Roberto Baia

Luto em Arapiraca

Roberto Baia 06 de dezembro de 2022
Luto em Arapiraca
Empresário Marcelo Barbosa morreu cinco dias após ser transferido para São Paulo - Foto: Reprodução

O empresário arapiraquense Marcelo Barbosa Leite, 31 anos, morreu na madrugada dessa segunda-feira, 5, no Hospital Beneficência Portuguesa do Mirante, em São Paulo. Ele estava internado na UTI do Hospital desde da última terça-feira, 29.

Marcelo foi atingido nas costas por um tiro de fuzil na madrugada do último dia 14. O tiro partiu de policiais militares que, após a vítima passar em alta velocidade por um quebra-molas, perseguiram o veículo que o empresário conduzia.

Não resistiu


A familiares e amigos se uniram em uma corrente em prol da recuperação de Marcelo que teve piora no quadro de saúde nos últimos dias, chegando a passar por cirurgia na última sexta-feira, 2. Segundo as informações, Marcelo perdeu o baço, um rim e parte do intestino.

O jovem estava internado na Santa Casa de Misericórdia, em Maceió, depois de ter sido transferido do Hospital de Emergência do Agreste, onde deu entrada no dia 14 de novembro. Depois de ter um choque séptico e outras complicações no dia 26 de novembro, Marcelo foi transferido para o hospital da cidade paulista.

Versão policial


A família do empresário contesta a versão policial de que ele estava com um revólver de calibre 38, com numeração raspada e três munições.

De acordo com o advogado da vítima, Marcelo era bastante conhecido na cidade, onde trabalhava juntamente com seu pai. A defesa dele pondera que por conta de sua condição financeira e um histórico sem antecedentes, poderia possuir qualquer armamento de forma legal, ao contrário da versão apresentada pelos policiais militares à Delegacia de Arapiraca e que consta nos autos.

Palmeira dos Índios


Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores de Palmeira dos Índios, o vereador Geraldo Ribeiro (PTB) debateu sobre o abandono do conjunto residencial Brivaldo Medeiros. De acordo com ele, inúmeras residências estão fechadas, além de esgotos correndo a céu aberto, matagal e ruas intransitáveis, prejudicando aos moradores que ali residem.

Espera uma solução


Um Oficio em nome do Poder Legislativo foi encaminhado ao Banco do Brasil e Caixa Econômica, responsáveis pela obra, pedindo uma solução. “Espero que o problema seja solucionado em tempo hábil, através do Ministério Público, Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Câmara de Vereadores”, disse Geraldo Ribeiro.

Caminhada contra a violência


Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aconteceu no domingo, 4, mais uma caminhada do Grupo de Mulheres do Brasil pelo fim da violência contra a mulher.

A concentração ocorreu no Bosque das Arapiracas e percorreu as ruas centrais da cidade.

Campanhas anuais


Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Arapiraca), Poder Judiciário, Ministério Público, SMTT de Arapiraca, Polícia Militar, entre outras instituições, também participaram da caminhada. A ONU (Organização das Nações Unidas) promove campanhas anuais de ativismo pela eliminação da violência contra mulheres e meninas; e propõe uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência.

Varíola dos Macacos


O primeiro caso de Monkeypox, doença popularmente conhecida como Varíola dos Macacos, em Arapiraca foi registrado no 4, segundo informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Está bem


Trata-se de um paciente do sexo masculino, 51 anos, que apresentou adenomegalia, lesões cutâneas, proctite, além de suor/calafrios. O paciente foi monitorado por equipe médica da Secretaria de Saúde e encontra-se bem e recuperado.

Segue em investigação


Arapiraca segue com 33 casos notificados de Monkeypox de residentes, sendo um confirmado laboratorialmente, dois com perda de seguimento (inconclusivo), um excluído, 28 descartados laboratorialmente e um segue em investigação. (Com assessoria).


... Em entrevista coletiva na sexta-feira, 2, o governador Paulo Dantas e o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, apresentaram dados da redução dos números da violência no Estado no mês de novembro.

... Em Arapiraca, a SSP registrou 6 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), representando uma redução de 33,3% em comparação com o mesmo período em 2021.

... De acordo com o Flávio Saraiva, a cidade de Arapiraca vem registrando sucessivas reduções nos índices de criminalidade. No mês de novembro do ano passado foram registrados 9 casos e, em 2020, foram 11 casos.