Roberto Baia

A portas fechadas

Roberto Baia 30 de novembro de 2022
A portas fechadas
Presidente da Câmara de Arapiraca, vereador Thiago ML (PROS) - Foto: Assessoria

A eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca foi realizada a portas fechadas na última sexta-feira, 25. Entretanto, já era previsto um entrave jurídico quanto a composição. Mesmo assim, a eleição foi mantida e o atual presidente Thiago ML (Pros) foi reeleito para mais um biênio.

Impasse jurídico

De acordo com um vereador, o grupo majoritário que existe na Câmara, composto por 10 vereadores, aponta para uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado é superior a qualquer decisão de primeira instância, o que anularia a decisão do juiz da 4° Vara de Arapiraca, Carlos Bruno.

Duas decisões

Para o advogado especialista em direito eleitoral Gustavo Ferreira, a decisão da mesa diretora de prosseguir com a eleição é passível de questionamento judicial. “De acordo com as informações que tenho, são dois editais diferentes e duas decisões diferentes. Então o desembargador pode interceder em cima da primeira, mas se a segunda é baseada em outro ponto, a segunda instância deve ser acionada novamente”, diz Gustavo.
Entretanto, para ele ainda é cedo para pensar em punição. “A decisão sobre cassação de mandatos é interna corporis, ou seja, uma prerrogativa dos próprios vereadores”, argumentou.

Novo alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, de cor laranja, para o acumulado de chuvas três cidades de Alagoas, nesta terça-feira (29). O aviso, com duração até às 11h desta quarta-feira (30), tem grau de severidade classificado como "Perigo".

Risco de alagamento

Além de chuvas entre 50 e 100 milímetros, o Inmet chama a atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de encostas, transbordamentos de rios. Os três municípios alagoanos listados no alerta divulgado pelo Inmet são: Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas.

Tarifa social

O prefeito Luciano Barbosa esteve reunido, na manhã de ontem, com os diretores de Relacionamento do Cliente da Equatorial Alagoas, Eduardo André e Thales Lins, para firmar um termo de descentralização para acesso da população à tarifa social da conta de energia elétrica.

Participaram da reunião

O encontro, ocorrido na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e a coordenadora municipal do CadÚnico, Fabiana Santos. (Com Assessoria).

Desvio interditado

Desde ontem, o desvio da rodovia AL 485 que liga Arapiraca a Feira Grande, foi interditado devido às fortes chuvas que voltaram a cair na região. De acordo com informações, chove na região desde a noite de segunda-feira, 28.

Sem previsão

Após a destruição da ponte de concreto do povoado Baixa da Onça que ligava os municípios, o DER construiu o desvio para servir de alternativa de trânsito entre as cidades. Até o momento não há previsão da liberação da rodovia. Sem a ponte, moradores de Feira Grande só conseguem sair da cidade passando pelo município vizinho Lagoa da Canoa, que aumenta o percurso em cerca de oito quilômetros.

Delmiro Gouveia

Na última Sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Delmiro Gouveia o vereador Jamil Cordeiro (PSC) apresentou uma indicação na Casa Legislativa, por meio da qual aborda a importância do pagamento de um salário mínimo para mães que tenham filhos deficientes.

Investimentos sociais

Em sua justificativa o vereador disse que esse benefício será destinado às chefes de família em situação de vulnerabilidade social. A proposição foi aprovada por seis votos favoráveis. Na tribuna, o parlamentar falou sobre a importância da implantação do pagamento e sugeriu também a criação de um fórum permanente para a discussão de todos os setores de Delmiro Gouveia.


... Na manhã de segunda-feira, 28, o prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, convidou a população da cidade para participar no próximo dia 8, do encerramento das festividades de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município.

....A programação começará com a tradicional procissão de Nossa Senhora Imaculada Conceição e a Santa Missa será realizada às 17h.

... Às 19h30 se apresentam as bandas Anjos de Resgate e Philhos da Luz, encerrando as festividades.