Victor Cavalcante

Violência e assédio

Victor Cavalcante 08 de dezembro de 2022

Uma pesquisa divulgada no início desta semana pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelou que mais de uma a cada cinco pessoas empregadas (quase 23%) já sofreu alguma forma de violência e assédio no local de trabalho. O estudo "Experiências de violência e assédio no trabalho: Primeira pesquisa mundial" foi feita pela OIT, em parceria com a Lloyd's Register Foundation (LRF) e Gallup.

A pesquisa foi realizada com cerca de 75 mil pessoas em 121 países e territórios e tem o objetivo de fornecer uma melhor compreensão e conscientização sobre uma questão enraizada em fatores econômicos, sociais e culturais complexos. Além das estatísticas, o estudo analisa os fatores que podem impedir as pessoas de falar sobre suas experiências.

Segundo o relatório, 17,9% dos homens e mulheres empregados disseram ter sido vítimas de violência e assédio psicológicos em sua vida profissional. Outros 8,5% disseram ter enfrentado violência e assédio físicos. Entre os entrevistados, 6,3% relataram ter enfrentado violência e assédio sexuais, sendo as mulheres as mais expostas.

O estudo constatou que a violência e o assédio são difíceis de medir. Em todo o mundo, apenas metade das vítimas havia revelado para outra pessoa, e em muitos casos depois de terem sofrido mais de uma forma de violência e assédio. Dentre os motivos para não revelar suas experiências foram citados “medo por sua reputação” e “perda de tempo”. Foi revelado na pesquisa ainda que dentre os sexos, as mulheres são mais propensas a divulgar o que passaram para outra pessoa do que os homens.

O relatório apresenta ainda uma série de recomendações, como: Coletar com regularidade dados sólidos sobre a violência e o assédio no trabalho nos níveis nacional, regional e global; Ampliar e atualizar os mecanismos para prevenir e gerir eficazmente a violência e o assédio no mundo do trabalho; Sensibilizar sobre a violência e o assédio no trabalho; Melhorar a capacidade das instituições em todos os níveis para oferecer prevenção, reparação e apoio eficazes.

SEMANA CapacitaSIT


Entre os dias 6 e 9 de dezembro ocorre a 4ª Semana CapacitaSIT. O evento, promovido pela Subsecretaria da Inspeção do Trabalho (SIT) conta com palestras transmitidas ao vivo pelo canal da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (ENIT), no Youtube. Na oportunidade haverá o encerramento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) de 2022 e serão abordadas ainda diversas temáticas, como: Trabalho Remoto, a nova Norma Regulamentadora (NR) 04, a NR 33 e a NR 13. As atividades acontecerão das 9h às 11h30, exceto na sexta-feira (9), onde serão iniciadas às 8h e se encerrarão às 10h30 em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo. O evento contará com a emissão de certificado.

DESEMPREGO EM QUEDA


De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego caiu para 8,3% no trimestre encerrado no mês passado e atingiu o menor nível desde 2014. Essa taxa representa uma queda de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (maio a julho). Na comparação com o mesmo trimestre de 2021, a queda foi de 3,8 pontos percentuais.

FAP


A consulta ao Fator Acidentário Previdenciário (FAP) pode ser realizada agora por meio do portal GOV.BR. O acesso, realizado anteriormente através da senha de serviços cadastrada na Receita Federal do Brasil, está disponível agora através do endereço eletrônico: https://fap.dataprev.gov.br/. Visando a adaptação dos usuários haverá um período de convivência de 41 dias, onde os usuários poderão acessar as informações tanto por meio do site da Previdência, por meio da mesma senha que é utilizada pelas empresas para outros serviços de contribuições previdenciárias, como pelo GOV.BR.

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL


Foi lançado na última quinta-feira (1º) o Guia “Passo a passo para a implementação e o desenvolvimento da Aprendizagem Profissional Inclusiva (API) e estratégias para a sustentabilidade”. A publicação apresenta as etapas necessárias para a criação de um modelo de Aprendizagem Profissional Inclusiva (API) em uma cidade ou região e tem como objetivo promover a inclusão no mundo do trabalho de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e prevenir e combater o trabalho infantil. O guia foi produzido a partir de uma parceira entre a Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e a Artífices Criativas – Formação e Desenvolvimento Humano.