Roberto Baia

Sem recursos

Roberto Baia 08 de dezembro de 2022
Sem recursos
Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley - Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e prefeito do município de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, informou que não haverá recursos até o fim do ano para o programa dos carros-pipas no Sertão alagoano. O comunicado aconteceu após o gestor retornar de Brasília.

Durante sua estada na capital federal, o líder dos prefeitos alagoanos, esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), quando foi recebido por representantes da pasta e da Defesa Civil Nacional.

Para o presidente da (AMA), é preciso que o Governo Federal priorize em seu orçamento ações para o fornecimento de água potável, para consumo humano.

Desprovidas de água


Segundo informações do Executivo, aconteceram cortes feitos pelo Ministério da Economia, que acabam inviabilizando a continuidade do fornecimento de água através dos carros-pipa às populações de 48 municípios do estado. Isso acaba deixando as pessoas desprovidas de água potável, submetendo-as a grandes dificuldades, principalmente para matar a sede e para garantir a sobrevivência dos animais

Caso Marcelo


Nessa quarta-feira, 7, a comissão de delegados que investiga a morte do empresário Marcelo Barbosa Leite, atingido com tiro de fuzil, durante perseguição de militares, em Arapiraca, divulgou o andamento das investigações já realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato.

Segundo a comissão, os interrogatórios de seis policiais militares devem ocorrer ainda esta semana e a reprodução simulada dos fatos ainda precisa ter data confirmada com a Polícia Científica.

Depoimentos de testemunhas


O inquérito que apura o caso foi instaurado em 18 de novembro, após os delegados serem designados pelo delegado-geral Gustavo Xavier, em caráter especial. Desde então, diligências já foram realizadas, inclusive capturas de filmagens pelos locais em que a vítima passou, antes do fato, até o momento em que foi atingido pelo tiro. Também foram tomadas declarações de familiares da vítima e depoimentos de testemunhas oculares. (Com Ascom PC).

Operação em Penedo


Na manhã dessa quarta-feira, 7, policiais civis e militares de Penedo realizam uma operação policial para cumprimento de diversas ordens judiciais, requeridas pela Delegacia Regional e emitidas pela 4° Vara Criminal de Penedo. Foram presos três homens e duas mulheres. Também foram apreendidas drogas e arma de fogo. Os alvos foram identificados nos bairros Vila Matias, Raimundo Marinho, Dom Constantino e na Cacimbinhas, zona urbana da cidade.

Busca e apreensão


Os mandados de busca e preensão e de prisão preventiva dizem respeito a uma série de investigações no tocante aos crimes de tentativa de homicídio, tráfico de drogas, posse irregular e disparo de arma de fogo, ameaça, dentre outros crimes conexos. A ação foi coordenada pelo delegado regional Rômulo Andrade e pelo Ten. Cel. Wagner Coutinho. Os inquéritos seguem em trâmite a cargo do delegado Rômulo Andrade. As investigações começaram em setembro do corrente ano.

Investigações


“Unimos forças com o 11° BPM de Penedo, com outras Delegacias da nossa região, obtendo hoje o apoio do Grupamento Aéreo da SSP/AL e, assim, estamos cumprindo 10 mandados de busca e 02 mandados de prisão. Continuamos vigilantes as ocorrências policiais que chegam ao nosso conhecimento, buscando dar a cada uma, a devida resposta”, frisou o delegado regional.

Alerta importante


Os casos de Covid-19 voltaram a ser mais frequentes nos serviços de saúde de Arapiraca, o que tem feito com que o município reforce a importância da vacinação para minimizar os possíveis transtornos causados pelo vírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico, publicado nessa terça-feira, 6, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), cerca de 90% dos casos agravados da doença que precisam de internação são de pacientes que estão com o esquema vacinal desatualizado – sem segunda dose ou os reforços indicados pelos especialistas.

Aumento dos casos


De acordo com o coordenador do Cievs Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo, o aumento nos casos é de quase 320%.

“Passamos de 80 casos confirmados na semana anterior para a 334 nesta semana. Um aumento expressivo de quase 320%. Apesar dos dados, não há motivos para pânico. Pedimos à população que procure a vacinação para atualização do cartão de imunização. Em casos de sintomas gripais, retome a utilização de máscaras e procure a Unidade Básica de Saúde de referência”, recomenda o profissional de Saúde.

Vale ressaltar que Arapiraca conta atualmente com 20 leitos destinados a pacientes com Covid-19, sendo 10 leitos clínicos e 10 de UTI. A taxa de ocupação desses leitos já é de 80%.


... Conhecida como a maior exposição do agreste alagoano, a II EXPOGIRAU começa nessa sexta feira, 9, respeitando todos os protocolos de cuidado com os animais expostos no evento.

... Às 16h, ocorre a abertura dos portões, com Exposições de Animais, II Torneio de Leite de Vaca, I Torneio de Leite de Cabra, Competição de Ovinos, Praça de Alimentação, Área Kids e Estandes para visitação.

... “A expectativa é muito boa, pois o momento do agronegócio municipal é positivo. A II EXPOGIRAU 2022 será uma feira de negócios, de crescimento econômico para Girau do Ponciano e regiões vizinhas”, disse o secretário de Agricultura, Maciel Oliveira.