Roberto Baia

Preso em flagrante

Roberto Baia 13 de dezembro de 2022
Preso em flagrante
Secretário Municipal de Viação e Obras de Craíbas, Antônio Carlos Barbosa Gama - Foto: Divulgação

Na manhã de domingo, 11, o secretário Municipal de Viação e Obras de Craíbas, Antônio Carlos Barbosa Gama, conhecido como Carlinhos Folha (PP), foi autuado em flagrante por crimes de violência doméstica, injúria e ameaça. De acordo com informações, no domingo, o secretário foi levado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foi autuado pelo delegado plantonista Manoel Acácio Júnior, que também é titular da Delegacia do 62°DP de Craíbas.

Carlinhos Folha passou por audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, por isso, ele será transferido da Central de Polícia para o Presídio do Agreste, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Prisão preventiva

A prisão preventiva foi decretada, ontem, pela juíza Clarissa Oliveira Mascarenha, do Juizado da Mulher da Comarca de Arapiraca, que também atende ao município de Craíbas. Ela acolheu a manifestação do Ministério Público do Estado, com fundamento na garantia da ordem pública, em especial garantia da integridade física da vítima.
Após a conclusão do inquérito por parte do delegado Manoel Acácio Júnior, o caso será encaminhado para o Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Arapiraca.

Danos morais

Está marcado para março de 2023 a audiência de conciliação entre o senador Rodrigo Cunha e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor. O processo vem desde o período eleitoral, quando Marcelo Victor processou o senador.

Fatura aberta
O que motivou o deputado a entrar com a ação foi uma fala do senador, então candidato ao Governo de Alagoas. Cunha usou a expressão "fatura aberta" para mencionar um suposto acordo ilegal entre Marcelo e o ex-governador Renan Filho para eleger Paulo Dantas. O deputado sentiu sua honra violada e entrou com um pedido de tutela antecipada, que foi negada na época pelo juiz.

Entendimento do juiz

Para o juiz do caso, as pessoas públicas estão sujeitas a críticas e são obrigadas a tolerar o que para um cidadão comum seria uma séria lesão à honra.
“Aliás, é de sabença que pessoas públicas estão submetidas à exposição de sua vida e de sua personalidade e, por conseguinte, são obrigadas a tolerar críticas que, para o cidadão comum, poderiam significar uma séria lesão à honra. Tal idoneidade não se configura, decerto, em situações nas quais é imputada, injustamente e sem a necessária diligência, a prática de atos concretos que resvalem na criminalidade, o que não ocorreu na hipótese”, pontuou o juiz.

Hospital de Emergência

Durante o último final de semana, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atendeu 109 feridos em acidentes de trânsito. Do total, 77 pessoas deram entrada após se envolverem em acidentes com motocicletas.

Atendimento

No total, em todo o fim de semana, foram atendidas 471 pessoas. Destas, 30 deram entrada no HE do Agreste com corpo estranho no ouvido, ou olho, ou narina ou ainda garganta. Ainda deram entrada no hospital, 22 pessoas que sofreram agressões, seja por arma branca, agressão corporal ou agressão por arma de fogo.
Foram registradas, ainda, 17 atendimentos a pacientes que sofreram picada de escorpião e nove que foram mordidos por cachorro. Vinte e duas pessoas foram acolhidas por queda de altura.

Programação de Natal

Durante os dias 22, 23 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Arapiraca levará um pedacinho da Groenlândia para o Bosque das Arapiracas e abrilhantará todo o parque com uma programação especial.
Serão dias de muito envolvimento, e as noites da Terra de Manoel André serão iluminadas com a parada natalina, apresentações culturais, espetáculos natalinos, cantata de Natal e a tão esperada chegada do Papai Noel.

Concurso de vitrines

E para deixar a cidade ainda mais bonita para o período, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lançou o concurso de vitrines “Natal no Comércio Local”.

Decreto de luto

O presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago ML, publicou decreto de luto oficial de três dias em virtude do falecimento do ex-vereador José Clarindo Lopes (Dr. Clarindo), ocorrido no último sábado. 10. Ao publicar o decreto, o presidente justifica que a medida tem por base a contribuição de Clarindo Lopes ao Poder Legislativo e a sociedade de Arapiraca nos mais diversos segmentos durante o desempenho de suas atividades públicas.Assim, conforme o decreto, o expediente da Casa Herbene Melo fica suspenso nos dias 12, 13 e 14 em solidariedade à família do ex-parlamentar arapiraquense. (Com assessoria).


... Na manhã dessa segunda-feira, 12, um enfermeiro foi assassinado dentro da própria residência no bairro baixão, em Arapiraca. A vítima foi identificada como Josimar Florentino de Farias.

... De acordo com as informações, uma pessoa bateu na porta da residência e quando a vítima abriu para ver quem era foi assassinado com um objeto perfurante.

... Ainda segundo as informações, o autor roubou o celular do enfermeiro e revirou o guarda-roupas dele, para encontrar alguma quantia em dinheiro. Josimar morava com a mãe que é acamada.