da mina do Projeto Serrote, em Craíbas, está estimada em 14 anos”, pontuou.

Arrecadação pública


O investimento das empresas em Alagoas se dá por ser um mercado atraente quanto a arrecadação pública. É o que diz o professor da Ufal e engenheiro de Minas e de Segurança, Wenner Glaucio.

"A exploração mineral em território alagoano não ocasionou, por enquanto, grandes movimentos migratórios nem a formação de centros urbanos de destaque no interior do Estado. Essa ausência de movimentos populacionais se dá em virtude da abrangente gama de bens minerais explorados, que é formada, na maioria, por minerais usados especialmente na construção civil. Hoje a mineração de grande porte no estado é representada basicamente por duas empresas a Braskem e a Mineração Vale Verde, além das Pedreiras localizadas na região metropolitana de Maceió, como Britex, Imcrel, Tatuassu e outros municípios, como Arapiraca que também é contemplado com uma pedreira para confecções de britas e derivados”.

Caso Levy Alves


O Instituto Médico Legal (IML), por meio da assessoria de imprensa, informou na noite de segunda-feira, 12, que o exame de necropsia no corpo Levy Alves da Silva, de 7 anos, não encontrou marcas de agressões, ou causa semelhante. Devido a isso a causa da morte ficou no laudo como indeterminada. A criança foi encontrada morta pela madrasta, na manhã dessa segunda-feira, 12, na casa onde a família mora, localizada na Rua 24 de Agosto, no Centro de Taquarana.

Sem médico


As informações dadas pela madrasta para a Polícia Militar foi que o enteado foi dormir por volta das 19h do domingo, 11, sem se queixar de nenhum mal-estar. Na manhã dessa segunda, ela tentou acordar Levy e percebeu que ele não se mexia. Ela chamou o pai da criança e ambos pediram socorro em uma unidade de saúde do município para que um médico fosse para atestar a causa da morte da criança. Segundo ela, não havia nenhum médico de plantão.

Negou a informação


Em nota divulgada a impressa na manhã de ontem, a prefeitura de Taquarana, negou a informação inicial que não havia médico na Unidade Mista Nossa Senhora de Fátima, no domingo, para atender menino Levy Alves da Silva, de 7 anos.

De acordo com a nota, “um indivíduo chegou solicitando socorro, o mesmo informou que houve um óbito em sua casa e que a vítima seria seu filho de 7 anos". Em seguida, um bombeiro e o médico plantonista teriam se deslocado para a residência. Ao chegar na residência o bombeiro civil constatou que a criança não tinha sinais vitais e imediatamente acionou a Polícia Militar que tomou as medidas cabíveis.

Intercâmbio nos EUA


O aluno do bacharelado em Engenharia Civil, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, Ives Quandt Luz, foi um dos cinco estudantes de todo país selecionados para fazer parte do programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders. Eles irão participar de um curso intensivo de intercâmbio, entre 14 de janeiro e 18 de fevereiro de 2023, na cidade de Amherst, localizado no estado de Massachusetts, Estados Unidos.

Várias atividades


Ao longo de quatro semanas, os estudantes passarão por várias atividades que de estímulo ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico no Institute for Training and Development (ITD), entre elas estão discussões em seminários, leituras, apresentações em grupo, palestras, viagens educacionais, visitas guiadas, atividades de liderança e oportunidades de trabalho voluntário com a comunidade local.

Despesas pagas


Todas as despesas referentes a voo doméstico e transporte terrestre, material didático, custos com atividades culturais, moradia, subsistência e os custos para a retirada do visto e da viagem internacional, além das despesas médicas, serão pagas pelo Education and Cultural Affairs Bureau (ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. (Com assessoria).


... A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) suspendeu a visitação aos pacientes internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), clínicas e hospitais públicos de Alagoas.

... A medida foi tomada, segundo o órgão, diante do aumento dos casos de Covid-19 e da ocupação de leitos para tratamento da doença. A restrição passa a ser imediata e inclui o trânsito de pessoas nos corredores destas unidades de saúde. A ideia é reduzir ao máximo o fluxo para evitar as aglomerações.


... Ainda foi expedida uma recomendação para que a rede privada de saúde tome a mesma atitude, com o propósito de frear o surto.