Edmilson Teixeira

Palmeira dos Índios

Edmilson Teixeira 30 de novembro de 2022

Nesta quarta-feira à noite a cidade faz festa para celebrar o Dia do Evangélico com show de música gospel em praça pública. Palmeira na última segunda à noite, foi atingida por fortes chuvas que voltaram a castigar novamente a região. Diversas ruas e avenidas ficaram totalmente alagadas. Estabelecimentos e residências sofreram diversas avarias e com algumas Unidades de Saúde não foi diferente.

Palmeira dos Índios II


É que em menos de duas horas, choveu 102 mm, chuva prevista para o mês inteiro, segundo a Defesa Civil. O órgão alerta para fortes chuvas até esta quarta-feira. Pois o forte volume de água danificou telhados e calhas. Ainda na noite de segunda, o secretário municipal de Saúde Jânio Marques esteve em todas as unidades da zona rural e urbana fazendo um levantamento dos estragos.

Histórico


Por falar em Palmeira, a Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trabalham em conjunto para reinaugurar a Casa Museu Graciliano Ramos. Com recursos próprios, o órgão municipal fez um aporte financeiro para que a obra tivesse continuidade. A Casa, inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.

Penedo


Com o status de cidade turística, Penedo agora em dezembro reserva muita diversão, encanto e alegria para a população e turistas. A partir desta sexta-feira, 2, a cidade ganha a programação diversificada do “Penedo Luz”. Com a decoração natalina embelezando ainda mais seus cartões postais, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude organizou uma série de shows e apresentações culturais, com destaque para artistas locais.

Santana do Mundaú


Ao longo desse mês que finda hoje, escolas da rede municipal de ensino de Santana do Mundaú celebraram, com atividades, manifestações culturais, e muito conteúdo pedagógico, o mês da Consciência Negra. Com apresentações de capoeira, dança e outras ações que remetem a importância e conscientização da data, os estudantes se envolveram no projeto dando visibilidade ao tema de forma lúdica e interativa.

Santana do Mundaú II


“Além dos muros das nossas escolas, buscamos sempre incentivar e apoiar as manifestações culturais, sobretudo nesse período que simboliza a luta e a defesa por um mundo mais igualitário e justo. As comunidades quilombolas do nosso município – por meio do Instituto Quilombola, estudantes e equipe pedagógica, estão de parabéns pela entrega e importantes iniciativas. Contem sempre com a gestão do prefeito Arthur Freitas”, destacou o secretário de educação, André Castro.

Anadia


Como forma de manter uma tradição centenária, o Povoado Tapera, lá em Anadia, realizou no último domingo, a Festa dos Bandos. O evento antecede a comemoração do Dia de Santa Luzia, padroeira da localidade. O prefeito Celino Rocha prestigiou o ato que contou com a condução do padre Erik Oliveira, a esperada apresentação dos bandos com os tradicionais personagens mascarados e a Procissão do Mastro.

Junqueiro


Depois de tantas turbulências, sobretudo engajado na política nesses dois últimos anos, enfrentando duas eleições; a que venceu a Prefeitura em 2000, e agora em 2022 com a vitória do irmão André para deputado estadual, Leandro Silva resolveu dá um pulo até Gramado/RS, para um curto período de descanso turístico. Foi com a esposa e seus filhos. “Uma pequena pausa com a família para curtir Gramado, recarregando as energias para o final de ano” , publicou em suas redes sociais.

Chã Preta


Chã Preta que por esses dias estará desfrutando de uma rodovia interestadual ligando a cidade até Correntes/PE, além de outra estadual que está prestes a ser construída até Santana do Mundaú, também tem investido em suas estradas vicinais. Diz o prefeito Maurício Holanda que a Prefeitura tem intensificado a recuperação de todas elas, cuja gestão tem o compromisso de restaurá-las o mais rápido possível para garantir a trafegabilidade com segurança. “Aqui o trabalho não para!” afirma.

Santana do Ipanema


A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ontem a campanha de imunização contra Covid-19 em bebês de 6 meses a 2 anos com morbidades. A vacina utilizada será a Pfizer Baby, que foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Conforme o Ministério da Saúde, o intervalo entre a primeira e segunda dose deve ser de 28 dias e a terceira dose deve ser administrada após 56 dias.

Grana de dezembro

No último sábado o governador Paulo Dantas comunicou, por meio de suas redes sociais, a liberação do pagamento do 13º salário para os servidores do Estado. O pagamento será liberado no próximo dia 15 de dezembro. Dantas disse ainda que o pagamento do salário referente ao mês de dezembro também será feito de forma antecipada, no dia 23 do referente mês.

Valores


“Essas duas folhas representam aproximadamente R$ 1 bilhão que vai ser injetado na economia do nosso Estado. Esses recursos fortalecem o setor de serviço, o comércio, fortalece toda a economia, gerando emprego, renda e oportunidade”, disse Paulo Dantas.