Roberto Baia

Orgulho para Arapiraca

Roberto Baia 10 de dezembro de 2022
Orgulho para Arapiraca
Carminha é a primeira mulher alagoana a ser maratonista e ultramaratonista com mais de 60 anos - Foto: Assessoria

Aos 64 anos, Maria do Carmo Cruz da Hora, conhecida como Carminha, levou Arapiraca para o exterior. A maratonista subiu ao pódio no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, que aconteceu na cidade de Bogotá, capital da Colômbia, levando a medalha de bronze. No pódio, o Peru levou o ouro e o país sede, Colômbia, a prata.

Solidariedade dos amigos


Carminha tinha sido premiada anteriormente, mas foi desclassificada por não ter o uniforme oficial brasileiro. Como sempre, a arapiraquense pode contar com a solidariedade dos amigos competidores e conseguiu o uniforme para representar o país e Arapiraca.

A competição em outro país foi um desafio para a maratonista. A altitude prejudicou muitos competidores e foi mais uma barreira que a Carminha superou.

Competições de rua


Só no ano de 2022, Carminha participou de mais de 30 competições de rua e atletismo, sendo premiada no pódio em todas elas.

A atleta disputou a IV Copa Brasil de Atletismo Master, realizada entre os dias 20 e 22 de maio, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e conquistou a medalha de ouro nos 1500 metros, 800 metros e 10 km. Em setembro, foi até Florianópolis, Santa Catarina para participar do XVI Troféu Brasil de Atletismo Master, conquistando seis medalhas de ouro.

Depoimentos dos PMs


Foram ouvidos na tarde de quinta-feira, 8, na sede da Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic), em Maceió, quatro policiais militares e na sexta-feira, 9, os outros dois envolvidos na abordagem do último dia 14 de novembro, em Arapiraca, que resultou na morte do empresário Marcelo Leite, 31. O conteúdo dos depoimentos permanece sigiloso neste período de investigação.

Versão dos PMs


O advogado dos seis policiais militares envolvidos, Napoleão Lima Júnior, concedeu entrevista a imprensa onde reafirmou a versão dada inicialmente, e negada pela família de Marcelo, de que ele portava uma arma de fogo. De acordo com o advogado defesa, o empresário da capital do Agreste teria desobedecido ordem de parada e jogado o carro contra os PMs, momento em que foi atingido pelos disparos.

Resistiu a abordagem


"Os policiais atiraram porque sentiram situação de perigo, não só pela arma de fogo, mas também pela forma como o veículo de Marcelo se comportou naquele momento. Não aceitou a voz de comando dos policiais desde o Hospital Chama, passou dois quebra-molas em alta velocidade, depois, sendo abordado de frente, resistiu a abordagem policial, jogou o carro por cima dos policiais e foi aí que aconteceu o fato", relata o advogado dos policiais.

Expectativa em Alagoas


Em coletiva de imprensa, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que deve começar a anunciar seu ministério na próxima terça-feira,13. A expectativa é que o ex-governador de Alagoas e senador eleito, Renan Filho (MDB), seja confirmado para o Ministério de Minas e Energia.

Caso Renan Filho assuma a Pasta de Minas e Energia do Governo Lula, ele deixará a vaga no Senado Federal para seu primeiro suplente, o empresário Fernando Farias, do grupo Carlos Lyra.

Importantes pastas


Além de Renan, outro nome do MDB deverá ser indicado para Pastas importantes do Governo Federal, como é o caso da senadora Simone Tebet, cotada para o Ministério do Desenvolvimento Social, e do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, para o comando do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Novo incidente


Na quinta-feira, 8, um novo princípio de incêndio foi registrado na fábrica de embalagens no bairro Boa Vista em Arapiraca. Militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM-AL), foram acionados para combater o princípio de incêndio. A mesma fábrica foi destruída por um incêndio no dia 28 de novembro.

Ação imediata


De acordo com os bombeiros, o fato ocorreu após algumas pessoas irem cortar os ferros utilizando máquina de solda para remover o ferro velho e organizar melhor o local. O maçarico que foi utilizado acabou sendo responsável por provocar mais uma vez um princípio de incêndio no local, que foi controlado imediatamente após a ação imediata do Corpo de Bombeiros.

Apesar do susto, as chamas não se espalharam e ninguém ficou ferido.


... Na quinta-feira, 8, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, e do vereador Adriano Targino, estiveram no bairro Canafístula onde foram iniciadas as obras de pavimentação da Rua Lúcio Vital, uma antiga reivindicação dos moradores locais.


... Além disso, a Prefeitura de Arapiraca está concluindo, também no bairro Canafístula, as obras de construção de um amplo e moderno ginásio poliesportivo, que funcionará como anexo da Escola Municipal Domingos Lopes da Silva.


... A unidade de ensino foi reinaugurada em março deste ano, totalmente revitalizada, ampliada e modernizada.