Roberto Baia

Mudança de tom

Roberto Baia 03 de dezembro de 2022
Mudança de tom
Prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar da Silva - Foto: Divulgação

Os prefeitos alagoanos já se preparam para o pleito de 2024. O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar
(MDB), já tem mudado o tom contra os seus adversários. Muitos apontam que essa baixada de guarda de Júlio, que é conhecido na cidade como imperador, é pela falta de sucessor para dar continuidade ao seu trabalho na cidade.

Aliança


Nesta semana, Júlio Cezar confirmou que em 2024 fará aliança até com a oposição. Essa mudança é vista dentro da política como comum, já que muitos gestores temem auditorias em sua administração. Júlio tentou construir o nome da sua esposa, a dentista Karla Cavalcante, para a Assembleia Legislativa de Alagoas, mas fracassou nesta missão.

Alerta importante


Na quinta-feira, 1, foi o Dia Mundial de Combate à Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Para falar sobre o assunto, a coordenadora das IST’s/HIV e Hepatites Virais de Arapiraca, Lucielle Karla Cunha Cajueiro, concedeu uma entrevista para fazer um alerta importante para o avanço da doença entre jovens e idosos no segundo maior município alagoano.

Preconceito familiar


De acordo com Lucielle, o preconceito à doença e, principalmente, o familiar inibe as pessoas a procurarem os serviços de prevenção à Aids em Arapiraca.

“Mais de mil pessoas devem estar convivendo com o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) em Arapiraca e que por conta do preconceito muitas pessoas vão fazer o teste da Aids em Maceió”.

Serviços gratuitos


Os serviços são gratuitos pela saúde pública e estão disponíveis no Centro de Testagem Anônima e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). “Temos uma equipe multiprofissional e disciplinar que atende a todos sem distinção alguma, garantindo o sigilo das informações e o anonimato. Os serviços garantem o acompanhamento ao paciente em todas as etapas com psicóloga, assistente social e outros profissionais qualificados para o serviço”, disse ela.

Simulado de fuga


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) realizou um simulado de fuga e resgate de presos na noite de quinta-feira, 1. A ação aconteceu dentro do sistema prisional em Maceió e no Presídio do Agreste. Barulhos de tiros e bombas foram ouvidos por pessoas que moram na região ou estiverem passando pelo local.

Resgate de reeducando


O presídio foi cercado por um grupo armado com o objetivo de fazer o resgate de um reeducando, mas apesar do alto grau de realismo nas ações, tudo não passava de um exercício de simulação realizado pelas forças da segurança pública em Alagoas. A simulação marcou o encerramento das atividades relativas ao 5º Estágio de Plano de Defesa, realizado com o objetivo de fortalecer e elevar o nível de estratégia e de combate a ações consideradas de alta complexidade, principalmente em presídios.

Participaram da ação


A capacitação teve início na segunda-feira, 28, e contou com a participação de 28 alunos, sendo 15 policiais penais, 9 policiais militares, 1 policial civil e 3 policiais rodoviários federais. Durante o curso, os alunos receberem instruções sobre gerenciamento de crises, assalto a bancos, tentativa de fuga e de resgate a reeducandos em presídios, além de rebeliões.

Fortes chuvas


Equipes da Defesa Civil de Arapiraca estão acompanhando rotineiramente os locais mais afetados pelas fortes chuvas que atingem o município desde segunda-feira, 28. Dados da Estação Experimental de Arapiraca apontam que o volume pluviométrico do mês de novembro é de 1.450 mm, ou seja, o maior da história nos últimos 51 anos em Arapiraca.

As chuvas de novembro já superam os meses de maio e também de junho deste ano, que, até então, tinham sido os mais atingidos. Por conta disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de Perigo Potencial para chuvas intensas em 54 municípios de Alagoas.

Medidas de acolhimento


O secretário municipal de Ordem Pública, pasta que coordena a Defesa Civil, destacou o trabalho de acompanhamento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, fundamental para as medidas de acolhimento e segurança sejam tomadas com o devido embasamento. “A nossa Defesa Civil segue em alerta, atendendo as demandas sempre que forem acionados. Também estamos sempre observando os boletins meteorológicos”, afirmou Ênio Bolívar.


... Casa Integrada do Trabalho de Arapiraca divulgou para essa segunda-feira, 5, várias oportunidades de emprego.

... As vagas são para design gráfico, promotor de vendas, pedreiro, técnico de enfermagem, engenheiro civil e garçom essas são algumas das 65 vagas disponíveis.

... Para saber mais informações sobre documentos exigidos, grau de escolaridade procura o Sine que está localizada na Rua São Francisco, 1234, no bairro Ouro Preto. O horário de atendimento na Casa Integrada do Trabalho é de 8h às 14h.