Sérgio Toledo

Alongamento ósseo.

Sérgio Toledo 13 de dezembro de 2022



Li outro dia na imprensa leiga a notícia de um paciente do Reino Unido que havia realizado uma cirurgia de alongamento dos membros inferiores. Ganhou dez centímetros a mais de altura.

Sim, os ossos podem crescer. Existem várias técnicas. Uma delas é o alongamento através de um aparelho externo que o próprio paciente vai rolando a porca no rosqueado e o osso tem um crescimento milimétrico o que faz com que o periósteo (capa que envolve o osso), produza o novo osso.

Lembrei de dois casos nos quais realizei alongamentos ósseos. Ambos por sequela de paralisia infantil. A temida pólio que havia sido erradicada no Brasil e que com a falta de vacinação pelo governo atual, pode voltar a acontecer.

Também lembro de um caso em que o cliente me procurou para aumentar a sua altura pois o mesmo iria ser padrinho de casamento e a noiva do mesmo era um pouco mais alta do que ele. No caso indiquei um aumento no salto do sapato pelo lado interno através de uma peça de borracha, o que foi suficiente.

Voltando aos alongamentos. Os que realizei nos anos 80, não têm comparação com os atuais. Havia trazido um aparelho de São Paulo ao cabo de minha pós-graduação. Era um fixador externo une lateral e que poderia ser usado como alongador. E não é que consegui! Alonguei em cada paciente cinco centímetros o que fez uma grande diferença para os mesmos. Conseguiram caminhar com mais firmeza e equilíbrio apesar da sequela de paralisia infantil.